CBAt participa de Seminário Antidopagem no Rio de Janeiro



Fonte: CBAt
Representantes da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) participaram nesta sexta-feira (dia 9) do 1º Seminário Brasileiro Antidopagem, realizado no Rio de Janeiro, pela Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD). O evento contou com um público variado, como jornalistas, médicos, atletas, ex-atletas, dirigentes e autoridades nacionais e internacionais. O objetivo, segundo os organizadores, é buscar conhecimento mais apurado no combate ao doping.

O secretário da ABCD, Luiz Celso Giacomini, disse que "o problema do doping é áspero e doloroso" e que é necessário "envolver técnicos, confederações, autoridades e até as famílias dos esportistas".

A CBAt foi representada no evento pelo gerente Técnico Anderson Moraes Lemes Rosa, pelo médico Warlindo Carneiro da Silva Neto e pelo advogado Thomaz Mattos de Paiva.

No "Dia da Mulher" Atletismo do Brasil tem muito o que comemorar

Fonte: CBAt
A participação da mulher em todas as atividades humanas tem evoluído. No esporte, e especialmente no Atletismo, elas ganharam destaque já na primeira metade do século XX. Mas foi no período que se seguiu ao fim da Segunda Guerra (1939-1945) que o torneio feminino dos Jogos Olímpicos subiu a novos patamares.

No Brasil não foi diferente. Em 1940, por exemplo, Elisabeth Clara Muller, uma jovem de apenas 16 anos, ganhou quatro títulos na primeira edição do Campeonato Brasileiro Feminino.

O primeiro destaque olímpico de uma mulher do País foi o quarto lugar de Aída dos Santos, no salto em altura, nos Jogos de Tóquio, em 1964. Foi o melhor resultado de uma brasileira em Olimpíadas, à época, em qualquer esporte. E assim seria até 1996, quando a dupla Jacqueline/Sandra ganhou ouro no vôlei de praia.

Outro feito foi o estabelecido por Maurren Higa Maggi, que em 2008 se tornou a primeira atleta do País a ganhar uma medalha de ouro olímpica em prova individual, ao ficar com o título do salto em distância, em Pequim. Também na capital chinesa, o 4x100 m feminino ganhou bronze, com Rosangela Cristina Oliveira Santos, Thaíssa Barbosa Presti, Lucimar Aparecida de Moura e Rosemar Maria Coelho Neto.

Em 2011, na cidade sul-coreana de Daegu, Fabiana de Almeida Murer ganhou ouro no salto com vara e até hoje é o único nome do Atletismo a conquistar um título no Campeonato Mundial de Atletismo ao ar livre.

"A contribuição feminina é inegável", diz o presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, referindo-se ao "Dia Internacional da Mulher", comemorado nesta data pelas Nações Unidas. "No ano passado inclusive instituímos o Comitê Feminino na Confederação, com nomes altamente representativos", lembra o dirigente.

O Comitê, aliás, é formado por Orlane Maria Lima dos Santos, Maria Magnólia de Souza Figueiredo, Elisangela Maria Adriano, Esmeralda de Jesus Freitas de Paula e Maurren Higa Maggi.

Erica confirma favoritismo e leva ouro nos 20 km

A pernambucana Erica Rocha de Sena confirmou seu favoritismo e conquistou a medalha de ouro dos 20 km do Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética, disputado na cidade de Sucúa, na região amazônica do Equador. A brasileira, quarta colocada no Mundial de Londres 2017, completou as 10 voltas no circuito de 2 km na Avenida Oriental em 1:30:22, ratificando sua participação no Campeonato Mundial de Marcha de Taicang, nos dias 5 e 6 de maio, na China.

Medalha de prata na etapa de Monterrey, no México, da IAAF Race Walking Challenge, no último dia 24, a recordista sul-americana mantém-se em grande forma para a temporada 2018. O seu próximo objetivo é o Grande Prêmio de Rio Maior, de Portugal, no dia 7 de abril.

A equatoriana Paola Bibiana ficou com a medalha de prata, com 1:30:37, seguida da peruana Kimberly Garcia, com 1:32:48. Elianay Santana, do Brasil, terminou em 11º lugar, com 1:41:15, seguida de Viviane Santana Lyra, com 1:42:39.

Por equipes, o Brasil subiu ao pódio, com o terceiro lugar, somando 24 pontos. O Peru foi o campeão, com 19, e a Colômbia ficou em segundo, com 22 pontos.

Nos 50 km feminino, a catarinense Nair da Rosa ficou com a medalha de bronze, com 4:38:48, melhorando o recorde brasileiro, que era dela mesma, com 4:39:28. A equatoriana Magaly Beatriz ganhou o ouro e estabeleceu o novo recorde sul-americano, com 4:19:43. Johanna Ordañez, também do Equador, ficou com a prata, com 4:28:58. A marca de Nair é índice para o Mundial de Taicang. A marca exigida é de 4:39:00.

Nos 20 km masculino, Andrés Chocho foi o campeão, liderando a forte equipe do Equador. Marido de Erica Sena, ele fez uma prova excelente. Os brasileiros terminaram na 10ª colocação, com Moacir Zimmermann, com 1:30:44, 12º Lucas Mazzo, com 1:31:28, e 14º Max Batista Santos, com 1:35:43. Por equipe, o Brasil ficou na quarta colocação.

Nos 50 km, o catarinense José Alessandro Bagio abandonou a competição. O ouro ficou com o colombiano James Aurélio Rendon, com 4:03:42.

Na categoria sub-18, em 5 km, Gabriela de Souza Muniz ficou em 10º lugar, com 27:31. A equatoriana Villalva Belén foi a campeã, com 25:00. No sub-20, em 10 km, Laryssa Fernanda Frois terminou em 11º, com 55:08. enquanto Elica de Oliveira Costa ficou em 14º, com 58:16. Glenda Morejón Quiñonez, do Equador, levou ouro, com 46:53.

No masculino, Matheus Gabriel Correa terminou em quarto lugar nos 10 km da categoria Sub-20, com 46:01. Já Murilo Coutinho Ribeiro ficou em 15º, com 52:17. O campeão foi o equatoriano Alexander Hurtado, com 41:53.

Kauan da Silva Domingues, nos 10 km, do Sub-18, não completou a prova, vencida pelo equatoriano Oscar Patin, com 45:16.

Brasil disputa neste sábado o Sul-Americano de Marcha Atlética

Fonte: CBAt

A Seleção Brasileira participa neste sábado (dia 10) do Campeonato Sul-Americano de Marcha Atlética, que será disputado na cidade de Sucúa, no Equador. As oito provas previstas no programa serão realizadas num circuito de 2 km, em via asfaltada, na Avenida Oriental.

O grande nome da delegação nacional é a pernambucana Erica Rocha de Sena, recordista sul-americana dos 20 km, com o tempo de 1:26:59, obtido na quarta colocação no Mundial de Londres 2017. A brasileira mora em Cuenca, no Equador, há seis anos.

Há duas semanas, Erica (Orcampi Unimed) estreou na IAAF Race Walking Challenge 2018, circuito no qual foi a campeã no ano passado. A brasileira ganhou a medalha de prata da prova dos 20 km do Memorial "Jerzy Hausleber", em Monterrey, no México.

Além de Erica, o Brasil terá outros 13 representantes na competição equatoriana. A delegação chegou à Sucúa na madrugada desta sexta-feira (9), fez o reconhecimento do circuito ainda na manhã.

"Consegui me recuperar do desgaste do México e o objetivo é fazer uma boa prova aqui em Sucúa", comentou Erica, que mora perto da cidade (a uma distância de quatro horas de carro). "Vou fazer uma competição para conseguir a melhor colocação possível", completou a brasileira, que está inscrita no Grande Prêmio de Rio Maior, de Portugal, no dia 7 de abril.

Outro destaque feminino é a catarinense Nair da Rosa (AABLU), que no ano passado na Copa Pan-Americana de Marcha Atlética de Lima, no Peru, quebrou o recorde sul-americano dos 50 km, com 4:39:28. No Mundial de Londres, terminou na quinta colocação.

No masculino, as atrações são os atletas olímpicos Moacir Zimmermann, nos 20 km, e José Alessandro Bagio, nos 50 km, ambos da AABLU.

Além do Brasil e do Equador, a competição prevê participação de atletas da Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia e Peru, além de convidados da Costa Rica e Guatemala.

Sucúa, que se denomina "a cidade da marcha", é um município que fica a 900 m de altitude, que sofre influência da Amazônia, com grande variação de temperatura - entre 16 e 26 graus são esperados para este sábado.

A delegação brasileira é chefiada por Deraldo Oppa, tem a médica Denise Carpigiani Ribeiro e o fisioterapeuta e massoterapeuta Paulo Antonio Moreira Rezende. A comissão técnica é formada por Rodrigo Augusto Rosa, Valtinho Pereira da Silva e George André Cordeiro.

A equipe brasileira:

Masculino

Moacir Zimmermann (AABLU-SC) - 20 km - Adulto
Max Batista dos Santos (CASO-DF) - 20 km - Adulto
Lucas Gomes Mazzo (Orcampi Unimed-SP) - 20 km - Adulto 
José Alessandro Bagio (AABLU-SC) - 50 km - Adulto
Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC) - 10 km - Sub-20
Murilo Coutinho Ribeiro (PM Colombo-PR) - 10 km - Sub-20
Kauan da Silva Domingues (MEM-SP) - 10 km - Sub-18

Feminino

Erica Rocha de Sena (Orcampi Unimed-SP) - 20 km - Adulto
Viviane Santana Lyra (FECAM-PR) - 20 km - Adulto
Elianay Santana Barbosa (CASO-DF) - 20 km - Adulto
Nair da Rosa (AABLU-SC) - 50 km - Adulto
Laryssa Fernanda Frois (Curitiba-SMELJ-PR) - 10 km - Sub-20 
Elica de Oliveira Costa (Orcampi Unimed-SP) - 10 km - Sub-20 
Gabriela de Sousa Muniz (CASO-DF) - 5 km - Sub-18

Programa horário*

09:00 - 50 km - Adulto - masculino e feminino
10:00 - 20 km - Adulto - feminino
12:00 - 20 km - Adulto - masculino
16:00 - 5 km - Sub-18 - feminino
16:30 - 10 km - Sub-20 - feminino
17:30 - 10 km - Sub-18 e Sub-20 - masculino

*Horário de Brasília (duas horas à frente do Equador)

Seleção de marcha atlética viaja para o Equador

A Seleção Brasileira de marcha atlética segue nesta quinta-feira (dia 8) para a disputa do Campeonato Sul-Americano da modalidade, que será disputado no próximo sábado (dia 10), na cidade de Sucúa, no Equador. O País será representado por uma equipe de 14 atletas (sete no masculino e sete no feminino). O Sul-Americano é uma competição válida para a obtenção de índice para o Mundial de Marcha Atlética em maio, em Taicang, na China.

A atração do Brasil é a pernambucana Erica Rocha de Sena, recordista sul-americana dos 20 km, que em 2017 ficou em quarto lugar no Campeonato Mundial de Londres e foi campeã do Circuito IAAF de Marcha. Erica mora há seis anos em Cuenca, no Equador, e segue de carro com o marido Andrés Chocho, seu técnico e também marchador, para o local da competição.

Todos os outros integrantes da delegação embarcam no voo AV 916, da Avianca, que tem decolagem prevista para as 05:55 desta quinta-feira no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. A equipe faz escala em Lima, no Peru, e segue para Quito e depois para Cuenca, no Equador, fazendo o restante do percurso de ônibus até Sucúa.

A delegação será chefiada por Deraldo Oppa e terá a médica Denise Carpigiani Ribeiro e o fisioterapeuta e massoterapeuta Paulo Antonio Moreira Rezende. A comissão técnica é formada por Rodrigo Augusto Rosa, Valtinho Pereira da Silva e George André Cordeiro.

Os atletas que representarão o Brasil são os seguintes:

Masculino

Moacir Zimmermann (AABLU-SC) - 20 km - Adulto
Max Batista dos Santos (CASO-DF) - 20 km - Adulto
Lucas Gomes Mazzo (Orcampi Unimed-SP) - 20 km - Adulto 
José Alessandro Bagio (AABLU-SC) - 50 km - Adulto
Matheus Gabriel Correa (AABLU-SC) - 10 km - Sub-20
Murilo Coutinho Ribeiro (PM Colombo-PR) - 10 km - Sub-20
Kauan da Silva Domingues (MEM-SP) - 10 km - Sub-18

Feminino

Erica Rocha de Sena (Orcampi Unimed-SP) - 20 km - Adulto
Viviane Santana Lyra (FECAM-PR) - 20 km - Adulto
Elianay Santana Barbosa (CASO-DF) - 20 km - Adulto
Nair da Rosa (AABLU-SC) - 50 km - Adulto
Laryssa Fernanda Frois (Curitiba-SMELJ-PR) - 10 km - Sub-20 
Elica de Oliveira Costa (Orcampi Unimed-SP) - 10 km - Sub-20 
Gabriela de Sousa Muniz (CASO-DF) - 5 km - Sub-18