Thiago Braz volta ao Engenhão e ganha homenagem do Botafogo

03|03|2017 - 16:52 | Da Assessoria de Imprensa da CBAt


Fonte: CBAt
O campeão Thiago Braz e o vice do Botafogo, Márcio Padilha (Divulgação)
Clique na Imagem para Ampliar
São Paulo - O campeão do salto com vara nos Jogos do Rio 2016, Thiago Braz da Silva, voltou nesta sexta-feira (dia 3) pela primeira vez ao Estádio Olímpico do Engenhão, desde a conquista da medalha de ouro em 15 de agosto último. Thiago esteve no local e foi homenageado pelo Botafogo, que administra o Estádio. Ele recebeu uma "Placa de Recordação", entregue pelo vice-presidente de comunicação do clube, Márcio Padilha.

Na solenidade, foi lembrado que Thiago, então com 22 anos, superou o francês Renaud Lavillenie, que defendia o título conquistado quatro anos antes, nos Jogos de Londres 2012, quando vencera com 5,97 m, então recorde olímpico. No Rio 2016, o brasileiro marcou 6,03 m, novo recorde dos Jogos, enquanto que Lavillenie saltou 5,98 m, ganhou a medalha de prata com uma marca melhor que seu recorde olímpico anterior. O norte-americano Sam Kendricks foi terceiro colocado e levou a medalha de bronze, com 5,85 m.

"É emocionante voltar aqui. Lembro de tudo. E agora gostei também do Estádio em preto e branco, uma ótima combinação. O Botafogo faz parte da minha história. Agora espero poder ver um jogo aqui", brincou o atleta, em declaração ao site do clube do Botafogo.

Márcio Padilha entregou a placa e prestou sua homenagem: "Você fez história aqui e deixou todo povo orgulhoso. Estamos fazendo de tudo para melhorar cada vez mais o Nilton Santos (novo nome do Estádio, em homenagem ao antigo craque do time de futebol). Será uma honra recebê-lo aqui, Thiago."

Campeão olímpico Thiago Braz e treinador Vitaly Petrov em reunião na CBAt

Fonte: CBAt
O campeão olímpico Thiago Braz da Silva e seu treinador, o ucraniano Vitaly Petrov, estiveram na sede da Confederação Brasileira de Atletismo, em São Paulo, para uma reunião com representantes da CBAt, COB e CAIXA.

O presidente Toninho Fernandes explicou que o assunto foi "a preparação para as competições da temporada e as ações do novo ciclo olímpico, que levará aos Jogos de Tóquio em 2020". "A preparação do Thiago foi um dos assuntos, mas falamos dos trabalhos que faremos no Atletismo nacional de maneira geral", disse Toninho.
Thiago, ouro no salto com vara no Rio 2016, encerrou a primeira fase de treinamento e competições do ano na Europa. Ele fez camping de preparação na Polônia e disputou três meetings indoor. Nas três vezes, ele subiu ao pódio e seu melhor resultado foi 5,86 m, que marcou na vitória no torneio de Rouen, na França.

Além de Toninho Fernandes, Thiago Braz e Vitaly Petrov, participaram da reunião o superintendente de Alto Rendimento da CBAt, Antonio Carlos Gomes, o gerente do departamento Clovis Franciscon, Carlos Alberto Cavalheiro e Marcelo Freitas, estes dois últimos, do COB.

Marilson dos Santos é destaque no 

site da IAAF

Fonte: CBAt

O site da IAAF publica em sua série "Memórias do Mundial de Cross Country" uma longa reportagem sobre o brasileiro Marilson Gomes dos Santos. O material está em destaque, com foto, na página principal neste endereço: www.iaaf.org.

Assinado pelo jornalista Steve Landells, o artigo lembra que Marilson, bicampeão da Maratona de Nova York, conseguiu seus primeiros bons resultados internacionais em provas de cross country. A sua melhor colocação foi obtida na categoria sub-20 do Mundial de Stellenbosch, na África do Sul, em 1996, quando terminou em 22º lugar.

A série "Memórias" está sendo elaborada em função da realização do Campeonato Mundial de Cross Country, previsto para o dia 26 deste mês, em Kampala, Uganda.

Dia Internacional da Mulher e a evolução do esporte feminino no Brasil



Fonte: CBAt
As mulheres engrandecem o esporte brasileiro desde as primeiras décadas do século passado. A atuação feminina cresceu muito nos últimos anos. Bom lembrar isso nas festividades do Dia Internacional da Mulher, que se comemora neste 8 de março.

No Atletismo, um das primeiras estrelas foi a paulistana de origem alemã Elisabeth Clara Muller, ganhadora de quatro medalhas de ouro na primeira edição do Campeonato Brasileiro Feminino, disputado em Porto Alegre, em 1940.

Outros grandes nomes a seguiram, como a fluminense de Niterói Aída dos Santos, quarta colocada no salto em altura na Olimpíada de Tóquio, em 1964. Por essa época cresce a participação das mulheres também em outros esportes, e aparecem nomes como Norminha, Nilza e Maria Helena, que no Mundial de Basquete de São Paulo, em 1971, estavam na equipe que conquistou o terceiro lugar.

No basquete, aliás, aparecem Paula e Hortência na década de 1970, nomes respeitados mundialmente. No Atletismo, Conceição Geremias (heptatlo) e Esmeralda de Jesus (100 m) foram as primeiras campeãs do PAN, em Caracas, em 1983. O vôlei mostra Jaqueline que, um pouco mais tarde, ao lado de Sandra Pires, deu o primeiro ouro olímpico no feminino ao Brasil, em Atlanta, em 1996.

Nos anos 2000, Maurren Maggi torna-se a primeira brasileira campeã olímpica em prova individual, com o ouro ganho no salto em distância em Pequim, em 2008. Fabiana Murer alcança um título inédito para o Brasil, ao ganhar o salto com vara no Mundial de Daegu, em 2011. Marta ganha várias vezes o troféu como melhor jogadora de futebol do mundo. Rafaela Silva dá mais um título olímpico ao judô nos Jogos do Rio 2016.

O esporte não pára de revelar mulheres que levam o Brasil a obter feitos nos quatro cantos do mundo. O presidente da CBAt, Toninho Fernandes, comemora: "As mulheres têm aparecido em várias modalidades, mas no Atletismo a história feminina no Brasil é quase centenária. O que é motivo de alegria para nós."

Fabiana Murer e Fabiano Peçanha eleitos para a Comissão de Atletas do COB




Fonte: CBAt
A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (COB) já foi renovada para o ciclo 2017-2020, com 19 novos nomes. Quinze foram eleitos por atletas do Time Brasil nas duas últimas edições dos Jogos: Londres 2012 e Rio 2016. Outros quatro foram eleitos pelo Conselho Executivo do COB. O Atletismo está novamente representado, agora com dois nomes importantes do esporte-base nacional: Fabiana Murer e Fabiano Peçanha, ambos eleitos pelos atletas.

Entre os objetivos da Comissão estão o de o principal canal de comunicação dos atletas com o COB e estabelecer um ambiente de discussão onde os atletas possam compartilhar informações e ideias relacionadas aos Jogos Olímpicos, PAN e Sul-Americanos.

Fabiana Murer foi uma das mais votadas, com 15 votos. Ela deixou as competições após os Jogos do Rio 2016. Antes, levou o título do Campeonato Mundial de Atletismo de Daegu, na Coreia do sul, em 2011. Em 2010, ela já havia conquistado o ouro no Mundial Indoor de Doha, no Catar. Fabiano Peçanha, por sua vez, tem como recorde pessoal a marca de 1:44.60, tornando-se. Assim, membro do seleto grupo de meio-fundistas sul-americanos a correr os 800 m em menos de 1:45.00.

Arthur Zanetti, da ginástica artística Hugo Hoyama, do tênis de mesa, e Hortência (basquete), que estão entre os indicados para a Comissão.

Brasileiros disputam Sul-Americanos     


Fonte: CBAt
O Brasil participa neste fim de semana de dois Campeonatos Sul-Americanos de Corrida. 

Em Montevidéu, no Uruguai, Damião Ancelmo de Souza e Valdilene dos Santos Silva disputam o de Meia Maratona neste sábado (dia 18), enquanto Franck Caldeira de Almeida e Mirela Saturnino de Andrade correm domingo (19) o de Maratona, na cidade de Temuco, no Chile.

O 15º Sul-Americano de Meia Maratona será disputado ao mesmo tempo da 5ª edição da "Corre Montevidéu". A largada será às 17:50 horas de Brasília na Kibon Avanza, mesmo local da chegada. Os brasileiros vão tentar manter a tradição de bons resultados na competição. No ano passado, em Assunção, no Paraguai, Joziane da Silva Cardoso e o mineiro Gilmar Silvestre Lopes conquistaram as medalhas de ouro e de prata, respectivamente nas provas feminina e masculina.

De acordo com o técnico Claudio Castilho, da Seleção, a temperatura está em torno dos 17 graus em Montevidéu, com sensação térmica de 14 por causa do vento.

Em Temuco, centenas de atletas vão participar no domingo da grande festa em que se transformou a Maratona Internacional Temuco Araucanía (MITA 2017), que, além da prova dos 42,195 km, ainda tem corridas de 5 e 15 km. 

A largada da maratona, na qual estão incluídos os participantes do Sul-Americano, será às 08 horas de Brasília, no Parque Estádio Germán Becker, também onde os atletas cruzarão a linha de chegada.

O estádio foi uma das sedes da Copa América de Futebol de 2015. Em Temuco, a temperatura gira nestes dias em torno dos 19 graus, o que pode favorecer o desempenho dos corredores. Outro fato é que a cidade fica a pouco mais de 100 metros de altitude em relação ao nível do mar.

O Brasil participa dos Campeonatos Sul-Americanos com recursos do Programa Caixa de Seleções Nacionais da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), patrocinada pela Caixa Econômica Federal.