O Brasil no Campeonato Mundial de Atletismo

Fonte: CBAt
Em uma de suas melhores participações coletivas na história do Mundial de Atletismo, o Brasil deixa Londres com a conquista de lugares em nove provas finais. Uma destas, o 20 km marcha atlética masculina, deu ao Brasil a medalha de bronze, com Caio Bonfim. Com estes resultados, a Seleção Brasileira ficou entre as 20 melhores do Campeonato - foi o 19º com 21 pontos (considerados os atletas entre os oito primeiros de suas provas).

Em outras três provas, o País teve finalistas que ficaram do 9º lugar ao 12º. Quatro atletas foram semifinalistas e outros dois - Talles Silva e Fernando Ferreira - marcaram 2,29 m no salto em altura e chegaram a um centímetro do recorde pessoal e a dois centímetros da vaga na final.

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, considerou altamente positiva a presença da equipe nacional. "No final, tivemos atletas com boas marcas e colocações em várias provas", disse Toninho Fernandes. "Poderíamos ter ainda melhores resultados, mas perdemos dois nomes importantes, por lesão", afirmou Toninho, referindo-se a Thiago Braz, campeão olímpico do salto com vara, e Nubia Soares, quarta no Ranking Mundial do salto triplo.

O vice-presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho, também gostou da performance coletiva da Seleção: "Tivemos quebra de recordes, vários finalistas, medalha numa prova nobre do Atletismo. Melhoramos em relação ao Mundial anterior, de Pequim 2015, quando tivemos uma medalha e dois finalistas. Importante lembrar que estamos trabalhando num planejamento olímpico, que engloba todo o ciclo, até Tóquio 2020."

O chefe da delegação, Mauro Chekin, disse que o grupo todo "foi disciplinado e colaborativo. Foi fácil de conduzir a equipe." Para Carlos Cavalheiro, treinador-chefe da Seleção, "os resultados mostram a evolução de vários atletas, os resultados da marcha mostram isso". Ele reconhece que alguns atletas ficaram abaixo das expectativas como Darlan Romani, no arremesso do peso: "O que houve com Darlan no Mundial foi atípico, ele vem fazendo boas apresentações há vários anos."

CONQUISTAS BRASILEIRAS

MEDALHA
Caio Bonfim - bronze na marcha atlética 20 km

FINAL
Erica de Sena - 4º na marcha atlética 20 km
Nair da Rosa - 5º na marcha atlética 50 km 
Thiago André - 7º nos 800 m
Rosangela Santos - 7º nos 100 m
Revezamento - 7º no 4x100 m feminino
Geisa Arcanjo - 9º no arremesso do peso
Eliane Martins - 11º no salto em distância
Andressa de Morais - 11º no lançamento do disco

SEMIFINAL
Vitoria Rosa e Rosangela Santos - 200 m
Eder Souza - 110 m com barreiras
Marcio Teles - 400 m com barreiras

RECORDES SUL-AMERICANOS
Rosangela Santos - 100 m feminino (10.91)
Erica Sena - Marcha 20 km feminino (1:26:59)

RECORDE BRASILEIRO
Caio Bonfim - Marcha 20 km masculino (1:19:04)

MELHOR MARCA DO ANO
Revezamento - 4x100 m feminino (42.63 - 42.77 na preliminar)
Revezamento - 4x400 m masculino (3:04.02)