Parceria entre Ministério do Esporte e Ufal mudará realidade dos atletas  

Uma parceria firmada entre o Ministério do Esporte e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) vai mudar a realidade dos atletas e jovens alagoanos, que hoje carecem de infraestrutura desportiva para treinar e desenvolver suas habilidades. Essa parceria vai ajudar a concretizar o sonho de muitos jovens de tornar-se campeão. Eles vão ganhar um Centro de Treinamento de alto nível que promete revolucionar o esporte olímpico e paraolímpico no estado.

O projeto, além de incentivar o esporte universitário com a prática de atividade física e o combate ao sedentarismo, cria uma estrutura que irá permitir a formação técnica de novos atletas e o desenvolvimento do esporte na instituição e na comunidade em geral. “Nossa meta é ampliar e reformar a estrutura da prática desportiva na Ufal, hoje com instalações deterioradas. Não beneficiaremos apenas a universidade, mas todo o estado de Alagoas”, afirmou a coordenadora de projetos esportivos, Leonéa Santiago.

“A consolidação dessa parceria é uma forma de aproveitar melhor o espaço físico do parque esportivo da universidade, criar novas instalações, como também expandir para todo o Brasil as oportunidades que a Copa do Mundo 2014 e as Olimpíadas 2016 trarão ao país. Os investimentos no valor de R$ 25 milhões vão oferecer um conjunto de benefícios a todo o estado e, dentro dessa perspectiva, trabalhar com a Ufal e com outras universidades brasileiras”, ressaltou a professora Leonéa.

A primeira parte dos recursos - R$ 12,5 milhões - foi liberada em agosto deste ano, e se destina à construção de uma arena poliesportiva, revestimento da pista de atletismo, reforma do campo de futebol com grama sintética, construção de quadras de vôlei de praia e futebol de areia, de uma quadra coberta e reforma da piscina, vestiários e entorno, tudo isso para atender às necessidades dos atletas olímpicos e de base, além da comunidade.

Segundo o coordenador-geral de Engenharia da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Denner Zacchi, as propostas apresentadas pela instituição oferecem incentivo para conquistas olímpicas. “A  parceria com a Ufal busca a melhor opção de infraestrutura na área de esporte de alto rendimento e de formação de atletas. Isso gera até a possibilidade de obtenção de uma medalha olímpica para Alagoas”, disse.

CBAt organiza seis cursos em outubro

Fonte: CBAt
Com o Curso de MiniAtletismo, em Teresina (PI), a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) abre uma série importante de seminários para a formação e reciclagem de profissionais ligados ao esporte.
No total, o mês de outubro tem seis cursos previstos, todos com grande número de inscritos.

O Programa Piloto IAAF nas Escolas - MiniAtletismo é o primeiro, organizado em parceria com a Federação de Atletismo do Piauí. A ministrante é Márcia Cristiane Araújo.

Márcia Araújo, ao lado de Kiyoshi Takahashi, estará à frente também do Curso Básico de Treinamento, em Aracaju (SE). Com a colaboração da Federação Sergipana, o evento visa a capacitação e atualização dos treinadores da modalidade.

O Curso Básico de Arbitragem será realizado na cidade de Sinop (MT). Em parceria com a Federação de Atletismo de Mato Grosso, as aulas serão ministradas por André Luiz Negre e o objetivo e a formação de novos árbitros.

Em Laguna (SC), será dado também o Curso do Programa Piloto IAAF nas Escolas - MiniAtletismo, com a cooperação da Federação Catarinense e do SESC. O ministrante será Nilton Cesar Ferst, Gerente de Desenvolvimento da CBAt.

Luiz Fernando da Silva será o responsável pela Clínica de Lançamento do Dardo, que ocorrerá na cidade de Guaíra (SP), em colaboração com a prefeitura local.

Já João Vicente Bezerra Limeira será o ministrante do Curso Básico de Arbitragem que será dado no Recife (PE), em parceria com a Federação Pernambucana de Atletismo.