Brasil defende a hegemonia no Sul-Americano Sub-20

Fonte: CBAt
O Brasil disputa neste sábado (dia 3) e domingo (4) o Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Atletismo, na cidade de Georgetown, na Guiana. Com uma equipe de 30 atletas - 17 homens e 13 mulheres -, a Seleção Brasileira é a grande favorita para manter a hegemonia na 42ª edição do evento, aberto para representantes dos 13 países da área.

As provas serão disputadas no Estádio de Leonora, uma bonita instalação esportiva, em horários diferenciados por causa do calor, estimado para cerca de 30 graus às 14 horas. Assim, a etapa da manhã começa às 7 horas e se estende até às 11:30 e a da tarde/noite será disputada das 16 às 21 horas locais (menos uma em relação ao horário de Brasília).

Entre os destaques da delegação, alguns chamaram a atenção no Campeonato Brasileiro Caixa Sub-20, realizado em abril, em São Bernardo do Campo (SP). O paulista Daniel Ferreira do Nascimento (Orcampi Unimed-SP) e a mato-grossense Mirieli Estaili da Silva Santos (ASA Sorriso-MT), por exemplo, foram eleitos os melhores atletas da competição. Daniel quebrou os recordes do torneio nos 5.000 e dos 10.000 m, enquanto Mirieli venceu o salto triplo.

Nas provas de velocidade, os cariocas Derick Souza Silva (Pinheiros-SP) e Lorraine Barbosa Martins (EMFCA-RJ) venceram os 100 m e os 200 m, estabelecendo novos recordes para o torneio nas duas provas. Lorraine, de 17 anos, está qualificada para representar o Brasil no Campeonato Mundial Sub-18 de Nairóbi, no Quênia, em julho.

A Comissão Técnica no evento tem Felipe de Siqueira da Silva (treinador-chefe) e os técnicos Alex Sandro de Jesus Lopes, Ricardo de Souza Barros, Marcos Flademir Vieira e Marcio Simão de Souza.

Maurren Maggi será madrinha do GP Brasil Caixa de Atletismo

Maurren Higa Maggi, campeã olímpica do salto em distância em Pequim 2008, será a representante do Programa Caixa Heróis Olímpicos da CBAt e atuará como madrinha no Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo, que será disputado neste sábado (dia 3), a partir das 13:45, na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Maurren passou a fazer parte do Programa, que reúne brasileiros ganhadores de medalhas olímpicas no Atletismo no ano passado, quando deixou as pistas. Ela já faz parte da Assembleia Geral da CBAt, com direito a voz e voto nas decisões da entidade, e em março passado foi indicada para a Comitê Feminino da Confederação.

Além de Maurren, o Programa Caixa Heróis Olímpicos conta com os seguintes ex-atletas: Joaquim Carvalho Cruz, Robson Caetano da Silva, Arnaldo de Oliveira Silva, André Domingos da Silva, Edson Luciano Ribeiro, Claudinei Quirino da Silva, Vicente Lenilson de Lima, Claudio Roberto Souza e Vanderlei Cordeiro de Lima.

O GP Brasil faz parte do IAAF World Challenge da IAAF e integra o Programa Caixa de Competições da CBAt, organizadora do torneio, que tem o patrocínio da CAIXA e apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Começa a eleição para Representante dos Atletas na Assembleia da CBAt

Começou oficialmente hoje (dia 1º), e vai até o próximo dia 12, a eleição para o Representante dos Atletas na Assembleia Geral da CBAt, referente ao período 2017/2019. Sete atletas se candidataram (ver lista abaixo). Todos os atletas maiores de 16 anos, inscritos por clubes em situação regular junto às Federações estaduais e à Confederação Brasileira de Atletismo poderão votar. Todo o processo eletivo está sendo feito via internet. Com o nome eleito, serão 16 os representantes dos atletas na Assembleia, poder máximo da entidade. Acesso pelo link abaixo:

Os candidatos:

Alain Cristhian Ornelas Silva
Data de nascimento: 11/04/1986
Prova: Lançamento do Martelo
Clube: Usipa (MG)

Caio Henrique de Santana Silva
Data de nascimento: 15/06/1997
Prova: Salto em Distância
Clube: Mangueira do Futuro

Henrique Camargo Martins
Data de Nascimento: 02/01/1978
Prova: Salto com Vara
Clube: Pinheiros

Ronald Odair de Oliveira Julião
Data de nascimento: 16/06/1985
Prova: Lançamento do Disco
Clube: B3 ATLETISMO

Thiago Felipe da Silva Lopes
Data de nascimento: 22/01/1988
Prova: Decatlo
Clube: ACJBSA

Paulo Roberto de Almeida Paula
Data de nascimento: 08/07/1979
Prova: Maratona
Clube: FCTE

Bruno Bigoni Tapias
Data de nascimento: 08/09/1988
Prova: Arremesso do Peso
Clube: ASA São Bernardo-CAIXA