Brasileiros vão bem no GP Sul-Americano em Buenos Aires

Fonte: CBAt

Vários brasileiros se destacaram na terceira e última etapa do Grande Prêmio Sul-Americano de Atletismo, realizado neste domingo (dia 02), nas instalações do CENARD, em Buenos Aires, na Argentina. Um deles foi Almir dos Santos Júnior (Sogipa), que venceu o salto em distância, com 7,96 m (1.9), sétima melhor marca do Ranking da IAAF de 2017. A etapa que fechou a série foi denominada "Professor Hugo La Nasa".


"Estou feliz com o resultado, no início da caminhada para o ciclo rumo a Tóquio 2020", disse o atleta, que tem o triplo como prioridade, mas também compete no salto em distância.

Outra boa apresentação foi de Darlan Romani (BM&FBovespa), que terminou em segundo lugar no arremesso do peso, com 20,12 m. Ele foi superado pelo argentino Germán Lauro, com 20,24 m. Darlan, na última sexta-feira, venceu a primeira etapa do GP argentino, com 20,46 m, ficando a 4 cm do índice para o Mundial de Londres, em agosto.

Thiago do Rosario André (BM&FBovespa) venceu os 1.500 m, com 3:38.62. Outras vitórias: Talles Frederico Souza Silva (Pinheiros), no salto em altura, com 2,15 m Abel Curtinove (Pinheiros), no salto com vara, com 5,20 m e Fernanda Borges (BM&FBovespa) no lançamento do disco, com 57,28 m. Thiago André, Talles Silva e Fernanda Borges estão qualificados para o Mundial de Londres, em agosto, na Grã-Bretanha.

CBAt cria Conselho de Direção




Personalidades da vida nacional fazem parte do Conselho de Direção, novo órgão de controle da Confederação Brasileira de Atletismo, e foram empossados durante a Assembleia Geral da entidade, na última semana. O Conselho foi aprovado por unanimidade pelos 42 membros presentes da Assembleia Geral da CBAt, por proposta do presidente da entidade, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho.

Fazem parte da Assembleia do Atletismo as 27 Federações Estaduais, os cinco primeiros clubes do Troféu Brasil Caixa de Atletismo, 10 atletas, um treinador e um árbitro. Também participa Roberto Gesta de Melo, por integrar Conselho da IAAF.

Empresários, atletas, juristas e jornalistas fazem parte do Conselho. "O Atletismo inova mais uma vez", diz o presidente Toninho Fernandes. "Há mais de cinco anos ampliamos o número de membros da Assembleia, poder máximo da Confederação. Agora criamos o Conselho de Direção, formado por pessoas destacadas da sociedade. Este Conselho, do mais alto nível, será um importante órgão de assessoramento da Presidência", conclui o dirigente.

O empresário Manoel Felix Cintra Neto, um dos membros do Conselho, diz encarar com otimismo o trabalho. "Estou à disposição, podem contar comigo", afirma o criador do Clube de Atletismo da BM&FBOVESPA.

Também compareceram outros dois membros do Conselho: o jurista Armando Sérgio Prado de Toledo, que afirma estar empolgado com a nova função, e a ex-atleta Fabiana de Almeida Murer, que fala de seu ânimo em continuar servindo o Atletismo. Completam o Conselho os empresários Edemir Pinto e Roberto Cappellano, e o jornalista Julio Deodoro de Souza.

OS MEMBROS DO CONSELHO DE DIREÇÃO DA CBAt

MANOEL FELIX CINTRA NETO - Economista, presidente da Associação Brasileira de Bancos, presidente do Banco Indusval & Partners, membro da Assembleia do COB. Foi diretor geral do Banco Bozano, Simonsen e vice-presidente do Corinthians. No Atletismo, criou o Clube BM&F (hoje BM&FBOVESPA), a maior equipe do esporte-base no País.

FABIANA DE ALMEIDA MURER - Fisioterapeuta e administradora esportiva, diretora do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA. Único nome do Esporte brasileiro a conquistar o titulo do Campeonato Mundial de Atletismo - salto com vara, em Daegu 2011. Ganhou também o Mundial Indoor - Doha 2010. Venceu o Prêmio Brasil Olímpico em 2010 e 2012, e a Liga Diamante em 2010 e 2014.

ARMANDO SÉRGIO PRADO DE TOLEDO - Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo. Formado em ciências jurídicas e sociais, começou no Judiciário em 1970. Em 1980 foi nomeado juiz de direito aos 25 anos. Integra a 31ª Câmara da Seção de Direito Privado, eleito em 2007 e reeleito em 2009. Membro da Comissão de Assuntos Legislativos da Associação dos Magistrados Brasileiros.

EDEMIR PINTO - Economista, presidente da BM&FBOVESPA, terceira maior Bolsa do Mundo. Também presidente do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA - equipe ganhadora do Troféu Brasil em 15 das 16 edições que disputou. Em fins de 2016, cedeu, em contrato de aluguel, ampla área para a implantação do Centro Nacional de Desenvolvimento de Atletismo, da CBAt.

JULIO DEODORO DE SOUZA - Jornalista, antigo atleta do Clube Espéria, é superintendente da Gazeta Esportiva Net e diretor geral da Corrida de São Silvestre. Foi repórter, gerente de eventos e gerente administrativo do jornal. Ainda foi diretor de imprensa do Troféu Brasil de Atletismo e do Meeting Internacional de São Paulo.

ROBERTO CAPPELLANO - Engenheiro civil, pós-graduado em gestão empresarial, proprietário da Verdebianco Engenharia. Membro do Conselho do EC Pinheiros a partir de 2002, é presidente do clube desde 2015. A equipe é a atual campeã do Troféu Brasil de Atletismo e um dos maiores clubes de esportes olímpicos da América Latina.