Começa o Curso EaD Atletismo na Escola



O Curso EaD "Atletismo na Escola", da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), começou na segunda-feira (dia 27). Nada menos que 955 pessoas fizeram sua inscrição e foram divididas em 21 turmas. Todas as Unidades da Federação - os 26 Estados e o Distrito Federal - têm representantes entre os inscritos.

Minas Gerais, que comemora os 80 anos de sua federação de Atletismo em 2017, é o Estado com mais inscritos: 276. São Paulo vem em seguida, com 108.

O Curso tem a direção do vice-presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho, a coordenação do gerente de Comunicação Digital, Georgios Stylianos Hatzidakis. As aulas são ministradas pelos especialistas Kyioshi Takahashi e Lázaro Pereira.

Novas turmas serão formadas. Assim, as inscrições continuam abertas. Os interessados podem acessar o link abaixo, preencher o formulário e enviar:

http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/academico/inscrever_usuario_curso/confirmacao.htm?espaco=usuario&idCurso=cripto%3A%2527%25D9%25A5%2591%25D4l%25AA%255D

O Curso vai ao ar em convênio da CBAt com a Impulsiona Educação Esportiva. Ele contém cinco módulos e prevê certificação pelos realizados (CBAt e Impulsiona Educação Esportiva).

O objetivo é incentivar a prática do Atletismo no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. O público alvo é o formado pelos professores de Educação Física.

Seminário de Formação Esportiva em Indaiatuba

Fonte: CBAt
O Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) realiza em Indaiatuba, cidade localizada na região de Campinas (SP), a terceira edição do Seminário Nacional de Formação Esportiva. O evento começou na quinta-feira (dia 30) e termina nesta sexta-feira (dia 1º).

Convidada a participar, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) tem quatro representantes: o vice-presidente Warlindo Carneiro da Silva Filho, o gerente de comunicação digital Georgios Stylianos Hatzidakis, o gerente técnico Anderson Rosa e o coordenador de compras João Gabriel Leite.

Durante o Seminário, o tradicional Clube Espéria, da capital paulista, recebeu do CBC o prêmio no quesito "Melhores Práticas na Formação do Esporte Escolar" - modalidade Atletismo.

Entre os presentes no Seminário esteve o presidente da CBC, Jair Alfredo Pereira.

CBAt apresenta Curso EaD Atletismo na Escola em São Paulo

Fonte: CBAt
O Clube Espéria, uma das mais tradicionais agremiações olímpicas da capital paulista, foi palco do lançamento do Curso EaD Atletismo na Escola, desenvolvido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A apresentação foi feita pelo vice-presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho, na noite desta quinta-feira (dia 23).

O curso tem como público prioritário os professores de educação física e, antes, já havia sido apresentado em Fortaleza, Porto Alegre, São Luís e Vitória. Na cerimônia, foi assinado um convênio - para a divulgação do curso - da CBAt com seis entidades: 

Distrito Brasil do Panathlon Internacional
Panathlon Club São Paulo
Conselho Federal de Educação Física - CONFEF
Conselho Regional de Educação Física de São Paulo - CREF4/SP
Federação Interestadual dos Profissionais de Educação Física - FEPEFI
Sindicato dos Profissionais de Educação Física de São Paulo e Região - SINPEFESP

Estiveram na solenidade, além de Warlindo Carneiro da Silva Filho, também o gerente de comunicação digital da CBAt, Georgios Stylianos Hatzidakis (também presidente da Panathlon Club de São Paulo), Ariovaldo Reis dos Santos, representante da FEPEFI/SINPEFESP, Pedro Roberto Pereira de Souza, do Panathlon Brasil e representando o CREF4/SP, e Flávio Delmanto - Conselheiro Federal representando do CONFEF.

CBAt lança EaD Atletismo na Escola em São Paulo

Fonte: CBAt
Depois de Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), São Luís (MA) e Vitória (ES), a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) lança nesta quinta-feira (dia 23) o Curso EaD - Atletismo na Escola em São Paulo. O evento está marcado para as 20 horas, no restaurante social do Clube Espéria, na capital paulista.

Além da CBAt, a assinatura do Termo de Compromisso reunirá representantes da CONFEF, CREF4, Panathlon Brasil, Panathlon São Paulo, FEPEFI e SINPEFESP.

O lançamento do Curso EaD tem sido um sucesso, tanto assim que em poucos dias já atraiu mais de 700 inscrições. As matrículas estão abertas. O Impulsiona Educação Esportiva é parceiro nesta formação e acompanhará cada etapa dos estudos.

As primeiras turmas iniciam os cursos on-line na próxima segunda-feira (27).

O curso é produzido pela CBAt e disponibilizado pelo Impulsiona Educação Esportiva, especialmente para professores de Educação Física e facilitadores do Programa Novo Mais Educação (PNME), para que ampliem a prática do Atletismo nas escolas, inserindo este esporte em suas aulas nas turmas de Ensinos Fundamental e Médio. Contém vídeo-aulas de representantes ilustres do Atletismo no Brasil, bem como depoimentos e dicas dos principais atletas de diversas provas.

O curso é composto por cinco módulos. Cada módulo possui um quiz para avaliação dos conhecimentos. O curso prevê certificação do Impulsiona Educação Esportiva e da CBAt. A certificação Impulsiona será concedida após verificação de todo o conteúdo dos módulos e ao final dos 60 dias de curso.

A certificação CBAt será concedida mediante envio de fotos e/ou vídeos de um festival de Atletismo na escola. Os relatos/fotos/vídeos deverão ser enviados para o e-mail atletismonaescola@cbat.org.br.

Público-alvo: professores de Educação Física e facilitadores do PMME. Educação

Carga horária:
Aulas on-line: 20 horas
Festival de Atletismo: 20 horas
Carga Horária Total do Certificado da CBAt: 40 horas

Prazo para conclusão: 60 dias
Após o encerramento das aulas on-line 120 dias para realização do festival interno de Atletismo

Assembleia aprova mudanças no estatuto do COB

Fonte: CBAt
Nesta quarta-feira (dia 22), a Assembleia Geral Extraordinária do Comitê Olímpico do Brasil (COB) decidiu, através de votação, alterar substancialmente o estatuto da entidade. A Assembleia aceitou quase a totalidade das propostas feitas pela Comissão de Reavaliação Estatutária (Comissão Estatuinte), formada por quatro membros, entre eles o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), José Antonio Martins Fernandes, o Toninho.

Na mudança mais comentada, a Assembleia do COB terá a participação de cinco atletas, que passam a votar nas eleições da entidade, sendo que antes os atletas tinham apenas um representante (a Comissão Estatuinte propôs que os atletas tivessem 12 lugares). Assim, Assembleia do COB passa a ter 41 membros: 35 representantes das Confederações filiadas, cinco representantes dos atletas e um membro brasileiro do Comitê Olímpico Internacional (COI), posição atualmente ocupada por Bernard Rajzman.

Outra mudança importante foi sobre a eleição: os candidatos a presidente e vice-presidente não precisarão mais ser membros do COB. Agora, qualquer brasileiro maior de 18 anos, e que tenha o apoio de pelo menos três membros da Assembleia, pode candidatar-se a presidente ou vice-presidente.
Outra decisão foi referente ao Conselho Fiscal: os membros Conselho serão eleitos diretamente pela Assembleia e não mais em chapa conjunta com a presidência. Também serão formados um Conselho Administrativo e um Conselho de Ética. Outro item aprovado foi a previsão de revisão do estatuto a cada 24 meses.

"Houve mudanças significativas no estatuto", disse Toninho Fernandes. "As sugestões da Comissão foram quase todas aprovadas, com exceção do número de Atletas: propusemos 12 e a Assembleia decidiu por cinco", afirmou Toninho. "Mas esse item será novamente analisado na próxima revisão do estatuto", explicou o dirigente.