Ministério da Educação adota projeto MiniAtletismo da CBAt a partir de 2013

Fonte: CBAt

"Um divisor de águas na história do desporto escolar do Brasil." Com esta afirmação, o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Roberto Gesta de Melo, sintetizou a satisfação da Comunidade Atlética Nacional, com os resultados da reunião entre dirigentes da entidade e representantes do Ministério da Educação e da sociedade civil.

No encontro, realizado na sede do Ministério, em Brasília, ficou acertado que o MiniAtletismo, projeto de iniciação esportiva da CBAt, será adotado pelo programa "Mais Educação" do Ministério, a partir de 2013. Assim, o programa Mais Educação levará o MiniAtletismo para mais de 30 mil escolas de tempo integral de todo o País. Este número de escolas de tempo integral será atingido este ano, conforme afirmação da Presidenta Dilma Rousseff, feita no programa de rádio "Café com a Presidenta".

O MiniAtletismo é um projeto desenvolvido por especialistas de vários países para a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), que foi adaptado às condições nacionais pela CBAt. Na primeira fase a meta é levar a prática do Atletismo ao maior número de crianças e adolescentes em idade escolar. A intenção é que os estudantes entrem em contato com o esporte de forma lúdica, inclusive utilizando material reciclável na produção dos itens necessários ao desenvolvimento das atividades. Em 2011 a CBAt publicou a cartilha do MiniAtletismo - Iniciação ao Esporte: Guia Prático de Atletismo para Crianças, utilizada pelos ministrantes dos cursos em cidades de todas as regiões do Brasil.

"Levar o Atletismo à Escola é a forma mais eficiente de massificação esportiva, e do conseqüente aumento da base de praticantes do esporte em nosso País", disse Roberto Gesta de Melo. Ele foi ao Ministério acompanhado pelo presidente eleito da Confederação, José Antonio Martins Fernandes, do superintendente-técnico, Martinho Santos, e do novo presidente da Federação de Atletismo do Distrito Federal, Paulo Roberto Maciel da Silva.

Pelo Ministério da Educação estiveram presentes a Profª Jaqueline Moll, Diretora de Currículos e Integração, o Prof. Leandro da Costa Fialho, Coordenador Geral de Ações Educacionais Complementares, e o Prof. João Alberto Lima, da equipe do Ministério.

Também participaram o representante do Conselho Federal de Educação Física e do Conselho de Educação Física-SP, Georgios Stylianos Hatzidakis João Paulo Diniz, pelo empresariado nacional Profª Monica Pelegrini, pelo Instituto Ayrton Senna Fernanda A. Camargo, pelo Livewright.

Foi agendada agendada nova reunião para o início de maio próximo, também em Brasília.