Federações estaduais organizam competições no fim de semana

Fonte: CBAt
Várias federações estaduais realizam neste final de semana (dias 26 e 27) campeonatos regionais atendendo aos calendários previamente fixados pelas entidades vinculadas à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). A Federação Paulista, por exemplo, organiza neste sábado e domingo a etapa regional do Campeonato Estadual Sub-16, na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, na ABC paulista.

Na Sogipa, em Porto Alegre, com organização da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul, será disputado neste sábado o Campeonato Estadual Caixa Sub-16, com a participação de centenas de atletas. Assim como em São Bernardo, a competição servirá para apontar os representantes do Estado para o Campeonato Brasileiro Caixa da categoria, que será disputado nos dias 30 de setembro e 1º de outubro, no Centro de Formação Olímpica (CFO) do Nordeste, em Fortaleza, no Ceará.

A Federação Catarinense de Atletismo também tem competição prevista para sábado e domingo: os Campeonatos Estaduais Sub-16 e Sub-14, na pista municipal de Itajaí (SC).

Todas essas competições são organizadas pelas federações estaduais, em parcerias com os clubes e prefeituras, mas contam com o Programa Caixa de Apoio às entidades, que contempla todas as federações estaduais e a do Distrito Federal. Em contrapartida, todas devem estar compromissadas na melhoria da gestão administrativa, financeira e técnica. O valor financeiro recebido é variável de acordo com os campeonatos e torneios realizados e é válido para Estaduais Adultos, Sub-20, Sub-18 e Sub-16.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) renovou seu contrato de patrocínio este ano com a Caixa Econômica Federal para o ciclo olímpico até Tóquio 2020 e o apoio às Federações é um dos 14 programas em vigor em 2017.