Federação do Paraná completa 85 anos

Fonte: CBAt
Uma das mais antigas federações estaduais do Atletismo completa 85 nesta terça-feira, dia 23. Trata-se da Federação de Atletismo do Paraná (FAP), fundada em 23 de maio de 1932. O primeiro presidente João Gualberto Gomes de Sá Filho. Atualmente, o presidente é Ubiratan Martins Junior.

"Um grande momento vivemos em 2008, quando inauguramos nossa sede própria, no 76º aniversário da FAP", lembra Ubiratan, que tinha como vice Maria da Conceição Silva. Outro presidente da entidade, por oito anos, foi Martinho Nobre dos Santos, agora superintendente técnico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

"No momento contamos com 22 clubes e perto de 3 mil atletas federados", lembra Ubiratan, o "Bira", que faz parte do quadro de árbitros de partida de IAAF. Na história do Estado há atletas ganhadores de medalhas em Olimpíadas e Campeonatos Mundiais de Atletismo.

Vanderlei Cordeiro de Lima, nascido em Cruzeiro d'Oeste, ganhou a medalha de bronze na maratona na Olimpíada de Atenas 2004. Jadel Gregório, natural de Jandaia do Sul, ganhou prata no triplo no Campeonato Mundial de Osaka 2007, e duas vezes vice-campeão nos Mundiais Indoor de Budapeste 2004 e Moscou 2006.

Edson Luciano Ribeiro ganhou prata e bronze olímpicas, respectivamente em Sydney 2000 e Atlanta 1996, levando ainda bronze e prata nos Mundiais de Sevilha 1999 e Paris 2003, sempre no 4x100 m.

"Além destes, saíram do Paraná, como Altevir de Araújo Silva Filho, Nelson Carlos Ferreira Junior, Emerson Iser Bem, Pedro Paulo Chiamulera, Julio Cesar Miranda de Oliveira e muitos outros", completa Bira.

O presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, cumprimentou os agentes do Atletismo estadual. "Ao Bira, atletas, treinadores, árbitros e dirigentes do Estado, envio os cumprimentos da Confederação", disse Toninho Fernandes.

CBAt e COB buscam talentos no Atletismo

Mais tradicional esporte dos Jogos Olímpicos, o Atletismo é o foco do projeto piloto do Comitê Olímpico do Brasil (COB) para a identificação de talentos entre jovens de 12 a 17 anos. O "Projeto de Identificação e Confirmação de Talentos no Atletismo" é dividido em três fases: Identificação, Confirmação e Desenvolvimento. E entra agora na fase final (a de Desenvolvimento), com a parceria da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA).

"A metodologia que aplicamos não ensina uma prova específica, e sim desenvolve fundamentos nas várias provas da modalidade. Esse é um projeto inovador para o COB e o contato com o Atletismo mudou a vida de alguns jovens, que agora querem trilhar esse caminho. É uma primeira relação com o Movimento Olímpico", afirma Agberto Guimarães, antigo meio-fundista, campeão pan-americano (800 m e 1.500 m), agora diretor-executivo de Esportes do COB.

As aulas acontecem no Centro de Treinamento da Universidade da Força Aérea (UNIFA), no Rio de Janeiro, que foi a casa do Atletismo do Brasil durante os Jogos do Rio 2016. Todos os jovens que foram selecionados para o projeto moram ou estudam em escolas municipais perto da UNIFA. A fase de Identificação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, Escolas e professores de Educação Física da região.

"O resultado que tivemos no decorrer das duas primeiras fases é muito positivo. Tanto os jovens, quanto seus pais e suas escolas participaram ativamente. Outro ponto interessante foi que o jovem não praticou somente provas específicas como arremesso ou velocidade, e sim um apanhado de todas", explica Sebastian Pereira, Gerente de Identificação e Desenvolvimento de Talentos do COB.

A fase de Identificação realizou cerca de duas mil avaliações. Desse número, 80 passaram para a etapa de Confirmação, mas fatores como mudança de colégio ou evasão levaram 43 jovens para a segunda fase. Vinte atletas seguirão para a fase de Desenvolvimento e 23 para o Programa Forças no Esporte (PROFESP). 

Todos treinaram sob o comando de um grupo de treinadores contratados pelo COB e também contaram com fisioterapeuta, médico e psicólogo. Os jovens selecionados para a fase de Desenvolvimento ficarão a cargo da CBAt para participar de competições sob a bandeira da Confederação e também contarão com uma equipe multidisciplinar sob responsabilidade da CBAt. Os que seguem para o PROFESP, das Forças Armadas, também terão contato com outras modalidades além do Atletismo.