CBAt recebe o Troféu COI pelo Projeto MiniAtletismo

Fonte: CBAt
 
O programa MiniAtletismo, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), acaba de receber mais um prêmio internacional. Nesta quarta-feira 12, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) anunciou que o projeto, que leva o Atletismo para o ambiente escolar de cidades com pouca estrutura para a prática da modalidade receberá o "Troféu COI - Esporte e Desenvolvimento Sustentável", oferecido pelo Comitê Olímpico Internacional.

O prêmio é um reconhecimento à iniciativa da CBAt e foi concedido por indicação do COB. A entrega acontecerá na cerimônia do Prêmio Brasil Olímpico 2012, marcada para a próxima terça-feira, dia 18, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Recentemente, em Barcelona, por ocasião das comemorações dos 100 anos da IAAF, a entidade também premiou este programa da CBAt.

O projeto MiniAtletismo foi criado pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) e adaptado às condições de nosso País pela CBAt, em 2005. O objetivo é tornar o esporte mais praticado nas escolas e levá-lo a lugares mesmo sem infraestrutura e equipamentos, a partir da capacitação de treinadores e professores de Educação Física.

O programa é voltado para crianças de 7 a 12 anos e já capacitou 2.652 professores em 53 clínicas realizadas em 18 estados brasileiros. As clínicas são realizadas em três dias e utilizam materiais recicláveis e naturais, como fitas, canos, garrafas pet, tijolos, pneus usados de carros e bicicletas, papelão, tecido e bambu, entre outros.

"Apresentamos o MiniAtletismo e divulgamos uma cartilha aos gestores esportivos do País, em encontro que realizamos em Manaus, no começo de 2011", lembra o presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo. Para o presidente eleito da Confederação, Toninho Fernandes, o programa "é um dos mais importantes para o desenvolvimento do esporte no Brasil".

O Ministério do Esporte oficializou o projeto, que, em parceria com o Ministério da Educação, será levado às escolas públicas federais de tempo integral, conforme informação recebida em reunião realizada em Brasília. O Governo do Paraná decidiu implantar o MiniAtletismo nas escolas estaduais. Várias cidades de diversos estados também aderiram ao programa.

Troféu Adhemar Ferreira da Silva

Em sua 14ª edição, o Prêmio Brasil Olímpico 2012, principal cerimônia de premiação do esporte brasileiro, homenageará aqueles que mais se destacaram no esporte em 2012. No Atletismo, o COB escolheu o maratonista Marilson Gomes dos Santos, quinto colocado na prova na Olimpíada de Londres como o Atleta do Ano.

Na mesma solenidade, o COB entregará também o Troféu Adhemar Ferreira da Silva, criado em homenagem ao antigo bicampeão olímpico do salto triplo. O primeiro ganhador foi outro especialista na prova e medalhista olímpico Nelson Prudêncio, que morreu recentemente. Em 2012, receberá o Troféu a ex-jogadora de basquete, Hortência Marcari, campeã mundial na Austrália em 1994 e vice-campeã olímpica em Atlanta, em 1996.

Recordista compõe hino pela preservação do "Célio de Barros"

Fonte: CBAt
O Movimento de atletas, treinadores, árbitros e dirigentes pela preservação do Estádio Célio de Barros, no Complexo Esportivo do Maracanã, no Rio de Janeiro, ganhou um hino.

A música é BOTA ABAIXO, composição do professor de educação física Claudio da Matta Freire, que nas décadas de 1980/1990 foi recordista brasileiro do salto em altura.

Para ouvir, clique no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=Dq9Ss_qvFRc&feature=share

Templo do Atletismo carioca, o Estádio Célio de Barros foi palco de eventos importantes, como o Troféu Brasil, Campeonatos Sul-Americanos e Grande Prêmio Brasil.

O Governo do Rio decidiu pela demolição do Estádio, assim como de outras praças esportivas do Complexo, como o Parque Aquático Júlio Delamare, o Museu do Índio e a Escola Modelo Arthur Fredenreich.

O "Célio de Barros" é, também, o principal centro de treinamento do Atletismo do Rio de Janeiro, cidade-sede dos Jogos Olímpicos de 2016.

Atletas convocados para Festival Olímpico da Juventude

Atletas e treinadores do Programa "Centros de Descoberta de Talentos" integrarão a delegação brasileira que participará do Festival Olímpico da Juventude, de 16 a 20 de janeiro de 2013, nas mesmas instalações que receberam os Jogos Olímpicos de Sydney, na Austrália, em 2000.
Foram convocados 24 atletas, nascidos em 1996 e 1997, 12 no masculino e 12 no feminino, que obtiveram a qualificação nas Olimpíadas Escolares, realizadas pelo COB em novembro último, em Cuiabá (MT).

Dos 24 selecionados, sete foram revelados em Centros de Descoberta de Talentos, apoiados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt): Lídia Lorena da Silva, da Associação de Atletismo Russano, de Russas (CE), no lançamento do dardo Ana Carolyne de Campos, do Vivendo Atletismo, de Barra do Garças (MT), nos 800 m Igor Gonçalves Queiroz e Fernando Martins, do Sementes de Ouro, de Sorriso (MT), no lançamento do disco e do dardo, respectivamente Weverton Fidelis, do Atletismo Esperança, de Campo Mourão (PR), nos 3.000 m Júlio César de Oliveira, do Núcleo Desportivo de Atletismo, do Rio de Janeiro (RJ), nos 110 m com barreiras e Renan Cazuza Azevedo, do Instituto Lançar-se para o Futuro, de Curiacica, no Rio de Janeiro (RJ), no arremesso do peso. E, ainda, a atleta Iracema Alves Apolinário, dos 400 m, treina no CNT CAIXA/SESI, da CBAt, em Uberlândia (MG).

Os treinadores Sivirino Souza dos Santos, coordenador do Vivendo Atletismo, e João Tavares da Cruz Neto, do CNTA CAIXA/Unifor, de Fortaleza (CE), integrarão a Comissão Técnica. "Esses atletas se destacaram em Cuiabá e em outras competições durante o ano. A Ana Carolyne, por exemplo, ganhou ouro no Sul-Americano de Menores da Argentina", lembrou Manoel Trajano, da CBAt, gerente do Programa.

Convocados e respectivas unidades escolares.

FEMININO
Salto triplo - Núbia Soares - EE Chico Rezende (MG)
100 m com barreiras - Lais Serinoli Rodrigues - Colégio Santa Bárbara (SP)
Lançamento do disco - Karine de Marchi de Almeida - EE Tancredo Neves (PR)
Salto em distância - Letícia Oro Melo - EM Professora Anna Maria Harger (SC)
100m - Rayane Amaral Santos - EE José Padre Scampini (MS)
400m - Iracema Alves Apolinaro - EM Prof. Olga del Favero Caic Laranjeiras (MG)
Salto em altura - Ana Paula Caetano de Oliveira - CE Dr. Gastão Vidigal (PR)
3000m - Joana Dark Rodrigues Carvalho - EE Complexo Nove (GO)
Arremesso do peso - Amanda Mera Scherer - EE Adolpho Konder (SC)
200m - Daysiellen Dias - EE Walter Negrelli (SP)
Lançamento do dardo - Lídia Lorena da Silva - CE Governador Flávio Marcilio (CE)
800m - Ana Carolyne de Campos Silva - Escola Interativa Coopema (MT)

MASCULINO
110m com barreira - Júlio César Nascimento de Oliveira - Col.Esc. Téc. Triângulo (RJ)
100m - Weider Cardoso dos Santos - Ifto Palmas (TO)
400m - Anderson Cordeiro Lima Cerqueira - CE Adélia Diniosio Barbosa (PR)
Salto em distância - Jean Carlos Barbosa - Ebm Pedro I (SC)
Lançamento do disco - Igor Gonçalves Queiroz - Julio Muller (MT)
Arremesso do peso - Renan Cazuza Azeredo - Paulo Gissoni (RJ)
Salto triplo - Ulisses Mateus Silva Costa - EEFM D.Antonio de Almeida Lustosa (CE)
800m - Marcello Augusto Marques - EE Benjamin Constant (PR)
200m - Samuel Barbosa Parra - EE Maria do Rosário Castaldi (PR)
Lançamento do dardo - Fernando Martins - EM Aureliano Pereira da Silva (MT)
3000m - Weverton Fidélis - CE de Campo Mourão (PR)
Salto em altura - Ítalo Vasconcelos - Colégio Militar (CE)

Treinadores: Gilberto Miranda (PR) Alceu Boska Cavalett (SC) Sivirino Souza dos Santos (MT) e João Tavares da Cruz Neto (CE).