Thiago Braz faz Camping de Treinamento no Catar

O campeão olímpico Thiago Braz da Silva participa do Camping Internacional de Treinamento de Salto com Vara até o próximo dia 22 de dezembro, no Centro de Treinamento de Aspire, em Doha, no Catar. Ele faz a preparação especial para a temporada em pista coberta, visando o Campeonato Mundial Indoor 2018, que será disputado de 1º a 4 de março, em Birmingham, na Grã-Bretanha.

Orientado pelo técnico ucraniano Vitaly Petrov, e com o auxílio do fisioterapeuta Nelson Guarnier Filho, Thiago treina desde o dia 26 de novembro com recursos do Programa CAIXA de Campings de Treinamento e Competição.

O treinamento em Doha foi uma maneira encontrada pelo atleta para fugir do frio e das chuvas nesta época do ano na cidade de Fórmia, na Itália, onde mora.

"Estou feliz com os treinos que estamos fazendo. Os equipamentos deste centro são excepcionais e a pista é muito boa", disse Thiago Braz, que provavelmente estreia na temporada indoor no dia 26 de janeiro, em Berlim, na Alemanha.

CBAt ganha pela terceira vez consecutiva o Prêmio SOU DO ESPORTE

Fonte: CBAt
Pelo terceiro ano consecutivo, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) recebeu o Prêmio SOU DO ESPORTE, agência especializada na análise da gestão de entidades esportivas. O Atletismo, aliás, mostrou novamente evolução, já que a CBAt foi a quinta em 2015, quarta em 2016, e segunda colocada este ano.

Na cerimônia de premiação, realizada no Hotel Hyat, no Rio de Janeiro, houve uma homenagem ao ex-pugilista Eder Jofre, considerado o maior nome da categoria peso galo da história.

As outras entidades que ficaram entre as cinco primeiras foram as Confederações de Rúgbi (1ª), Tênis de Mesa (3ª), Vôlei (4ª) e Vela (5ª).

O presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, comemorou o bom resultado da CBAt. "Estabelecemos uma política administrativa responsável", explica Toninho Fernandes. "Ao mesmo tempo, na CBAt todos os segmentos têm participação nas decisões da Assembleia, com expressivo número de representantes dos atletas", lembra. A presidente da Federação do Rio de Janeiro, Luz Marina de Souza, representou a CBAt no evento.

A diretora da plataforma SOU DO ESPORTE, Fabiana Bentes, disse estar feliz, principalmente porque o meio esportivo entendeu a importância do trabalho da agência. "É a nossa forma de contribuir para a evolução do esporte no País", disse Fabiana.

Dois nomes do Atletismo na Assembleia Geral do COB



Por decisão unânime, o Comitê Olímpico do Brasil, reunido no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (dia 6), decidiu aumentar para 12 o número de representantes dos atletas em sua Assembleia Geral. Essa era a proposta da Comissão Estatuinte, apresentada na reunião anterior, no dia 22, quando a alteração não foi aprovada.

Colocada novamente em discussão nesta quarta, os representantes das 28 Confederações presentes (faltaram as de futebol e de tênis) aprovaram o número de 12 atletas. O representante do COI no País, Bernard Rajzman, e o judoca Tiago Camilo, até então único atleta participante, completaram os 30 votos a favor da mudança.

Os 12 atletas mais votados entre os 15 que fazem parte da Comissão de Atletas do COB passam, portanto, a fazer parte da Assembleia Geral. Dois destes nomes são oriundos do Atletismo: Fabiana de Almeida Murer, campeã mundial indoor e ao ar livre do salto com vara, e Fabiano Peçanha, um dos brasileiros que já fizeram os 800 m em menos de 1:45.00.

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, foi um dos membros da Comissão Estatuinte, indicado pela Assembleia de 13 de outubro para sugerir mudanças no estatuto da entidade. Toninho elogiou a mudança e a presença de dois nomes do Atletismo entre os representantes dos atletas. "São bons nomes, a Fabiana inclusive faz parte do Conselho de Direção da CBAt", lembrou o dirigente.

Atletismo Caixa Kids reúne mais de 800 crianças em Londrina

Fonte: CBAt
A 3ª edição do Atletismo Caixa Kids, evento que tem como objetivo apresentar a modalidade a crianças de 8 a 11 anos, estudantes da rede municipal de ensino, foi realizada no último domingo (dia 3), no Estádio Vitorino Gonçalves Dias, o VGD, em Londrina. Cerca de 800 crianças, representando 22 escolas da cidade e da região, compareceram e a maioria teve seu primeiro contato com o Atletismo. 

O evento ajuda também o trabalho dos professores em sala de aula. Docente de Educação Física da Escola Municipal Juliano Stinghen, na Zona Norte de Londrina, Daniel Gomedi conta que o Atletismo Caixa Kids funciona como um complemento do conteúdo aplicado na escola. "Lá, a gente trabalha o Atletismo de forma mais lúdica, aqui eles já encaram como uma competição. É bastante motivador", destacou o professor, que coordenava uma turma de 40 alunos.

Natal e Porto Alegre recebem Curso e Clínica da CBAt

Fonte: CBAt
Jallysson Jader Monteiro de Araújo e José dos Santos Figueiredo são os ministrantes do Curso para Treinadores Nível I - IAAF, que começou na última sexta-feira (dia 1º) e prossegue até a próxima sexta-feira (8) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em Natal.

O Curso, promovido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) em parceria com a Federação Norteriograndense de Atletismo (FNA), reúne 40 participantes. "É um grupo promissor e muito interessado no fomento do Atletismo", comentou o professor Jallysson.

Já em Porto Alegre, foi realizada neste sábado (2) e domingo (3), numa parceria entre a CBAt e a Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (FAERGS), a Clínica de Treinamento de Velocidade, ministrada pelo professor Katsuhico Nakaya, treinador da seleção brasileira.

Com 44 participantes, entre técnicos e atletas de Porto Alegre, Interior gaúcho e até de Santa Catarina, a clínica teve aulas teóricas na Sede Social da Sogipa e práticas na pista do Estádio José Carlos Daudt.

As iniciativas de Natal e de Porto Alegre fazem parte do Programa CAIXA de Cursos Técnicos e Clínicas de Atletismo, da Confederação Brasileira de Atletismo, que tem a Caixa Econômica Federal, como sua patrocinadora máster.

Confederação comemora 40 anos



Fonte: CBAt
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) completou 40 anos de fundação neste sábado, dia 2 de dezembro de 2017. A criação da entidade aconteceu em função do encerramento das atividades da antiga CBD, que administrava a maioria dos esportes no País, como o Atletismo e o futebol.

Desde o início de suas operações, no começo de 1979, a CBAt experimentou notável crescimento. Atualmente, são dezenas de milhares de atletas federados nas várias categorias oficiais. Milhares de árbitros e treinadores, assim como outros profissionais ligados ao esporte, estão inscritos na entidade.

Todas as Unidades da Federação têm sua entidade estadual em pleno funcionamento. A Superintendência Técnica da CBAt organiza mais de uma dezena de Campeonatos Brasileiros, todos com o título CAIXA, a patrocinadora oficial do Atletismo brasileiro.

A Superintendência de Alto Rendimento responde pela preparação das Seleções que representam o Brasil nas competições oficiais da IAAF, CONSUDATE, AIA e CPA. As Superintendências das áreas financeira e administrativa executam um programa de controle elogiado por organismos independente, como a Controladoria Geral da União (CGU).

Desde 2010, além das Federações estaduais, participam da Assembleia Geral da CBAt também representantes dos clubes, treinadores e árbitros. Os medalhistas olímpicos e atletas eleitos diretamente pela comunidade também integram o principal poder da Confederação.

O atual presidente da CBAt é José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, ex-presidente da Federação Paulista. O vice-presidente é Warlindo Carneiro da Silva Filho, ex-presidente da Federação Pernambucana. Antes, a CBAt teve outros três presidentes: Helio Babo, Evald Gomes da Silva e Roberto Gesta de Melo.

"O Atletismo tem alcançado importante evolução no Brasil", lembra Toninho Fernandes. "Em grande medida, isto vem acontecendo porque a CBAt pode dar condições adequadas de preparação aos nossos atletas e seus treinadores. E podemos fazer isso graças aos nossos patrocinadores e parceiros, como a Caixa Econômica Federal, Comitê Olímpico do Brasil, Ministério do Esporte, Playpiso e CBC, entre outros", completa o dirigente.