Ministério e especialistas estudam adoção de novos critérios para esporte escolar  



Gestores do Ministério do Esporte, o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Marcelo Rozenberg Ottone, e especialistas de várias universidades brasileiras se reuniram em Brasília para discutir o esporte nas vertentes escolar e universitário. A ideia é aprimorar os critérios para aprovação de projetos nas duas áreas esportivas cujas definições irão fundamentar o documento intitulado “Metas e Desafios para o Esporte Escolar e Universitário  2013-2016”.


No primeiro dia de encontro o debate teve foco no esporte escolar. Uma das diretrizes identificada foi a necessidade de aumentar a participação de escolas públicas nas Olimpíadas Escolares. Ficou estabelecido também que  30% dos integrantes da delegação brasileira escolar seja composta por atletas do sexo feminino.

Durante o evento, a diretora do Departamento de Desenvolvimento e Acompanhamento de Políticas e Programas Intersetoriais, Gianna Lepre Perim, apresentou o tema “Esporte Escolar e a Política Nacional de Esporte e Lazer”. A gestora foi enfática ao defender a aplicação de políticas públicas do esporte em ambiente escolar. “É importante que as universidades e a Confederação Brasileira de Desporto Escolar se articulem para elaborar diretrizes e fomentar o esporte colar”, disse.

Ricardo Petersen, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), ressaltou o valor do apoio aos eventos e competições, assim como do fomento ao esporte na escola. “Precisamos envolver um maior número de jovens estudantes participando desse processo”, afirmou. Para o professor Amauri Oliveira, representante do Ministério do Esporte e da Universidade Estadual de Maringá, a essência do esporte educacional é outra bem diferente do esporte de alto rendimento. “O estudante tem que ser campeão na vida.”

Segundo a coordenadora-geral de jogos e eventos, Maristela Neves, no Ministério do Esporte há um edital para 2013 em elaboração com novidades para o esporte educacional. O documento terá como base o resultado final desse trabalho da equipe. “Os critérios aqui definidos irão contribuir para a evolução do esporte escolar”, reforçou.



Presidenta e ministro lançam em São Paulo Centro Paraolímpico Brasileiro  

Os atletas paraolímpicos brasileiros ganharam um grande presente no dia do aniversário da cidade de São Paulo. O projeto do Centro Paraolímpico Brasileiro, que será construído no Parque Fontes do Ipiranga, na zona sul da cidade, foi lançado na capital paulista. “Os nossos atletas paraolímpicos nos orgulham e é fato que sabemos o tamanho do esforço e da determinação de cada um deles para que ultrapassem as barreiras e tenham o desempenho que têm.

“O Brasil devia a implantação de um centro paraolímpico. Esse apoio é crucial para os atletas conquistarem mais vitórias, mais atletas se transformarem em atletas de alto rendimento e transformarmos tudo isso em conhecimento”, ressaltou a presidenta Dilma Rousseff.

Para o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, a criação de um CT paraolímpico é o reconhecimento das conquistas do atleta brasileiro. “Hoje é um grande dia para São Paulo e para o Brasil. Lançamos um centro à altura dos grandes desafios do esporte e do esporte paraolímpico. Essa união de esforços é o reconhecimento do governo aos atletas que testemunhamos no dia a dia. O governo federal, governo de São Paulo e prefeitura estão fazendo o dever de casa para que São Paulo e o Brasil tenham uma Olimpíada à altura das nossas expectativas, sonhos e ousadia”, disse.

Representante do presidente Andrew Parsons, que cumpre agenda internacional, o vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), Mizael Conrado, afirmou que o lançamento do centro mostra que todos estão focados na causa paraolímpica. “É um momento especial para as pessoas com deficiência do Brasil. Mais do que atletas, o centro esportivo vai formar grandes cidadãos. Nesse instante, estamos aqui realizando uma etapa importante que vai favorecer o desenvolvimento do esporte paraolímpico com sustentabilidade”, acrescentou.

Dilma Rousseff também aproveitou a ocasião para destacar o Plano Brasil Medalhas 2016 lançado em setembro de 2012 e que garantirá a modernização de 22 centros de treinamento em todo o Brasil. “Nós sabemos que a determinados desafios a gente consegue responder melhor quando fazemos em conjunto. Esse é um desafio que nós estamos fazendo juntos e estamos fazendo para além de 2016. Tudo isso demonstra que o nosso país é comprometido com o direto das pessoas com deficiência”, finalizou a presidenta.