Thiago Braz estreia na temporada ao ar livre em Xangai

Fonte: CBAt
No início de 2017, na temporada em pista coberta, o saltador paulista, de 23 anos, disputou três competições, subindo ao pódio nas três, ratificando o índice para o Mundial de Londres. Ele venceu em Rouen, na França, com 5,86 m foi bronze em Clermont-Ferrand (também na França), com 5,71 m e ganhou prata em Berlim, na Alemanha, com 5,70 m.

Entre os confirmados pela organização do torneio chinês estão, ainda, o francês Renaud Lavillenie, campeão olímpico em Londres 2012 e seu principal rival no Rio 2016 o norte-americano Sam Kendricks, bronze olímpico no Engenhão o canadense Shawn Barber, campeão mundial em Pequim 2015 o alemão Ralf Holzdeppe, campeão mundial em Moscou 2013 o grego Konstandinos Filippidis, campeão mundial indoor e o argentino Germán Chiaraviglio, finalista olímpico e mundial.


Estão inscritos ainda o francês Kevin Ménaldo, medalha de prata olímpica no decatlo, e os chineses Changrui Xue e Jie Yao, ídolos que contarão com o apoio da torcida local.


Thiago treina em Fórmia, na Itália, com o técnico ucraniano Vitaly Petrov, com recursos do Programa de Campings da CBAt, em parceria com o COB, com recursos da Lei Agnelo/Piva, como acontece, desde a preparação para a Olimpíada de 2016.

Vitória Rosa e Ana Claudia se destacam na Arena Caixa

Fonte: CBAt

A prova feminina dos 100 m foi o destaque da quinta etapa do Circuito Ouro da Federação Paulista de Atletismo (FPA), realizada na tarde desta quarta-feira (dia 10) na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo (SP).

A carioca Vitória Rosa (B3 Atletismo) venceu, com 11.38 (0.4), seguida da cearense Ana Claudia Lemos Silva (Pinheiros), com 11.39. A mato-grossense Vanusa Henrique dos Santos (B3 Atletismo) ficou em terceiro lugar, com 11.61.

Vitória, de 21 anos, comemorou o recorde pessoal e a segunda marca no Ranking Brasileiro de 2017, ficando atrás apenas dos 11.37 de Rosangela Santos (Pinheiros), obtidos em março, nos Estados Unidos. As marcas desta quarta-feira ainda precisam ser homologadas pelo Departamento Técnico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), mas a competição contou com a presença de um delegado técnico da entidade.

Já para Ana Cláudia, a competição marcou seu retorno às pistas, depois da lesão que a tirou na Olimpíada do Rio 2016. Com o resultado, ela deve ocupar o terceiro lugar do Ranking Nacional e assim garantir participação no Troféu Brasil Caixa de Atletismo, que será disputado de 9 a 11 de junho, também na Arena Caixa.

Vitória ficou surpresa com o tempo alcançado, principalmente por estar iniciando um novo trabalho com o técnico Katsuhico Nakaya. "Foi uma ótima corrida, e não esperava. Achei que este seria um evento de transição, agora que treino com o Nakaya", disse a velocista, que esteve na Seleção Brasileira no Mundial de Revezamentos de Bahamas. "Cada vez mais ele (Nakaya) me mostra que eu posso correr 11s baixo. Nunca comecei um ano tão bem", completou.

Nos 100 m masculinos, Aldemir Gomes da Silva Junior (Vasco da Gama-RJ) foi o vencedor, com 10:29 (1.8), seguido do juvenil Felipe Bardi (SESI-SP), com 10.36. Nos 100 m com barreiras, Fabiana dos Santos Moraes (Pinheiros-SP) foi a primeira colocada, com 13.10 (0,4). Já no triplo, Nubia Aparecida Soares (B3 Atletismo) venceu com 14,00 m (0.4).

Também ainda na dependência de homologação de resultados pela CBAt, alguns jovens atletas brilharam no Circuito Ouro. Nerisnelia dos Santos Sousa, da ASA Sorriso (MT), conseguiu índice no salto triplo para o Mundial Sub-18 de Nairóbi, no Quênia, com 12,80 m, com vento de 0.2 (a marca fixada pela IAAF é de 12,60). Para a mesma competição, Giovana Rosalia dos Santos (FCTE-SP) correu os 400 m em 54.52 (superando o tempo exigido de 55.38).

No lançamento do dardo, Pedro Henrique Nunes Rodrigues (ELJINN-AM) obteve o índice para o Pan-Americano Sub-20 de Trujillo, no Peru, com 71,90 m (a marca mínima é de 68,49 m), enquanto Gabriel Menezes dos Santos Oliveira (Centro Olímpico-SP) repetiu o índice no salto em distância que já havia obtido em janeiro ao conseguir 7,51 m (0.0), superando em 2 cm o resultado exigido para a competição peruana.

Troféu Brasil Caixa de Atletismo é confirmado para São Bernardo

O Troféu Brasil Caixa de Atletismo, principal competição do calendário nacional, foi confirmado nesta quinta-feira (dia 12) pela Confederação Brasileira da modalidade (CBAt) para ser disputado na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo (SP), de 9 a 11 de junho. Será a terceira edição consecutiva que o Centro de Atletismo Osvaldo Terra abrigará do evento.

O torneio, mais uma vez, reunirá os principais atletas do País e servirá também para os participantes lutarem pela obtenção de índices para o Campeonato Mundial de Londres, na Grã-Bretanha, que será disputado de 4 a 13 de agosto. O Mundial é o mais importante evento do calendário esportivo internacional de 2017.

A cidade viverá neste mês intensamente o clima do Atletismo. Afinal, no dia 3 de junho, está confirmada a realização do Grande Prêmio Brasil Caixa, que faz parte do IAAF World Challenge, é organizado pela CBAt, com patrocínio da CAIXA e apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo. Disputado desde 1985, o GP Brasil já teve como sede, além de São Bernardo, também São Paulo, Rio de Janeiro e Belém.

Uma das estrelas do GP e do Troféu Brasil Caixa, sem dúvida, será o campeão olímpico Thiago Braz da Silva, que no dia 15 de agosto do ano passado, no Estádio do Engenhão, no Rio de Janeiro, ganhou a medalha de ouro no salto com vara, quebrando o recorde olímpico, com 6,03 m. Thiago Braz competirá pelo Pinheiros (SP).

A CBAt divulgou ainda o Programa-Horário da competição, que será aberto com a qualificação masculina do lançamento do martelo, marcada para as 08 horas do dia 9. A final do revezamento feminino do 4x400 m fechará o evento às 16:55 do dia 11.

No ano passado, também na Arena Caixa, o Pinheiros encerrou uma série de 14 conquistas consecutivas da BM&FBovespa (agora B3 Atletismo), equipe com sede em São Caetano do Sul.

O título do Pinheiros foi confirmado na última prova, o revezamento 4x400 m masculino, quando a equipe da capital paulista superou a BM&FBovespa, e virou o placar, alcançando 463 pontos (139 no masculino e 324 no feminino), contra 460,5 pontos (239 no masculino e 221,5 no feminino). Em terceiro lugar ficou a Orcampi Unimed, de Campinas, com 257,5 pontos - 145,5 no masculino e 112 no feminino.

Brasil disputa a Copa Pan-Americana de Marcha Atlética

Fonte: CBAt
Com seis representantes - um para cada prova, o Brasil disputa neste sábado (dia 13) e domingo (14) a Copa Pan-Americana de Marcha Atlética, em circuitos de 1 e de 2 km a serem montados na Avenida José Larcos, em Miraflores, um dos distritos de Lima, no Peru. A competição reunirá 148 atletas - 86 homens e 62 mulheres, representando 17 países filiados à Associação Pan-Americana de Atletismo (APA).


A prova dos 20 km masculina abrirá o evento às 07 horas (09 horas de Brasília), com o maior número de participantes: 40. A prova terá também a maior atração da competição: o brasileiro Caio Bonfim, quarto colocado nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, e um dos favoritos para alcançar um lugar no pódio.



"O Caio está em evolução durante a temporada e o objetivo é chegar à melhor forma no Mundial de Londres, em agosto. Os seus resultados estão consistentes e a expectativa é de uma boa atuação em Lima", comentou João Sena, pai e treinador do marchador, responsável também pela Seleção Brasileira no Peru.



Um exemplo da boa fase de Caio Bonfim foi a conquista da medalha de ouro na etapa chinesa do Circuito Mundial de Marcha Atlética da IAAF, no último dia 15 de abril, em Taicang, com o tempo de 1:22:16. Com o resultado, ratificou o índice para o Mundial (1:24:00).



Pela lista de inscritos no site da APA, Caio terá adversários fortes como o guatemalteco Erick Barrondo, vice-campeão olímpico em Londres 2012, e o colombiano Eider Arevalo, um dos melhores atletas da América do Sul. 



O Brasil será representado ainda no masculino por José Alessandro Bagio, nos 50 km, e Murilo Coutinho Ribeiro, nos 10 km Sub-20. No feminino, a equipe terá Liliane Priscila Barbosa, nos 20 km, Nair da Rosa, nos 50 km, e Tatiana de Morais Pereira, nos 10 km Sub-20.



A delegação desembarcou na tarde de quinta-feira (11) na capital peruana e treinou na sequência. Para esta sexta-feira (12), está previsto o reconhecimento do circuito e o Congresso Técnico, quando serão confirmadas as inscrições dos atletas por prova.