EMFCA leva para o Rio o título do Brasileiro Caixa Sub-20 de Atletismo

Fonte: CBAt

O clube da Escola Municipal Francisco Caldeira de Alvarenga (EMFCA), do Rio de Janeiro, surpreendeu e conquistou o título do Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-20, na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo (SP).

A equipe somou 225 pontos na classificação geral durante os três dias do evento, superando a favorita Orcampi Unimed, de Campinas (SP), com 209. O Centro Olímpico (SP), campeão de 2016, terminou em terceiro lugar, com 166 pontos, seguida de ASA Sorriso (MT), com 114,33, e de IEMA e Pinheiros (ambos de São Paulo), com 93 pontos.

A EMFCA foi campeã também da categoria feminina, com 186 pontos, enquanto o Centro Olímpico ganhou na categoria masculina, com 120 pontos.

No quadro geral de medalhas, São Paulo conquistou 62 pódios, sendo 21 de ouro, 20 de prata e 21 de bronze. Rio de Janeiro ficou na segunda colocação, com 14 (sete, cinco e duas), seguido do Rio Grande do Sul, com 7 (quatro, três e zero).

Num clima de festa, as provas deste domingo à tarde serviram para confirmar a força de vários atletas. Vitoria Sena Alves (Orcampi Unimed-SP), por exemplo, que havia vencido o salto em distância, com 6,06 (1.4), conquistou também a medalha de ouro nos 100 m com barreiras, com 13.72 (2.00), novo recorde do Campeonato.

A paulistana havia superado o recorde anterior nas semifinais da manhã deste domingo, ao correr a prova em 13.93 (0.7). A melhor marca era de Laís Serinoli Rodrigues, com 14.01, desde 2015. "Tenho certeza de que posso ser mais rápida e vou fazer tudo para isso", prometeu.

Nos 1.500 m, Pietra Ornelas da Silva (Sogipa-RS), que ganhou o ouro no sábado pela manhã nos 800 m, venceu a prova neste domingo, com 4:37.38. "Estou me despedindo do juvenil este ano e é sempre bom sair com vitórias", lembrou a gaúcha.

Já Fabielle Samira Ferreira (ASA Sorriso) era só alegria após vencer o lançamento do dardo, com 50,27 m, novo recorde do torneio e índice para o Pan-Americano de Trujillo, em julho, no Peru. "Não esperava nem a vitória, imagina o recorde e o índice", comentou a atleta, que ainda defenderia a equipe nos revezamentos 4x100 m e 4x400 m. "Estou extremamente feliz com tudo o que está e acontecendo", concluiu.

Quem bateu o recorde do torneio e obteve índice para o PAN foi Pedro Henrique Rodrigues (ELJINN-AM) no lançamento do dardo, com a marca de 68,78 m. O anterior era de 68,28 m desde de 2011 e pertencia a Paulo Enrique Alves da Silva.

Nos 110 m com barreiras, Vitor Matheus Souza (CRIA Lavras-MG) levou a vitória com 13.78 (1.9) e bateu o recorde da prova no evento, que era de 13.80 e pertencia a Matheus Nunes Rocha desde 2013. "O resultado me deixa mais animado ainda para treinar e tentar melhorar os resultados", comentou o atleta, que treina com Marcelo Lima, no Conjunto Desportivo do Ibirapuera, em São Paulo.

Os melhores da competição

O paulista Daniel Ferreira do Nascimento (Orcampi Unimed-SP), campeão dos 5.000 e dos 10.000 m, novo recordista das duas provas da competição, e a mato-grossense Mirieli Estaili da Silva Santos (ASA Sorriso-MT), medalha de ouro no salto triplo, foram eleitos como os melhores atletas do Campeonato pela Comissão de Treinadores apontada no Congresso Técnico do evento, realizado na última quinta-feira (6), em São Bernardo.

Daniel Nascimento, com o tempo de 30.07.74, obtido na sexta-feira, ocupa o quarto lugar no Ranking Mundial da categoria sub-20 nos 10.000 m. Já Mirieli, com a marca de 13,02 m (0.2),está em sétimo lugar no Ranking da IAAF.

Todos os campeões do evento, assim como os atletas que estejam com a melhor colocação entre os três primeiros colocados no Ranking Sul-Americano, serão convocados nos próximos dias para integrar a Seleção Brasileira que participará do Sul-Americano Sub-20, marcado para os dias 3 e 4 de junho, na cidade de Georgetown, na Guiana.

Lorraine quebra recorde no Brasileiro Caixa Sub-20

Fonte: CBAt
A velocista carioca Lorraine Barbosa Martins (EMFCA-RJ) deixou mais uma vez a sua marca no Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-20, que começou na manhã sexta-feira (dia 6) e termina na tarde deste domingo (9), na Arena Caixa - Centro de Atletismo Osvaldo Terra, em São Bernardo do Campo (SP). 

Aos 17 anos, completados no último dia 4, ainda na categoria abaixo, ela venceu os 200 m, com a marca de 23.65 e superou o recorde do torneio que era de Barbara Leoncio desde 2010, com 23.73. Com o resultado, ratificou o índice para o Campeonato Mundial Sub-18, que será disputado em julho, em Nairóbi, no Quênia. Ela já tem a marca exigida também nos 100 m, prova em que ganhou também a medalha de ouro em São Bernardo, na última sexta-feira.

"Estou muito feliz com os resultados e agora é focar nas próximas competições. Consegui os melhores resultados de minha vida e sinto que posso ser ainda mais rápida", disse, animada, a atleta treinada por Neusa Aparecida do Amaral. "Meu grande objetivo é brigar por uma medalha no Mundial do Quênia", completou.

Como a meta dos torneio de base é revelar talentos, outro grande destaque apresentou-se nos 200 m masculino. Derick de Souza Silva (Pinheiros-SP), assim como fez nos 100 m, venceu a final deste domingo com 20.eta85 (0.7), novo recorde do Campeonato. O anterior era dele mesmo, com 20,88 (1,2), estabelecido das eliminatórias de sábado.

"Duas provas, dois recordes, não tenho do que reclamar. Claro que a gente quer sempre mais. Queria os índices para o Pan-Americano do Peru, mas acho que isso é questão de tempo", disse o atleta treinado por Felipe de Siqueira. "Vou tirar três dias de folga para rever minha família no Rio e já retomo os treinos para as próximas competições", comentou.

Na final dos 200, Arielton Costa dos Santos (ASA Sorriso-MT) ganhou a medalha de bronze, com 21.45 e alcançou o índice para o Mundial Sub-18 de Nairóbi. Ele já havia conseguido a marca nos 100 m na sexta-feira.

Outro recorde da competição foi batido nas semifinais dos 100 m com barreiras, com Vitoria Sena Batista Alves, com 13.93 (0.7), na primeira série. O recorde anterior era de Lais Serinoli Rodrigues, com 14.01, desde 2015.

Já no salto triplo, Mirieli Estaili Santos (ASA Sorriso-MT) conquistou a medalha de ouro, com a marca de 13,02 m (0.2). Com isso, alcançou o índice exigido para o Pan-Americano de Trujillo, de julho, no Peru.

A pedido das atletas, a organização do Brasileiro Caixa antecipou a realização dos 800 m, última prova do heptatlo, da etapa da tarde para o período da manhã. Roberta Almeida dos Santos (EMFCA-RJ) foi a campeã, com 4.743 pontos.

De acordo com a treinadora Liliana Adiers Lohmann, a evolução de Roberto e da vice-campeã Joyce Barros da Costa (EMFCA) tem com o fato de estarem treinando no Centro Nacional de Treinamento de Atletismo (CNTA), na Comissão Desportiva da Aeronáutica, no Campo dos Afonsos. "Além de termos instalações perfeitas, contamos com o apoio de uma equipe multidisciplinar, com nos ajuda o tempo todo", disse.

Após cinco das seis etapas previstas, Orcampi Unimed lidera a competição na classificação geral, com 144 pontos. EMFCA (RJ) está em segundo lugar, com 134, seguido do Centro Olímpico (SP), com 120.

O Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-20 reúne mais de 750 atletas de 122 clubes, de 21 Estados e do Distrito Federal, numa verdadeira festa dos jovens talentos do esporte.

Todos os campeões do evento garantem vaga na Seleção Brasileira que participará do Sul-Americano da categoria, marcado para os dias 3 e 4 de junho, na cidade de Georgetown, na Guiana.