CBAt apresenta Projeto de Atletismo Escolar a Secretários de Esporte

Apresentar aos responsáveis pela área esportiva dos Governos Estaduais um projeto para levar o Atletismo às escolas. Esse é o principal objetivo da reunião dos membros da Assembléia Geral da Confederação Brasileira de Atletismo com Secretários de Esporte, marcada para Manaus. O encontro acontece um dia depois da Assembléia Geral da CBAt, que também será realizada no Cesar Business Hotel, na capital Amazonense.

Nos encontros anteriores promovidos com secretários de esporte, várias conquistas foram obtidas para facilitar o trabalho das Federações Filiadas em seus Estados, como a cessão de local para funcionamento das Entidades, convênios para a realização de certames estaduais e ainda no deslocamento de seleções.

"A presença dos Secretários é importante", explica o presidente da CBAt, Roberto Gesta de Melo. "Muitos falam, com razão, que é fundamental introduzir a prática esportiva nas escolas. Diversas vezes fiz esta proposta aos órgãos governamentais. Temos um projeto fácil de implementar - o MINI-ATLETISMO, desenvolvido pela IAAF e na versão em português adaptado à situação brasileira", prossegue Gesta.

"Vamos entregar aos Secretários uma CARTILHA, com explicação detalhada para o desenvolvimento do Mini-Atletismo, que é voltado para crianças de 7 a 12 anos. Praticamente não há custo, basta um espaço para que as crianças tenham acesso à iniciação ao Atletismo, que é o esporte-base e, por isso mesmo, servirá também para os que posteriormente preferirem se dedicar a outras modalidades. Todo professor estará, com a Cartilha, em condições de orientar seus alunos a produzir o material necessário. É também uma atividade lúdica e de educação ambiental", complementa o dirigente
.
Assembléia da CBAt aprova limitação de mandatos a uma reeleição

A Assembléia Geral da Confederação Brasileira de Atletismo, reunida em Manaus, aprovou mudanças estatutárias por proposta da Presidência da Entidade.

Foi aprovado que Presidente e Vice-Presidente poderão ser reeleitos apenas uma vez. Também se decidiu que a eleição se dará por voto secreto e que as Assembléias Ordinárias anuais da CBAt acontecerá sempre na segunda sexta-feira de fevereiro.

Ainda foi aprovada a antecipação da eleição do próximo Presidente para a Assembléia Geral de 2012, com a posse na Assembléia de 2013 (sempre na segunda sexta-feira de fevereiro). A proposta teve o voto de 39 dos 42 presentes - 27 Federações, cinco clubes, oito medalhistas olímpicos, um representante dos treinadores e um dos árbitros (votaram contra os representantes do Rio de Janeiro, Santa Catarina e Distrito Federal). "Essa decisão é importante para fazer uma boa transição", disse Gesta.

"Este é mais um momento especial", falou o Presidente Roberto Gesta de Melo. "É importante que nossa Assembléia conte com a essência do esporte, ou seja, os atletas que elevaram o nome do País, os medalhistas olímpicos. Assim, não temos apenas os 27 presidentes das Federações filiadas, mas os atletas, os clubes que mais pontuaram no Troféu Brasil, além de representantes dos treinadores e dos árbitros", lembrou o Presidente.

"E tudo o que fazemos, obedece aos pontos estabelecidos pelo IV Fórum Atletismo do Brasil, que reuniu mais de 150 atletas, treinadores e dirigentes, em São Paulo", concluiu o dirigente.

Os membros da Assembléia Geral terão encontro com secretários de esporte. Na ocasião, a Confederação apresentará o projeto Mini-Atletismo, para crianças de 7 a 12 anos, uma forma de levar a prática esportiva à Escola.