Gatlin e Rosangela vencem o Desafio Mano a Mano


Fonte: CBAt
Sob sol forte e apoio da torcida, o velocista norte-americano Justin Gatlin venceu neste domingo (dia 1º), com o tempo de 10.52, o 5º Desafio Mano Mano, disputa de 100 m, realizada em uma pista montada no Jockey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro. O atual campeão mundial esbanjou simpatia, brincou com o público, correu com as bandeiras do Brasil e dos Estados Unidos e ainda dançou. 

Paulo André de Oliveira (Pinheiros), atual campeão brasileiro absoluto e ainda juvenil, foi segundo colocado com 10.57. Sorridente, participou das dancinhas na pista, para alegria da torcida que foi assistir ao evento, que teve aval da Conferação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Nas outras provas do dia, vitória da recordista sul-americana dos 100 m Rosangela Santos, no feminino, e de Petrucio Ferreira, na prova paralímpica.

"Fiquei feliz em competir no Mano a Mano. Adoro este evento. Estou muito empolgado. Para o futuro, sigo treinando firme. Quero chegar bem ao Mundial em 2019 e buscar uma medalha de ouro nos Jogos de Tóquio, em 2020", disse Gatlin.

Justin Gatlin cruzou a linha de chegada em 10.52 numa final apertada contra o brasileiro Paulo André que ficou com a segunda colocação (10.57), seguido pelo norte-americano Isiah Young (10.65) e pelo brasileiro Bruno Lins (10.80). 

Na prova feminina, Rosangela (Pinheiros) terminou com o tempo de 11.63. Com a vitória, a velocista carimba o tricampeonato do Desafio Mano a Mano. Andressa Fidelis (ASA São Bernardo) ficou em segundo (12.13), seguida por Franciela Krasucki (Pinheiros), com 12.80.

Resultados Mano a Mano 2017

Masculino
1-Justin Gatlin - 10.52
2-Paulo André de Oliveira - 10.57
3-Isiah Young - 10.65
4- Bruno Lins - 10.80

Feminino
1-Rosângela Santos - 11.63
2-Andressa Fidelis - 12.13
3-Franciela Krasucki - 12.80

Centro Olímpico é pentacampeão do Brasileiro Caixa Sub-16 de Atletismo

Fonte: CBAt
O Centro Olímpico, de São Paulo, conquistou o quinto título do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16 de Atletismo, encerrado na tarde deste domingo (dia 1º), no Centro de Formação Olímpica do Nordeste, em Fortaleza (CE). 

A equipe paulistana trouxe apenas 12 atletas - seis no masculino e seis no feminino - para a competição, o que foi suficiente para conquistar os 101 pontos que levaram ao título. 

Um dos destaques da equipe foi Matheus Flores, que venceu o pentatlo e o salto com vara neste domingo. Só o atleta, nas duas provas, somou 39 pontos. "Entrei muito focado na vitória, queria muito conquistar o primeiro lugar. Melhorei minhas marcas nas barreiras e no salto em altura. Agora vamos começar a pensar no decatlo, na categoria sub-18", afirmou o campeão. 

Em segundo lugar, ficou o Asempar/Paranavaí-PR com 84,5 pontos. O Cantão Atletismo-MT foi o terceiro com 79 pontos. No geral, 73 clubes colocaram atletas no pódio. 

Na primeira prova deste domingo, os 75 m feminino, mais uma medalha para Bárbara Rodrigues da Cunha (APCEF-MG). A velocista, que já havia vencido os 80 m com barreiras, fez 9.55 para vencer e superar Geovania Santana (Instituto Vicente Lenilson-MT), com 9.61, e Ana Cecilia de Oliveira (ABDA Atletismo-SP), com 9.64. "Sempre gostei de correr, mesmo quando fazia ginástica, estou satisfeita com os resultados", afirmou. 

Os mato-grossenses Eric Vitor Campos da Silva (ASA-Sorriso) e Arielly Kailayne Rodrigues (RAAEI) foram eleitos os melhores atletas do torneio pela comissão de treinadores eleita no Congresso Técnico. Eric, o Boltinho, venceu os 100 m com barreiras e estabeleceu novo recorde do campeonato, já Arielly foi campeã do salto em altura. 

"A parceria com a Sesporte é fundamental para a realização deste importante evento para o Ceará e para o Nordeste. Por isso, agradecemos o apoio secretário Euler Barbosa e do secretário adjunto Wilame Alencar", disse Jerry Welton Barbosa Gadelha, presidente da FCAt.

Paulo Germano Maciel, vice-presidente administrativo financeiro do CBC também exaltou a importância do evento. "Essa parceria é fundamental para desenvolver o esporte. O clube é o caminho para que o recurso chegue até o atleta, e é neste ponto que entramos", afirmou. 

São esses jovens atletas, que poderão, no futuro, representar o Brasil em grandes competições. Eles são a base do Atletismo, quanto maior o número de praticantes, mais talentos iremos encontrar", afirmou Georgios Hatzidakis, gerente de Comunicação Digital, representante da CBAt. 

Treze finais agitam terceira etapa do Brasileiro Caixa Sub-16 de Atletismo

Fonte: CBAt
A manhã deste domingo (dia 1º) foi agitada no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), em Fortaleza (CE), com a disputa de 13 finais na terceira etapa do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16 de Atletismo, para atletas de 13 a 15 anos. 

Nos 100 m com barreiras masculino, Eric Vitor Campos da Silva, o Boltinho, do ASA-Sorriso (MT), conquistou o bicampeonato da prova e ainda quebrou o primeiro recorde da competição ao fechar a prova com 12.82 (vento de 1.0). O recorde anterior era de Allison Silveira Pereira, de 12.98, feito em 2012. "Estou feliz com o resultado, faço Atletismo desde os 10 anos, na escola, e espero melhorar a cada temporada", disse o novo recordista, que treina com Marcos Vieira. 

Eric Vitor, campeão e recordista brasileiro estudantil dos 100 m com barreiras, participou este ano do Prêmio Brasil Olímpico, organizado pelo COB, no Rio, sendo homenageado como o destaque dos Jogos Escolares 2016 (12-14 anos).

Em segundo ficou Henrique Silva Malheiros (Instituto Vicente Lenilson-MT), com 14.20, seguido por Mateus da Silva Dantas (AESC-RN) com 14.27. A premiação da prova foi feita pelo Secretário Executivo da Sesporte, Alcides Feitosa. 

Na prova feminina, os 80 m com barreiras, Bárbara Rodrigues da Cunha (APCEF-MG) venceu com 11.81 (vento de 0.8). Stefany Beatriz da Silva (ASEMPAR-PR) com 12.22 e Geisiane de Souza Costa (APADA-MT) com 12.61 completaram o pódio. "Esperava fazer uma marca mais fraca, estava um pouco tensa antes da prova, então fiquei surpresa quando vi o resultado", afirmou a campeã, orientada por Roberto de Santis, e que antes de praticar Atletismo passou também pela ginástica artística. 

Arielly Rodrigues (RAAEI-MT) não teve dificuldades para vencer o salto em altura. A saltadora, que entrou como favorita, já que liderava o Ranking com 1,75 m, entrou na prova quando várias atletas já haviam encerrado a participação. A mato-grossense, de 14 anos, saltou 1,70 m para vencer. "Fiquei surpresa com o resultado porque não consegui treinar tanto, mas estou feliz", disse. 

Giovana Pereira da Silva (IPEC-PR) com 1,54 m e Siloe Guilherme (CEMEAES-RJ) com 1,48 m ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugares. 

Por equipes, a Sogipa ainda lidera, com 60 pontos, mas o Centro Olímpico encostou com os resultados da terceira etapa e agora soma 56 pontos, seguida pela Asempar/Paranavaí com 39,5. 

Mais três campeões definidos no Brasileiro Caixa Sub-16 de Atletismo

Fonte: CBAt
Na segunda etapa do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16 de Atletismo, realizada na tarde e noite deste sábado (dia 30), no Centro de Formação Olímpica (CFO), em Fortaleza (CE), foram definidos mais três campeões. 

No salto triplo feminino, o título ficou com a estreante na prova, Ana Luiza do Nascimento, do CE3, de Ceilândia (DF), com 11,40 m (0.9). "Foi a primeira vez que fiz o triplo em uma competição, antes só fazia o salto em distância. Mas agora já me apaixonei, quero continuar fazendo as duas provas e ainda quero tentar as barreiras ano que vem", afirmou a campeã, que treina com Nildomar Passos. 

Camila Fermino Barbosa (FECAM-PR) foi a segunda colocada, com 10,54 m (3.0). Emily Lima (LDG-RN) completou o pódio com 10,46 m (1.4).

Na prova masculina, vitória de Ryan Rodrigues Mendes (Sogipa-RS), com 13,52 m (4.3 m/s). "Não esperava que fosse ser tão difícil, foi uma prova longa, com muitos atletas, mas estou feliz com o resultado. Agora já vamos começar a pensar na próxima temporada", afirmou o atleta logo após receber a medalha. O saltador, que a partir do ano que vem competirá na categoria Sub-18, treina com José Loureiro Gomes, o Arataca. 

Guilherme Alves (Abra-Bragantina-SP) com 13,46 m (-0.9) e Luiz Victor de Souza (ASA-Sorriso-MT) com 13,44 m (2.5) foram, respectivamente, segundo e terceiro colocados. 

Na última final da noite, o lançamento do martelo feminino, Larissa Vitória Fraga (Sogipa-RS) conquistou a vitória apenas na quinta tentativa, quando lançou 47,02 m e superou Ana Clara Balbueno (ASEMPAR/Paranavaí-PR), que liderava a prova, e terminou na segunda colocação com 45,91 m. Lorena Vitoria Costa, também do ASEMPAR, foi a terceira com 40,24 m. 

Por equipes, a Sogipa lidera com 37 pontos, seguida pela ASEMPAR, com 16. A CE3 é a terceira com 13. 

Neste domingo, último dia da competição, serão realizadas 29 provas finais. A etapa começa às 7 horas, com a disputa dos 3.000 m da marcha feminina, já a última prova será o revezamento 4x75 m masculino, às 18:20. 


Primeira medalha do Brasileiro Caixa Sub-16 é da AABLU

Fonte: CBAt
Uma das provas de maior destaque no Brasil na atualidade, a marcha atlética abriu o programa da 8ª edição do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16 de Atletismo, que está sendo realizado no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), em Fortaleza, no Ceará.

Sob sol e forte calor, na casa nos 30º C, o catarinense de Blumenau Bruno Lorenzett Nascimento (AABLU-SC), de 15 anos, conquistou a primeira medalha da competição, na manhã deste sábado (dia 30) ao completar a prova em 25:00.66. "Comecei na marcha atlética este ano e já consegui minha primeira vitória no Brasileiro", disse o atleta que treina com Ivo da Silva, um dos principais treinadores da prova no Brasil.

Líder do Ranking Brasileiro da categoria, Bruno, que agora segue para a categoria sub-18, quer prosseguir na modalidade e se inspira em grandes atletas para conseguir bons resultados no futuro. "Admiro muito o Caio Bonfim, que tem feito bons resultados, o Matheus Gabriel, marchador da minha cidade, e claro, no meu pai Sandro Nascimento, que foi marchador dos 50 km", completou. 

A segunda colocação ficou com Isaac Rodrigues de Andrade (CASO-DF), com 26:27.88, já o terceiro foi Thalys Vinicius Goes (ABDA Atletismo-SP), com 26:42.82.

Na outra final, o lançamento do martelo masculino, Vinicius Adriano Biasoli (PM Colombo-PR), de 14 anos, que começou a prova na terceira colocação do Ranking, surpreendeu e venceu com 51,11 m. "Estava fazendo bons resultados nos treinos, próximo de 57 metros, mas estou satisfeito com o resultado. Ano que vem espero estar nas seleções brasileiras", afirmou o campeão. José Juliano Teodoro (Instituto Foz-PR) ficou em segundo, com 47,73 m, seguido por Daniel Raduenz (Pomedore-SC), com 47,21 m.

Com a participação de 651 atletas de 104 clubes de 22 Estados e do Distrito Federal, as disputas seguem na tarde deste sábado, com outras três finais: salto triplo feminino e masculino e lançamento do martelo feminino.



O grande campeão completaria 90 anos hoje



Fonte: CBAt
O paulistano Adhemar Ferreira da Silva nasceu em 29 de setembro de 1927. Primeiro sul-americano a ser bicampeão olímpico em prova individual, cinco vezes estabeleceu o recorde mundial do salto triplo. Foi bicampeão olímpico, tricampeão dos Jogos Pan-Americanos, o primeiro triplista a superar a barreira dos 16 metros (fez 16,51 m no Rio de Janeiro, em 1951). Tudo isso na década de 1950.

Além das conquistas nas pistas, Adhemar foi bem longe. Ele era poliglota, formado em Direito, Belas Artes, Relações Públicas e Educação Física. Foi comentarista esportivo em jornal, rádio e TV, adido cultural do Brasil na Nigéria. Participou do filme "Orfeu Negro", do diretor francês Marcel Camus - baseado em peça de Vinícius de Moraes -, vencedor da Palma de Ouro em Cannes, do Globo de Ouro e do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1959.

A porta de entrada para o sucesso, porém, foi nos estádios. Com estilo elegante, foram inesquecíveis as duas medalhas de ouro conquistadas nos Jogos Olímpicos de Helsinque em 1952 e Melbourne 1956. Na primeira, após superar quatro vezes seu recorde mundial anterior e chegar a 16,22 m. Na Austrália, subiu novamente ao topo do pódio com 16,35 m, recorde olímpico. Ganhou o PAN em Buenos Aires 1951, México 1955 e Chicago 1959. Na Cidade do México fez a melhor marca da vida (16,56 m).

Adhemar iniciou a carreira em 1946, aos 18 anos, quando, após receber algumas explicações básicas, saltou 12,90 m e impressionou até o exigente técnico Dietrich Gerner, do São Paulo FC, que o convidou para defender o Tricolor.

Em 3 dezembro de 1950, em São Paulo, Adhemar marcou 16,00 m e igualou o recorde mundial do japonês Naoto Tajima, de 1936. Em 30 de setembro de 1951, um dia após completar 24 anos, conseguiu 16,01 m, na pista do Fluminense, no Rio de Janeiro, e tornou-se recordista absoluto.

Adhemar Ferreira da Silva morreu no Hospital Santa Isabel, em São Paulo, a 12 de janeiro de 2001, aos 73 anos. Antes, recebeu a "Ordem do Mérito Olímpico", do COI, e inúmeros títulos honoríficos em países como Finlândia, Japão, Austrália, além de entrar para o Hall of Fame da IAAF em 2012.

"Adhemar é um orgulho para o Atletismo do Brasil, seus feitos serão sempre lembrados", disse o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho.