Centro de Excelência da Baixada têm 13 atletas entre os
10 primeiros do ranking nacional



Jovens talentos da região da baixada santista estão firmando seu espaço no atletismo graças ao Centro de Excelência Esportiva (CEE), projeto da Federação Paulista de Atletismo (FPA) em parceria com a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo. Treze dos 30 integrantes do núcleo do litoral, já fazem parte do ranking nacional em suas categorias em apenas um ano de projeto nas Cidades de Cubatão e Praia Grande.

“Hoje podemos destacar jovens como Luca da Silva, medalhista no Sul-Americano Escolar aos 13 anos, Thiago Nogueira, que compete nos 400m com barreira é o quarto no ranking brasileiro sub-23, e a Larissa Seraphim, campeão no lançamento de martelo do torneio FPA, realizado no dia 31 de março. Estamos direcionando eles totalmente para o alto rendimento”, comenta Carlos Alberto Félix, mais conhecido como Bacalhau, Coordenador do núcleo.

Segundo o coordenador, a estrutura que eles encontram no litoral é essencial para o desenvolvimento desses talentos. Os locais tem boas condições para prática da modalidade, a FPA cede todo material de treino, eles recebem lanche e o vale transporte é oferecido pelos três clubes federados onde foram selecionados os 30 jovens – Brasil FC/FUPES, C.A. de Praia Grande e E.C. Cubatão.
Com todo esse apoio e o bom desempenho constante, a meta deste ano é ter pelo menos dois representantes no Mundial Juvenil, apostamos principalmente no Thiago e na Larissa, integrar o maior numero de atletas na Seleção Paulista juvenil e menor, ter  alguns atletas classificados para participar no Troféu Brasil”, explica Bacalhau.
Os meninos e meninas, com faixa etária de 14 a 22 anos, que integram o CEE-BS são treinados pelos professores Sanderlei Parrela, Luis Rogério, Flávio Barbosa e Wagner Pereira.