Campeões do GP disputam o Troféu Brasil Caixa de Atletismo

Fonte: CBAt
Os nove brasileiros que venceram as suas provas no Grande Prêmio Brasil, estão confirmados para a disputa da principal competição interclubes da América Latina: o Troféu Brasil Caixa de Atletismo, que começa na sexta-feira (9) e vai até domingo (11), na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo (SP).

Entre estes destaques está o catarinense Darlan Romani (B3 Atletismo), que bateu os recordes brasileiro e sul-americano do arremesso do peso, com a marca de 21,82 m. A melhor marca anterior brasileira era de Darlan, com 21,02 m, obtida com o 5º lugar na Olimpíada do Rio. Já o recorde sul-americano pertencia ao argentino Germán Lauro, com 21,26 m, desde 2013.

Os outros campeões do GP Brasil confirmados no Troféu Brasil são: Augusto Dutra Silva de Oliveira (Orcampi Unimed), no salto com vara Jessica Carolina Alves dos Reis (Orcampi Unimed), no salto em distância Fabiana dos Santos Moraes (Pinheiros), nos 100 m com barreiras Fernando Carvalho Ferreira (B3), no salto em altura Mateus Daniel Adão de Sá (Pinheiros), no salto triplo Altobeli Santos da Silva (Pinheiros), nos 3.000 m com obstáculos Vitoria Cristina Silva Rosa (B3), nos 200 m e Paulo André Camilo de Oliveira (Pinheiros), nos 100 m.

Thiago Braz - No GP Brasil, o campeão olímpico Thiago Braz (Pinheiros) ficou em segundo lugar no salto com vara, com 5,40 m. Para a final do Troféu Brasil, marcada para as 14 horas de domingo, ele espera um resultado melhor. "O objetivo é saltar mais alto a cada competição. Com a sequência, tenho certeza que essa irregularidade vai ser superada", comentou o atleta, que terminou a temporada 2016 como líder do Ranking Mundial da IAAF, com 6,03 m.

A CBAt já divulgou o novo Programa-Horário da competição, que será aberto com os 100 m do decatlo, às 09 horas da sexta-feira. 
A final do revezamento masculino do 4x400 m fechará o evento às 17 horas de domingo. O Programa-Horário definitivo será confirmado após o Congresso Técnico, marcado para as 15 horas desta quinta-feira (8), no Auditório do Céu Regina Rocco Casa, que fica na Rua Tiradentes, 1853 (ao lado da Arena Caixa).

No ano passado, também na Arena Caixa, o Pinheiros encerrou uma série de 14 conquistas consecutivas da BM&FBovespa (agora B3 Atletismo), equipe com sede em São Caetano do Sul.

O título do Pinheiros foi confirmado na última prova, o revezamento 4x400 m masculino, quando a equipe da capital paulista superou a BM&FBovespa, e virou o placar, alcançando 463 pontos (139 no masculino e 324 no feminino), contra 460,5 pontos (239 no masculino e 221,5 no feminino). Em terceiro lugar ficou a Orcampi Unimed, de Campinas, com 257,5 pontos - 145,5 no masculino e 112 no feminino.

Brasil mantém hegemonia no Sul-Americano Sub-20

Fonte: CBAt

A Seleção Brasileira confirmou seu favoritismo e conquistou mais uma vez o título do Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Atletismo, disputado no último fim de semana, no Estádio de Leonora, em Georgetown, na Guiana. 

A equipe dominou a competição, que reuniu atletas até 19 anos de 11 países da área da IAAF, e comemorou os títulos de campeã no masculino e no feminino e, por consequência, na classificação geral. O Brasil levou o Troféu de campeão geral, com 287 pontos, seguido da Guiana, com 198, e da Colômbia, com 165.

No masculino, os brasileiros somaram 181 pontos, seguidos dos representantes da Guiana, com 103, e da Colômbia, com 82 pontos. Já as meninas totalizaram 106 pontos. Guiana também foi vice-campeã, com 95, e a Colômbia terminou em terceiro, com 83 pontos.

No quadro geral de medalhas, o Brasil conquistou 32, sendo 18 de ouro, 11 de prata e três de bronze. O Equador ganhou seis ouros, duas pratas e um bronze, enquanto a Colômbia garantiu cinco ouros, sete pratas e seis bronzes.

O Brasil participou do evento com uma delegação de 30 atletas, selecionados no Campeonato Brasileiro Caixa, realizado em abril, em São Bernardo do Campo (SP). Foram convocados os campeões do torneio que estavam no dia 9 de abril entre os três primeiros lugares no Ranking Sul-Americano da categoria.

"Gostaria de parabenizar todos os integrantes da delegação pelo grande sucesso alcançado, pela disciplina e empenho demonstrado na representação de nosso esporte", disse Warlindo Carneiro da Silva Filho, vice-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

A Seleção Brasileira participou do Campeonato Sul-Americano Sub-20 dentro do Programa Caixa de Competições da CBAt.