Circuito Mundial de Marcha Atlética

Erica Sena é campeã da etapa de Monterrey



Fonte: CBAt
A pernambucana Erica Rocha de Sena subiu ao ponto mais alto do pódio na terceira etapa do Circuito Mundial de Marcha Atlética, disputada em Monterrey, no México, disputada neste domingo (dia 19).

Erica foi a campeã dos 20 km, com a marca de 1:32:07, uma semana depois de ganhar a medalha de prata na etapa de Ciudad Juárez, também no México e igualmente válida pelo Circuito Mundial da IAAF.


Atleta da BM&FBovespa, sétima colocada na Olimpíada do Rio 2016, Erica teve a companhia do treinador e marido Andrés Chocho.

Também atleta, ele foi o segundo colocado nos 50 km, com 3:47:36, atrás do campeão, o canadense Evan Dunfee, com 3:46:22. Nos 20 km masculino, vitória de outro atleta do Canadá: Benjamin Thorne, com 1:24:52. O catarinense Jonathan Rieckmann (AABLU-SC) não completou o percurso.

 Brasileira Mirela de Andrade 

vence Sul-Americano de Maratona no Chile

Fonte: CBAt

A brasileira Mirela Saturnino de Andrade deu ao País o título do Campeonato Sul-Americano de Maratona, disputado na manhã deste domingo na cidade de Temuco, no Chile. "Mirela - Projeto Atletismo Campeão-PE - fez os 42,195 km da prova em 2:44:43, novo recorde do percurso", informou o treinador da equipe brasileira, Celso Ficagna.

Completaram o pódio a peruana Rosa Romero Davila, medalha de prata com 2:49:53, e a argentina Adela Barrios, bronze com 2:50:50.

No masculino, a vitória foi do chileno Enzo Yañez Johnson, com 2:18:30. O segundo colocado foi o paraguaio Derlys Ayala Sánchez, com 2:18:54, e o terceiro, o chileno Manuel Cabrera Leal, com 2:20:11. O representante do Brasil, Franck Caldeira de Almeida, "parou na altura do km 35", informou Celso Ficagna.

O Brasil participou do Campeonato Sul-Americano de Maratona com recursos do Programa Caixa de Seleções, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), patrocinada pela Caixa Econômica Federal.

Damião é campeão em Montevidéu e Valdilene é vice


Fonte: CBAt
O Brasil obteve dois bons resultados no Campeonato Sul-Americano, disputado neste fim de tarde em Montevidéu, no Uruguai. No masculino, Damião Ancelmo de Souza ganhou a medalha de ouro e no feminino Valdilene dos Santos Silva levou a de prata.

Para dar o título da competição ao Brasil, Damião Ancelmo (IICB-RJ) fez os 21,1 km da prova em 1:05:51. Completaram o pódio dois corredores uruguaios: Martin Cuestas foi o vice-campeão com 1:06:02 e Nicolas Cuestas ganhou o bronze, com 1:06:06.


No feminino, Valdilene dos Santos Silva (Pinheiros-SP) fez a prova em 1:15:53 para garantir o 2º lugar. Duas peruanas ficaram com o título e o 3º lugares: respectivamente Clara Conchanya, ouro com 1:15:39, e Rocio Cantara Rojas, 3ª com 1:15:56.


O treinador responsável pela equipe brasileira foi Claudio Roberto de Castilho. "Fomos bem, com um título e um vice-campeonato", disse Castilho, que enviou os resultados do Campeonato de Montevidéu.