Rádio Nacional transmitirá o GP Brasil Caixa de Atletismo para todo o País

Fonte: CBAt
Emissora de importância fundamental na história da comunicação no País, a Rádio Nacional do Rio de Janeiro anunciou esta semana um presente para seus milhares de ouvintes de todo o Brasil. A direção da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), uma organização do Governo Federal, que controla a Rádio, irá transmitir o Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo, que será disputado no próximo dia 3 de junho, na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

Toda estrutura foi montada na Arena Caixa para facilitar a transmissão, que será feita conforme o modelo das grandes coberturas esportivas de futebol, por exemplo. A emissora contará com uma cabine exclusiva, terá um narrador (William Douglas), comentarista (Wagner Gomes) e repórter (Astrid Nick).

"O Wagner e a Astrid apresentam o programa Stadium, aos sábados, das 15 às 16 horas", explica Sergio du Bocage, gerente de programas esportivos da EBC. "Para transmitir o GP Brasil, o programa começará mais cedo (às 14:00), e terminará mais tarde (16:30). E mandaremos o sinal para todo o Brasil, pela nossa Rádio Nacional do Rio e pela Rádio Nacional de Brasília, Amazonas e Alto Solimões. E outras 40 emissoras da Rede Pública de Rádio estarão integradas, mandando a transmissão para todo o Brasil", diz Bocage.

Para o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, "a importância da transmissão do GP pela Rádio Nacional vai muito além do ineditismo". Na história do Meeting, iniciada em 1985, "sempre houve cobertura de emissoras de rádio", lembra Toninho Fernandes. "Essa é, porém, a primeira vez que uma emissora da importância da Rádio Nacional (que completa 80 anos em 2017) transmite todo o evento ao vivo", conclui Toninho.

O superintendente administrativo da Confederação, Antonio de Figueiredo Feitosa, lembra que "o GP é o mais importante torneio de Atletismo da América Latina". Feitosa diz que "estarão participando grandes atletas, como os campeões olímpicos no Rio 2016 Thiago Braz, do Brasil (salto com vara), e Anita Wlodrczyk, da Polônia (lançamento do martelo)".

O Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo faz parte do IAAF World Challenge, tem organização da CBAt, patrocínio da CAIXA e apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo. A competição, no dia 3 de junho, começará às 14 horas. O acesso para o público é livre.

Comissão de Televisão e Novas Tecnologias da CONSUDATLE se reúne em São Paulo

Fonte: CBAt
A reunião inaugural da Comissão de Televisão, Internet e Novas Tecnologias, da Confederação Sul-Americana de Atletismo (CONSUDATLE), aconteceu em São Paulo, na terça-feira (dia 23), na sede da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Oito pontos formaram a pauta de debates do encontro, como a transmissão ao vivo dos Campeonatos Sul-Americanos.

Do encontro, participaram Roberto Gesta de Melo, presidente da CONSUDATLE, Helio Gesta, secretário-geral da entidade, Juan Alberto Scarpín, presidente da Comissão, Georgios Stylianos Hatzidakis e Ramiro Varela, membros da Comissão, e Warlindo Carneiro da Silva Folho, vice-presidente da CBAt.

"Os novos tempos exigem alto nível de organização dos eventos esportivos e qualidade técnica dos participantes", disse Roberto Gesta de Melo. "A utilização das modernas formas de comunicação social também precisam ser incorporadas pelas entidades dirigentes do esporte, é isso que a CONSUDATLE quer fazer", finalizou.

GP Brasil Caixa de Atletismo tem atrações olímpicas no arremesso do peso

Fonte: CBAt
O Grande Prêmio Brasil Caixa de Atletismo, que será disputado no dia 3 de junho, na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, terá outra prova de alto nível técnico: o arremesso do peso masculino. A Confederação Brasileira (CBAt) anunciou nesta quinta-feira (dia 25) a participação do brasileiro Darlan Romani e do congolês Franck Elemba, dois finalistas dos Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Darlan Romani (B3 Atletismo) foi quinto colocado na Olimpíada, com 21,02, marca que lhe garantiu o recorde brasileiro e o 14º lugar no Ranking Olímpico da IAAF de 2016. Já Franck Elemba bateu o recorde pessoal no Engenhão, com 21,20 m, terminando na quarta colocação nos Jogos Olímpicos.

Outro nome confirmado na prova é do norte-americano Josh Freeman, que este ano obteve a melhor marca da carreira ao arremessar a 20,91 m, no dia 21 de abril, em torneio disputado em Lawrence, no Kansas (USA).

Na temporada 2017, aliás, o melhor resultado entre os três é do catarinense Darlan, que arremessou 20,93 m no dia 28 de abril em Gainesville, nos Estados Unidos. A marca, que ratificou a qualificação do atleta para o Mundial de Londres, é a 12ª no Ranking da IAAF. Freeman, com 20,91 m, ocupa a 13ª posição, enquanto Elemba está em 17º com 20,72 m.

Outra atração nacional na prova é o paulista Willian Denilson Venâncio Dourado (ARPA), que este ano arremessou 20,22 m. Com a marca, passou a ser o segundo melhor brasileiro na história da prova, atrás apenas de Darlan. Estão confirmados ainda Valdivino Vinicius Almeida Nunes dos Santos (FAE) e Willian Braido (Orcampi Unimed).

O GP Brasil, disputado desde 1985, faz parte do IAAF World Challenge, é organizado pela CBAt, com patrocínio da CAIXA e apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo.