Federação Paulista de Atletismo participa de seminários com foco no esporte
São Paulo (SP) - A Federação Paulista de Atletismo participará, no SESC Consolação, do 3º Fórum Nacional - Brasil o País do Esporte e do 2º Seminário Nacional de Incentivo e Fomento ao Esporte. Os eventos mostrarão ao público presente ações públicas e privadas que fazem do esporte o principal fator de mudança do país.

As iniciativas terão as participações do Ministro dos Esportes, Orlando Silva, do Secretário de Esportes, Lazer e Recreação da cidade de São Paulo, Walter Feldman, do Secretário de Esportes, Lazer e Turismo do Estado de São Paulo, José Benedito Pereira Fernandes, entre outras personalidades ligadas ao desenvolvimento do esporte.

Luiz Roberto Rodrigues, vice-presidente do Instituto Memorial do Salto Triplo, iniciativa da Federação Paulista de Atletismo participará, do painel "A inclusão social pelo esporte: experiências e iniciativas virtuosas". Luiz Roberto falará sobre o projeto de inclusão de adolescentes em situação de risco social.


Encontro entre CREF4/SP e os SINDICATOS

O conselheiro Flavio Delmanto e Vlademir Fernandes, presidente do CREF4/SP, receberam na sede do CREF4/SP, José Antonio Martins Fernandes (CREF 003440-G/SP), presidente do Sindicato dos Profissionais de Educação Física de São Paulo – SINPEFESP e Gilberto José Bertevello (CREF 000001-G/SP), presidente do Sindicato das Academias – SEEAATESP, para uma rodada de conversação sobre assuntos de interesse do Profissional de Educação Física.

A iniciativa do CREF4/SP, de receber em sua casa as duas representações, só fortalece a categoria e possibilita um crescimento na própria visão do Profissional.

Por diversas vezes, o CREF4/SP é questionado pelos profissionais sobre assuntos pertinentes ao Sindicato, que não lhe cabem responder. Mas, segundo Vlademir Fernandes, o Conselho Regional é parceiro tanto do patronato quanto do empregado. “O CREF4/SP está à disposição para, se necessário, atuar como mediador, mas sempre de forma parceira”, disse o presidente.As três entidades comemoraram, nesse encontro, o primeiro acordo coletivo da categoria, celebrado com data base de 1º de março, como primeira iniciativa para melhorar o relacionamento entre patrão e empregado, que cabe aos sindicatos signatários. “Nós lutamos pelo mesmo ideal. Só que na hora do acordo salarial estamos sentados um de cada lado e o juiz é quem decide, quando não há acordo entre as partes”, esclareceu Bertevello.


Todos os assuntos que surgiram durante o encontro foram voltados para a necessidade de lutar pela categoria, que até 1998 não era reconhecida.

Segundo o Prof. José Antonio, o SINPEFESP veio completar uma lacuna que existia desde a criação da Lei nº 9.696, de setembro de 1998, que criava a categoria de profissionais de Educação Física. A questão da criação do Sindicato ainda é vista com ressalvas pelos outros sindicatos.

Mas Gilberto José Bertevello, presidente do Sindicato das Academias, afirma que a existência do CREF4/SP e do sindicato dos empregados “é uma necessidade de ‘colocar o trem nos trilhos’”.

Por isso, o CREF4/SP e os dois Sindicatos lutam para que o Profissional de Educação Física reconheça o seu sindicato como legítimo.


“Houve muitos contratempos até a efetivação do nosso Sindicato, por isso, pedimos a compreensão e colaboração da categoria no sentido de ajudar na construção de quem o representa. O profissional tem que ajudar sua classe, afinal o sindicato surgiu da necessidade de normatizar as atividades”, alertou José Antonio.

O presidente do CREF4/SP, Vlademir Fernandes, reafirmou que o Conselho não é tendencioso, mas que representa uma profissão que está crescendo muito no Brasil. “Se antigamente o profissional era somente professor, hoje, ele está inserido nos mais diversos segmentos e, além das escolas, trabalha também, em academias, hospitais, órgãos públicos, empresas, spas, rede hoteleira ou como personal trainer”, explicou o conselheiro Flavio Delmanto.

Essa é uma nova fase para o profissional e o empresariado da Educação Física, que precisa entender que o avanço da categoria, tanto em questões normativas de salário, quanto de direitos e deveres só serão formadas com o apoio dos profissionais. Há ainda um longo caminho a ser percorrido para que a categoria seja reconhecida e aceita por outros sindicatos e até entre os próprios profissionais, mas o CREF4/SP está atento às mudanças e necessidades da profissão, e sempre de portas abertas para receber patrões e trabalhadores.
David Rudisha e Blanka Vlasic são os atletas do ano eleitos pela IAAF
David Rudisha (KEN) e Blanka Vlasic (CRO) foram anunciados neste domingo como os melhores atletas masculino e feminino de 2010 pelo presidente da IAAF - Associação Internacional das Federações de Atletismo, durante a festa de gala do ano, realizada no Principado de Mônaco.

Rudisha, 21 anos, quebrou duas vezes o recorde mundial dos 800 m durante o ano, uma marca que permanecia há 12 anos. Vlasic, duas vezes campeã mundial do salto em altura, venceu também as sete provas da Diamond League e o Campeonato Europeu, disputado em Split.

"Ser escolhido como o melhor atleta do ano só valoriza a minha performance e é uma grande honra, objetivos que todos os atletas querem conseguir", disse Rudisha, que é o mais jovem atleta da história a ganhar tal distinção da IAAF.

Em Berlim, no dia 22 de agosto, o jovem queniano marcou 1:41.09, quebrando o recorde de Wilson Kipketer. Apenas uma semana depois, em Rieti, na Itália, ele correu os 800 m em 1:41.01. "Depois de quebrar esse recorde duas vezes em uma semana, eu esperava, sinceramente, ser escolhido o atleta do ano."

Vlasic, que tem a segunda melhor marca da história, com 2,08m, conseguiu uma nova temporada de grande sucesso ganhando o Mundial Indoor de Doha e o títuto do Campeonato Europeu de Split. "Estou muito feliz com o meu desempenho nesta temporada e, principalmente, honrada por esta escolha da IAAF", disse a líder do ranking de 2010, com 2,05 m. Vlasic venceu 18 de 20 competições de 2010.