CBAt e CBDU firmam parceria



A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) anunciou nesta quinta-feira (dia 31) o estabelecimento de parceria na área técnica com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

A CBAt definirá as equipes representativas da CBDU para os torneios de Atletismo nos Jogos Universitários Pan-Americanos, previstos para São Paulo, em 2018, e para a Universíade de Verão, na Itália, em 2019.

A parceria ainda prevê que a CBAt efetue a coordenação técnica das competições de Atletismo dentro da estrutura dos Jogos Universitários Brasileiros ou qualquer outra competição organizada pelo CBDU no País.

A Presidência da CBAt indicou o treinador João Paulo Alves da Cunha, de São Paulo, para efetuar a interlocução entre a Confederação e a CBDU. Ele atuará no suporte junto às as áreas técnicas das duas entidades.

Presidente da CBAt apela ao Governo do Estado para manter a pista do Ibirapuera

Em razão das decisões do Governo do Estado de São Paulo, quanto aos equipamentos esportivos do Conjunto Constâncio Vaz Guimarães, o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, José Antonio Martins Fernandes, enviou carta ao secretário de Esportes, Lazer e Juventude, Paulo Gustavo Maiurino. O presidente da CBAt faz uma apelo ao Governo Paulista para que a pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Melo seja preservada. O dirigente lembra que os maiores atletas do Brasil e grandes nomes do exterior competiram no tradicional estádio do Ibirapuera.


Abaixo, a íntegra da carta:


São Paulo, 28 de agosto de 2017.


Excelentíssimo, Senhor Secretário de Esportes, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo
Doutor Paulo Gustavo Maiurino

Prezado Secretário:

Ao cumprimentá-lo cordialmente, vimos a presença de Vossa Excelência para expor e reivindicar:
No ano de 1963, para atender demanda dos Jogos Pan-Americanos que foram disputados na Cidade de São Paulo, foram inauguradas as praças esportivas do Ibirapuera que compõe o Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarães.

Dentre os diversos equipamentos do Conjunto Constâncio Vaz Guimarães, está o Estádio Ícaro de Castro Melo, onde foram realizadas as provas de atletismo e ciclismo dos Jogos Pan-Americanos de 1963.

Cumpre informar que esse estádio de atletismo, abrigou as melhores e mais importantes competições do atletismo brasileiro, como diversos Troféus Brasil e os Meetings internacionais. Nessa pista de atletismo competiram atletas como: Maurren Higa Maggi, Joaquim Cruz, Edwin Moses, Carl Lewis, Agberto Guimarães, Zequinha Barbosa e Thiago Braz da Silva.

A Cidade de São Paulo sempre foi carente de pistas de atletismo, e ainda hoje, nos ressentimos de um maior número de pistas para o desenvolvimento de projetos voltados ao esporte de alto rendimento e também de projetos sociais, desenvolvidos através da prática do atletismo.

Diante de um quadro de extrema carência, perder essa que é a principal pista de atletismo do Estado de São Paulo, seria fatal para o futuro do atletismo brasileiro. Nossos ídolos imortais: Adhemar Ferreira da Silva, Nelson Prudêncio e João do Pulo, estariam chorando por essa decisão!

Como o quadro parece irreversível, nos resta apelar a Vossa Excelência para que com a construção de uma Arena Multiuso, a pista de atletismo seja preservada.

Sem mais, esperando poder contar com o apoio de Vossa Excelência à nossa iniciativa, aproveitamos o ensejo para enviar votos de elevada estima e distinta consideração.

Atenciosamente.

José Antonio Martins Fernandes
Presidente da Confederação Brasileira de Atletismo

CBAt amplia o Comitê de Seleções

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, resolveu ampliar o número de integrantes do Comitê de Seleções, a fim de propiciar uma ainda maior participação da comunidade, principalmente dos profissionais que atuam no Atletismo de Alto Rendimento.

O Comitê de Seleções da CBAt tem como objetivo principal implementar novas ações dentro do Programa de Preparação Olímpica visando uma boa participação do Atletismo brasileiro nos Jogos de Tóquio 2020. A principal atuação do Comitê será no debate e formatação dos critérios de convocação de atletas e treinadores para as Seleções Brasileiras neste ciclo.

A nova composição do Comitê ficará assim:

1-Representantes do Departamento de Alto Rendimento e do Departamento Técnico da CBAt
2-Representantes da área técnica do Comitê Olímpico do Brasil
3-Um treinador de cada área específica do Atletismo*:
a. Arremesso/Lançamentos
b. Velocidade/Barreiras
c. Saltos Horizontais/Verticais
d. Meio-fundo/Fundo
e. Marcha Atlética
f. Provas Combinadas
4-Representante dos Atletas**
5-Representante das Federações***
6-Representantes dos três clubes com melhor classificação na edição 2017 do Troféu Brasil Caixa de Atletismo
7-Representantes dos clubes campeões na categoria geral na edição 2017 dos Campeonatos Brasileiros Caixa de Atletismo Sub-20 e Sub-18

*Serão convidados os treinadores dos atletas melhores colocados no ranking da IAAF, por cada área específica acima indicada.
** Serão convidados o representante dos Atletas na Assembleia Geral da CBAt e o integrante brasileiro na Comissão de Atletas da IAAF.
*** Será convidado o presidente da Federação que possuir o maior número de atletas no Ranking da IAAF.

A formação da equipe e a participação nas competições internacionais de todas as categorias contam com recursos do Programa CAIXA de Apoio às Seleções Brasileiras.