Brasil tem 4 atletas na Copa Continental em Ostrava

O Brasil terá quatro atletas na Copa Continental de Atletismo (nova denominação da antiga Copa do Mundo), que será disputada nos próximos sábado (dia 8) e domingo (9), em Ostrava, na República Tcheca: Andressa Oliveira de Morais, Laila Ferrer, Vitória Cristina Silva Rosa e Darlan Romani, que defenderão a equipe das Américas.

Os brasileiros foram chamados pela classificação no Ranking Pan-Americano. Almir Junior, do salto triplo, também tinha vaga, mas pediu dispensa por já ter começado os treinamentos para a temporada 2019.

Andressa, vice-campeã do lançamento do disco da Liga Diamante, e Darlan, quarto colocado no mesmo circuito no arremesso do peso, já estão na Europa. Andressa segue de Zagreb, na Croácia, enquanto Darlan viaja de León, na Espanha, para Ostrava.

Já Laila Ferrer, do lançamento do dardo, e Vitória Rosa, convocada para o revezamento 4x100 m, embarcam nesta quarta-feira (5) no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, para a República Tcheca.

Atletismo ganha mais três vagas nos Jogos Olímpicos da Juventude

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou mais três atletas para compor a delegação que representará o País nos Jogos Olímpicos da Juventude, em Buenos Aires, na Argentina. O torneio de Atletismo será disputado de 11 a 16 de outubro. Desta forma, a modalidade terá 21 representantes na competição.

Foram chamados Pedro Luiz Tombolim de Souza (IPEC-PR) para os 800 m, Lucas Pinho Leite (Barra do Garças-MT) para os 1.500 m e Guilherme Moreira Soares (IEMA São Bernardo-SP) para o lançamento do dardo.

A convocação foi possível porque a IAAF redistribuiu as vagas nas provas em que alguns continentes não utilizaram a cota total a que teriam direito. Assim, os três brasileiros foram convidados pela posição que ocupam no Ranking Pan-Americano.

A equipe de Atletismo

Masculina

Lucas Rodrigues da Silva (Mangueira do Futuro-RJ) - 100 m
Lucas Conceição Vilar (Águias Guariba-SP) - 200 m
Douglas Hernandes Mendes (Balneário Camboriú-SC) - 400 m 
Pedro Luiz Tombolim de Souza (IPEC-PR) - 800 m
Lucas Pinho Leite (Barra do Garças-MT) - 1.500
Marcos Paulo Ferreira (ASPMP-SP) - 110 m com barreiras
Caio de Almeida Teixeira (Centro Olímpico-SP) - 400 m com barreiras
Bruno Lorenzett Nascimento (AABLU-SC) - 10.000 m marcha atlética
Elton Junio Petronilho (CRIA Lavras-MG) - salto em altura
Adrian Henrique Dias Vieira (SESI-SP) - salto em distância
Guilherme Moreira Soares (IEMA São Bernardo-SP) - lançamento do dardo.
Vitor Gabriel Motin (PM Colombo-PR) - lançamento do disco

Feminina

Vitória Pereira Jardim (Centro Olímpico-SP) - 100 m
Letícia Maria Lima (CT Piauí- PI) - 200 m
Erica Geni Cavalheiro (Instituto Foz-PR) - 400 m
Jéssica Vitória Moreira (Águias Guariba-SP) - 400 m com barreiras
Letícia Almeida Belo (Orcampi Unimed-SP) - 2.000 m com obstáculos
Lissandra Maysa Campos (IVL-MT) - salto em distância
Nerisnélia dos Santos Sousa (ASA Sorriso-MT) - salto triplo

CBAt realiza Clínica e Camping de Provas Combinadas

Fonte: CBAt

Com a participação de seis treinadores e de 16 atletas, o Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA) abrigou, de 29 de agosto ao último domingo (dia 2), a Clínica e Camping de Provas Combinadas do Sistema Nacional Caixa de Treinamento - Descoberta de Talentos, iniciativa da Confederação Brasileira de Atletismo.

O ministrante e responsável pelas atividades foi o treinador Dino de Aguiar Cintra Filho (FCTE). Ele contou com a colaboração da equipe multidisciplinar formada por Helena Vitória de Oliveira de Camargo (médica), Ricardo Zacharias de Souza (fisioterapeuta), Marta Minopoli (psicóloga), Thiago de Jesus Sales (massaterapeuta) e Julia do Valle Bargieri (nutricionista).

Os treinadores que participaram foram os seguintes: 

Diego dos Santos Pereira de Araújo (Instituto Social, Cultural e Esportivo de Sertãozinho), Denis Domingos da Silva (Santana de Parnaíba), Mauricio Birelo Furlaneto (Associação Bauruense de Desportes Aquáticos), Robson Heiton Mian (Fundação Casa da Cultura e Esportes de Jundiaí), Felipe França de Oliveira (Vasco da Gama) e Ana Paula Ereno Buzon (Associação Desportiva de Barra Bonita).

Os atletas participantes da Clínica e do Camping: 

Guilherme Santos Theodoro Ferraz (ABDA), Edione Najan Guedes Ferreira, Claudio Ferreira da Silva e Rogerio Marques Marcelino dos Anjos (os três de Santana de Parnaíba), Gilailce Trigueiro de Assis (União Catarinense de Atletismo), David Oliveira Germano e Luan Henrique Moreira Lima (os dois do Vasco da Gama), Lucas da Silva Catanhede e Jonathan da Silva (os dois do Fundo de Assistência ao Esporte de Osasco), Daffner Daynara Ciconte de Jesus, João Paulo Batista de Oliveira e Clebson dos Santos Leal (os três de Sertãozinho), Luiz Henrique Dantas Santos (Associação de Atletismo de Maringá), Carlos Henrique dos Santos Souza (Jundiaí), Luiz Gustavo Oliveira Lopes e Rian Carlos Souza de Oliveira (os dois de Barra Bonita).

O Sistema Nacional Caixa de Treinamento de Descoberta de Talentos começou no final de julho, com a realização da Clínica e Camping de Salto em Altura, também no CNDA, que foi considerado um modelo de sucesso, atendendo às necessidades de técnicos e atletas participantes.

Estão programadas até o final do ano, clínicas e campings de barreiras, lançamento do disco, saltos horizontais e metodologia de treinamento, cujas datas serão confirmadas proximamente pela CBAt.

Andressa de Moraes termina em 4º lugar em Zagreb

A brasileira Andressa Oliveira de Morais ficou em quarto lugar no lançamento do disco do 68º Memorial Borisa Hanzekovica, nona e última etapa do IAAF World Challenge, disputado na noite chuvosa desta terça-feira (dia 4) no Sports Park Mladost, em Zagreb, na Croácia. A vice-campeã da Liga Diamante obteve a marca de 60,75 m em sua sexta e última tentativa.

A medalha de ouro foi para a croata Sandra Perkovic, bicampeã olímpica e mundial, que confirmou o favoritismo diante de sua torcida, com 67,60 m. A cubana Yaimé Pérez, campeã da Liga Diamante, ficou em segundo lugar, com 64,78 m, seguida da norte-americana Valarie Allman, com 61,38 m.

A lançadora paraibana segue agora para Ostrava, na República Tcheca, onde defenderá a equipe das América no próximo sábado (8). Entre as suas adversárias estará novamente a croata Sandra Perkovic, que em agosto conquistou o pentacampeonato europeu.

No salto com vara, o campeão olímpico Thiago Braz da Silva não teve um bom dia. Recuperando-se das lesões causadas pela quebra da vara no GP de Bruxelas, na Bélgica, na última sexta-feira (31), ele não conseguiu ultrapassar os 5,46 m em sua primeira opção e deixou a prova.

O russo Timur Morgunov foi o ganhador com 5,76 m, quebrando o recorde do meeting que era do brasileiro Augusto Dutra, que tinha 5,75 m desde 2013. O norueguês Sondre Guttormsen ficou em segundo lugar, com 5,56 m, seguido do sueco Melker Jakobsson, com 5,36 m. O canadense Shawn Barber, um dos principais atletas do circuito, terminou na quinta colocação, com 5,26 m.

Prata na Liga Diamante, Andressa de Morais compete em Zagreb



Fonte: CBAt

Depois de conquistar a histórica medalha de prata no lançamento do disco na final da Liga Diamante, na última sexta-feira (dia 31), em Bruxelas, na Bélgica, Andressa Oliveira de Morais (Pinheiros) volta a competir nesta terça-feira (4). Ela será uma das atrações do Memorial Borisa Hanzekovica, nona e última etapa do IAAF World Challenge 2018, que será disputado no Sports Park Mladost, em Zagreb, na Croácia.

Recordista sul-americana da prova, com 65,10 m, marca obtida no GP Brasil Caixa, meeting também integrante do circuito IAAF World Challenge, em julho, em Bragança Paulista (SP), Andressa enfrentará a cubana Yaimé Pérez, campeã da Liga Diamante, e a croata Sandra Perkovic, bicampeã olímpica, bicampeã mundial e pentacampeã europeia do disco e grande ídolo local do esporte.

"Esta temporada está sendo maravilhosa. Estou vendo meus sonhos sendo realizados, mas tenho certeza de que posso ir mais longe, melhorar meus resultados", disse a paraibana de 27 anos, que treina com o especialista cubano Julián Mejia, no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, da CBAt, em Bragança Paulista.

Andressa segue de Zagreb diretamente para Ostrava, na República Tcheca, onde defenderá a equipe das Américas na disputa da Copa Continental no sábado (8).

Dúvida - O campeão olímpico Thiago Braz da Silva (Pinheiros) também está inscrito na competição. Ele aparece como uma das atrações do salto com vara, ao lado do russo Timur Morgunov, campeão da Liga Diamante, e do canadense Shawn Barber. O brasileiro, porém, enfrentou um contratempo sexta-feira em Bruxelas, quando a sua vara quebrou ao tentar saltar 5,68 m. Ele escreveu no Instagran que sofreu pequenas lesões no queixo, na boca do estômago e no dedo indicador.