Associação Nacional dos Treinadores de Atletismo
inicia mapeamento de treinadores pelo Brasil

A Associação Nacional dos Treinadores de Atletismo (Anatletismo) está dando o pontapé de largada de seu primeiro projeto: mapear os treinadores brasileiros de atletismo que estão em atividade. A entidade, que nasceu para formar novos educadores de atletismo, terá como foco principal, após o mapeamento, acompanhar o trabalho dos professores da rede pública de ensino, tanto estaduais quanto municipais, com o auxílio do projeto Mini Atletismo, realizado pela CBAt.
O Presidente da Anatletismo é Kiyoshi Takahashi, que trabalhará ao lado da diretoria formada por Carlos Alberto Félix (Secretário Geral), Antônio Luiz Lino (tesoureiro), Nélio Alfano Moura (Diretor técnico) e José Luis Germano (Diretor Social). Cada região do país terá também um representante, que coordenará os trabalhos realizados e fará o monitoramento dos treinadores que ainda estão em atividade.
O projeto foi consolidado após as eleições na Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que indicaram o presidente da Federação Paulista de Atletismo, José Antônio Martins Fernandes, como sucessor de Roberto Gesta de Melo. O Secretário Geral da Anatletismo, Carlos Alberto Félix, o Bacalhau, comemora o início das atividades. “Já conseguimos nos consolidar juridicamente para começar nossos projetos. Agora, o objetivo é trazer os professores já em atividade para a Anatletismo, para dar o pontapé inicial nos trabalhos de preparação dos professores das escolas públicas do país”.
A Anatletismo oferecerá cursos, palestras e encontros com profissionais em atividade. Hoje, 280 professores e técnicos já estão filiados. O objetivo é quase dobrar esse número nos próximos meses: “Vamos realizar uma reunião geral, aberta aos técnicos de todo o Brasil, para atrairmos um número maior de cadastrados. Nossa meta é chegar, até o Troféu Brasil de Atletismo, a um número superior a 500 treinadores cadastrados. Com isso, também teremos um controle maior das necessidades de cada região do Brasil, em parceria com a CBAt”, explica Kiyoshi Takahashi.
Sobre o Projeto Mini Atletismo - O Projeto Mini Atletismo, elaborado por especialistas da IAAF, é considerado o instrumento ideal para quem trabalha especificamente com o esporte de base e com o início da atividade esportiva. Ele é destinado a crianças a partir de 7 anos de idade.
A meta é moldar os atletas com a base do atletismo, que é a modalidade esportiva mais praticada em escolas de todo o mundo, por atletas federados ou não. Para a entidade, o sucesso da empreitada depende do apoio dos três níveis governamentais (Federal, Estadual e Municipal), que podem priorizar a educação física e a prática esportiva nos currículos escolares.
A Confederação Brasileira de Atletismo coloca a disposição dos profissionais que trabalham com atletismo a cartilha “Mini Atletismo – Guia Prático de Atletismo para Crianças”. A intenção da entidade é que um número maior de professores tenha acesso a esse material.
Para realizar o cadastro na Anatletismo, o profissional deve acessar o site da CBAt e clicar no link Treinadores – Informação importante, na página inicial. Lá, o interessado encontrará a ficha cadastral, que deve ser preenchida e impressa pelo treinador. Uma cópia será enviada automaticamente para a Associação e para a Confederação Brasileira de Atletismo.
Para efetuar o cadastro e ter mais informações, acesse o site www.cbat.org.br.