Assembleia da CBAt passa a ter 16 atletas


Além de criar o Conselho de Direção, exigência da legislação esportiva do Brasil e sugestão da IAAF, outra importante decisão da Assembleia Geral foi a aprovação dos novos integrantes do poder máximo da CBAt. Seguindo o estatuto, mais cinco atletas passarão a fazer parte da Assembleia como membros plenos: as integrantes do revezamento 4x100 m feminino do Brasil, medalha de bronze em Pequim 2008, e Thiago Braz da Silva, ouro no salto com vara no Rio 2016.

Assim, além de Thiago Braz, passam a fazer parte da Assembleia Rosangela Cristina Oliveira Santos, Thaissa Barbosa Presti, Lucimar Aparecida de Moura e Rosemar Coelho Neto.

"O estatuto da CBAt, desde 2010, estabelece que todo medalhista olímpico é membro da Assembleia", diz o presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho. "Agora, o número de participantes da nossa Assembleia passa de 46 para 51, sendo que nada menos que 16 dos membros são atletas", lembra Toninho Fernandes.

Dos 16 atletas, que integram a Assembleia da CBAt, 15 são medalhistas olímpicos, enquanto que Joel Lucas de Oliveira foi indicado por seus colegas.

OS ATLETAS QUE INTEGRAM A ASSEMBLEIA DA CBAt:

Joaquim Carvalho Cruz
Robson Caetano da Silva
Arnaldo de Oliveira Silva
André Domingos da Silva
Edson Luciano Ribeiro
Claudinei Quirino da Silva
Vicente Lenilson de Lima
Claudio Roberto Souza
Vanderlei Cordeiro de Lima
Maurren Higa Maggi
Joel Lucas de Oliveira
Rosangela Cristina Oliveira Santos
Thaissa Barbosa Presti
Lucimar Aparecida de Moura
Rosemar Maria Coelho Neto
Thiago Braz da Silva

A CBAt é a Confederação Olímpica do Brasil com maior número de participantes em sua Assembleia. Também contempla todos os segmentos da comunidade atlética, pois, além de atletas, fazem parte, ainda, representantes dos treinadores e dos árbitros, além das 27 Federações filiadas e os cinco clubes com maior pontuação na última edição do Troféu Brasil Caixa de Atletismo.

Brasileiro Caixa Sub-20 é seletivo para o Sul-Americano

Fonte: CBAt

A 8ª edição do Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-20, que será disputada de sexta-feira (dia 7) a domingo (9), na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo (SP), classificará todos os campeões das provas individuais para representar o País no Sul-Americano da categoria, previsto para os dias 3 e 4 de junho, na cidade de Georgetown, na Guiana.

De acordo com os critérios de convocação adotados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para 2017, o País poderá ter um segundo atleta nestas provas apontado no torneio deste final de semana, desde que esteja entre os três primeiros colocados no Ranking Sul-Americano Sub-20 no período de 1º de janeiro até este domingo.

O Campeonato Sul-Americano estava inicialmente marcado para a cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, mas teve a sede alterada nos últimos dias 27 e 28 de março, em São Paulo, durante Congresso da Confederação Sul-Americana de Atletismo (CONSUDATLE), para Georgetown.

O Brasileiro Caixa Sub-20 reunirá cerca de 750 atletas de 117 clubes, de 21 Estados e do Distrito Federal, representando todas as regiões do País. Entre eles, dois atletas foram formados na Escolinha de Atletismo Flamengo, de Jaguarari, na Bahia, por iniciativa de Antonio Ferreira Bonfim Filho, o Ferreirinha: Ticiane Souza Bonfim (Associação Simõesfilhense-BA), nos 3.000 m e nos 3.000 m com obstáculos, e Elielton de Jesus dos Santos (Associação Multsport-BA), nos 400 e 800 m.

O Campeonato Brasileiro Caixa Sub-20 integra o Programa Caixa de Competições Nacionais 2017 da CBAt. A realização é da CBAt e da FPA, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo.