Seleção Brasileira de Atletismo Sub-18 viaja para o Mundial do Quênia

Fonte: CBAt
A Seleção Brasileira Sub-18 treina neste sábado (dia 8) no Centro Nacional de Desenvolvimento de Atletismo (CNDA), da CBAt, em Bragança Paulista (SP), no primeiro encontro antes da viagem da delegação para o Campeonato Mundial de Nairóbi, no Quênia, que será disputado de 12 a 16 deste mês. Os 16 atletas convocados passam ainda, no sábado, por avaliação médica, conforme determinações da Confederação Brasileira de Atletismo.

A delegação embarca na madrugada de domingo (9) em dois grupos. O primeiro deixa o Aeroporto Internacional de Guarulhos à 1 hora pelo voo da Ethiopian ET 507, com escala em Adis Abeba. Outra parte da equipe segue pelo mesmo aeroporto pelo voo da Emirates EK 262, via Dubai, à 1:25.

A Seleção terá sete atletas no masculino e nove no feminino - todos com os índices exigidos pela CBAt. A chefia da delegação será de Og Robson de Menezes e contará com o médico Warlindo Carneiro da Silva Neto e o fisioterapeuta Paulo Antonio Moreira Rezende.

Na comissão técnica, o treinador-chefe é Evandro Lazari (Orcampi Unimed-SP). Foram chamados também os técnicos Darci Ferreira da Silva (SESI-SP), Flavio dos Santos Silva (ARPA-SP), Marcos Flademir Vieira (ASA Sorriso-MT) e Neusa Aparecida do Amaral (EMFCA-RJ).

Dos 16 atletas convocados, cinco estão entre os top 20 do Ranking da categoria da IAAF. Os destaques são a carioca Lorraine Barbosa Martins (EMFCA-RJ), 7ª nos 100 m (11.56) e 6ª nos 200 m (23.65) no Ranking Olímpico, que leva em conta duas atletas por país Bruno Benedito da Silva (Orcampi Unimed) ocupa a 6ª colocação nos 400 m (46.91) e Adrian Henrique Vieira (SESI-SP) também está em 6º no salto triplo (15,39 m).

Equipe feminina 4x100 m ganha prata em Lausanne

Fonte: CBAt
A equipe brasileira do revezamento feminino do 4x100 m ganhou nesta quinta-feira (dia 6) a medalha de prata da etapa de Lausanne, na Suíça, da Liga Diamante, o principal circuito de competições da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF). 

O grupo formado por Andressa Fidelis (ASA São Bernardo), Ana Claudia Lemos (Pinheiros), Vitoria Cristina Rosa (B3 Atletismo) e Rosangela Santos (Pinheiros) completou a prova no tempo de 42.97, dando um passo muito importante rumo a qualificação para o Campeonato Mundial de Londres, em agosto. 

O Brasil agora ocupa o quinto lugar no Ranking Olímpico da IAAF, que leva em conta os resultados das seleções nacionais. O melhor resultado anterior da equipe deste ano era de 43.12, obtido em junho na conquista da medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano de Atletismo de Assunção, no Paraguai.

A medalha de ouro da prova foi para a Suíça, que venceu com 42.53. A Holanda ficou com o bronze, com 43.07.

No arremesso do peso, Darlan Romani, quinto lugar no Ranking Mundial da IAAF, com 21,82 m, não esteve num bom dia. O atleta da B3 Atletismo queimou as duas primeiras tentativas e na terceira obteve a marca de 20,07 m, terminando em 10º lugar.

O campeão foi o norte-americano Ryan Crouser, ouro nos Jogos do Rio, com 22,39 m, seguido do neozelandês Tom Walsh, com 21,97 m, bronze na Olimpíada 2016. O tcheco Tomas Stanek, com 21,36 m, ficou com o terceiro lugar em Lausanne.

Nos 100 m femininos, Rosangela Santos venceu a série C das finais, com 11.21 (0.2), o melhor resultado das três provas, ratificando o índice para o Mundial de Londres. A holandesa Naomi Sedney ficou em segundo lugar, com 11.28, seguida da suíça Salomé Kora, com 11.36. A também brasileira Ana Claudia Lemos terminou na quinta colocação, com 11.48.

Rosangela Santos, Vitoria Rosa e Darlan Romani estão fazendo Camping Internacional de Treinamento em Macolin, na Suíça, numa parceria entre a CBAt e o Comitê Olímpico do Brasil (COB), com recursos do Programa CAIXA de Campings de Treinamento e da Lei Agnelo/Piva.