Treinadores discutiram os períodos de treinamento da seleção dentro do calendário de competições

O superintendente técnico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Martinho Nobre dos Santos, reuniu-se com os responsáveis pela preparação das delegações adulta, juvenil e menor das seleções nacionais da modalidade, e com as integrantes do Conselho Técnico da entidade, na sede da Federação Paulista de Atletismo, em São Paulo.

"Os integrantes das seleções menores terão de passar dois dias em São Paulo, antes das viagens internacionais para passar por palestras importantes e cuidar das documentações necessárias", lembrou Martinho, que se reuniu com José Antônio Martins Fernandes, presidente da Federação Paulista de Atletismo, José Figueiredo, da Federação do Rio Grande do Norte, e José Haroldo Arataca, da Sogipa, e diretor técnico da CBAt.

A definição da seleção brasileira para os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, no México, será feita depois da disputa do Sul-Americano de Buenos Aires, de 2 a 5 de junho, na Argentina, e os índices serão anunciados nas próximas semanas assim como o número de campings de treinamento. Tudo o que foi decidido passará pela Assembléia Geral da CBAt, no final do mês, em Manaus.

Os técnicos presentes na Federação Paulista, estavam Katsuhico Nakaia, Nélio Moura, Luiz Alberto de Oliveira, Adauto Domingues, Cláudio Castilho, João Paulo Alves Cunha, Ricardo D´Angelo e Henrique Viana, entre outros.
Martinho, que integrou a última comissão de vistoria olímpica, aproveitou a reunião para revelar detalhes da preparação para Londres. A delegação ficará no Crystal Palace, local de aclimatação e treinamento da Seleção Brasileira, no ano que vem. O centro de treinamento da capital da Grã-Bretanha será exclusivo do Comitê Olímpico Brasileiro antes e durante todos os Jogos Olímpicos.

"As instalações atendem perfeitamente as nossas necessidades. Poderemos realizar nossos treinamentos no local mesmo durante os Jogos, com os atletas se deslocando pelo metrô da Vila Olímpica", comenta Martinho. "Isto permitirá também que os atletas tenham acompanhamento direto de seus treinadores pessoais e da equipe de apoio da CBAt, como médicos, fisioterapeutas, massagistas. Esta estrutura ficará ativa durante toda a realização da Olimpíada", explica.

Além do treinamento e do contato pessoal com seus técnicos, os atletas poderão ficar hospedados no próprio Crystal Palace, que fornece ainda refeições e tem uma pequena pista coberta.
Reunião das Comissões de Reforma de Estatuto da CBAt e de Avaliação de Desempenho das Federações Estaduais

A CBAt, aproveitando a realização de Encontros de duas de suas Comissões em Manaus, nos dias 1º e 2 de fevereiro do corrente ano, fez uma reunião conjunta com todos os membros presentes.

Propostas de Alteração do Estatuto da CBAt a serem apresentadas na Assembléia Geral de 2011:


1. Limitação de mandatos para Presidente, Vice-Presidente e Membros do Conselho Fiscal da CBAt.
Proposta apresentada pelo Presidente: RECOMENDADA PARA APROVAÇÃO.

2. Antecipação das eleições da CBAt para um ano antes da posse.
Proposta apresentada pelo Presidente: SEM POSIÇÃO DEFINIDA PELA COMISSÃO.

3. Participação de treinadores de atletas medalhistas olímpicos na Assembléia Geral.
Proposta apresentada pelo Presidente: REJEITADA PELA COMISSÃO.
4. Voto secreto nas Assembléias Gerais.
Proposta apresentada pelo Presidente: RECOMENDADA PARA APROVAÇÃO.5. Apreciação do direito de participação na Assembléia Geral de pessoas físicas que tenham devolvido títulos honoríficos ou que demonstrem desapreço pela Entidade.
Proposta apresentada pelo Presidente para apreciação: RECOMENDADA PARA A NÃO PARTICIPAÇÃO.
6. Criação de Vice-Presidências ou Diretorias Regionais.
Proposta apresentada pelo Presidente: REJEITADA PELA COMISSÃO.

* 7. Aprovação de sub-sede em Guarulhos para depósito de material esportivo.
Proposta apresentada pelo Presidente: RECOMENDADA PARA APROVAÇÃO.

OBSERVAÇÃO: Solicitação da fornecedora de material esportivo, para que veículos com o material esportivo das seleções nacionais possam transitar da Empresa para o depósito da CBAt.

Roberto Gesta de Melo,Presidente da CBAt

CBAt divulga calendário de reuniões na
1ª quinzena de fevereiro

A Presidência da Confederação Brasileira de Atletismo divulgou o calendário de reuniões para a 1ª quinzena de fevereiro. A meta é a atualização dos programas de ações da CBAt para esta temporada e encaminhar os projetos os próximos anos.

"Nosso objetivo central é consolidar as linhas programáticas definidas pelo IV Fórum Atletismo do Brasil", lembra o presidente da entidade, Roberto Gesta de Melo. O IV Fórum, que teve a participação de mais de 150 atletas, treinadores e dirigentes, foi realizado, em dezembro de 2009, em São Paulo.

"Pensando nas grandes competições de 2011 e dos anos seguintes, queremos oferecer, dentro do possível, as melhores condições de preparação para nossos atletas", prossegue Gesta. "As reuniões de membros da Comunidade Atlética Nacional têm essa finalidade", afirma o dirigente.

Os encontros começam em 1º de fevereiro, em Manaus, com as reuniões das Comissões de Avaliação do Desempenho das Filiadas e de Estudos para Alteração do Estatuto da CBAt.
Também está prevista, no período, uma reunião de representantes da Confederação com o Grupo de Análise do Ministério do Esporte. O encontro está marcado para Brasília.

Em São Paulo, no dia 4, encontram-se os treinadores que fazem parte do Conselho Técnico da CBAt.

Nos dias 7 e 8, membros da entidade definem com representantes do Comando do CEFAN o início das atividades do Centro Nacional de Treinamento CAIXA CEFAN/MB, no Rio de Janeiro.

Entre os dias 10 e 12, encontro de integrantes da Sociedade Internacional de Historiadores Olímpicos, sobre publicações de obras de divulgação do Atletismo e do Movimento Olímpico.

CALENDÁRIO DE REUNIÕES EM FEVEREIRO

01/02 - Manaus: Reunião da Comissão para Alteração do Estatuto da CBAt

01/02 - Manaus: Reunião da Comissão de Avaliação do Desempenho de Entidades Filiadas

03 - Brasília: Reunião com o Grupo de Análise do Ministério do Esporte

04 - São Paulo: Reunião do Conselho Técnico da CBAt/Coordenadores de Seleções

07 - Rio de Janeiro: Reunião para definição do início das atividades do Centro Nacional de Treinamento de Atletismo CAIXA CEFAN/MB

08 - Rio de Janeiro: Reunião com o Comando do CEFAN sobre as atividades do Centro de Treinamento CAIXA CEFAN/MB

10/12 - Manaus: Reunião com membros da Sociedade Internacional de Historiadores Olímpicos sobre publicações de obras de divulgação do Atletismo e do movimento olímpico