Diretoria da CBAt assume para novo mandato

Fonte: CBAt
Depois da reunião extraordinária realizada na parte da manhã, na tarde desta sexta-feira (dia 31) aconteceu a Assembleia Geral Ordinária da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), no Pestana Hotel Pestana & Conference Center, na capital paulista, com transmissão ao vivo pela TV Atletismo Brasil.

Quarenta e dois membros, dos 45 com direito a voto, estiveram presentes: as 27 Federações filiadas, três dos cinco clubes com melhor classificação do Troféu Brasil Caixa de Atletismo 2016, 10 dos 11 atletas participantes, os representantes dos treinadores e dos árbitros, além do membro do Conselho da IAAF, Roberto Gesta de Melo.

No evento, houve a posse para um novo mandato (2017/2021) da chapa liderada por José Antonio Martins Fernandes, com Warlindo Carneiro da Silva Filho como vice-presidente. Foram empossados também o diretor administrativo-financeiro Eduardo Esteter, diretor técnico José Haroldo Loureiro Gomes e diretor de relações institucionais e corporativas Luiz Roberto Rodrigues.

Os membros do Conselho Fiscal: Titulares - Paulo Henrique Farias de Oliveira, Ariovaldo Reis dos Santos e Sildemar Estevão Venâncio. Suplentes - Schirley Baptista e Wanda dos Santos.

O presidente da CBAt, Toninho Fernandes, durante a Assembleia anunciou a formação do Conselho de Direção, formado por personalidades da vida esportiva, jurídica e empresarial. "Será um Conselho consultivo e de orientação, que entendemos importante, além de ser uma exigência da legislação comum e da própria IAAF", disse o dirigente.

Outra novidade foi a posse do Comitê feminino, integrado por algumas das mais importantes atletas do esporte nacional. Na reunião, por unanimidade, foram aprovadas as contas e o relatório da diretoria, referentes ao ano de 2016. Também foram aprovados o orçamento e o calendário para 2017.

Por pedido da diretoria da CBAt, lido pelo vice-presidente Warlindo Carneiro da Silva Filho, a Assembleia aprovou por aclamação a concessão do título de "Benemérito" para o presidente Toninho Fernandes. "As realizações do presidente todos conhecemos, com os grandes resultados nos Jogos do Rio 2016. E também o seu rigor administrativo, que permitiu que a CBAt, nos dois últimos anos, ser uma das cinco mais eficientes Confederações Olímpicos do País, conforme prêmio conferido pela plataforma "Sou do Esporte".

Velocistas recebem medalha de bronze de Pequim 2008




Fonte: CBAt
As velocistas da equipe brasileira do revezamento 4x100 m dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 receberam nesta quarta-feira (dia 29) as medalhas de bronze da competição na abertura da cerimônia do 18º Prêmio Brasil Olímpico, realizada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Rosemar Maria Coelho Neto, Lucimar Aparecida de Moura, Thaissa Barbosa Presti e Rosangela Cristina Oliveira Santos subiram ao pódio improvisado no palco e receberam a medalha das mãos do presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, para emoção de centenas de convidados.

"Acho que estou mais nervosa agora do que estaria na China", disse Lucimar, antes de subir ao pódio. "Estou realizando um grande sonho de todo o atleta olímpico, que é o de conquistar uma medalha numa Olimpíada", completou Thaissa.

O quarteto nacional ficou em 4º lugar nos Jogos de Pequim, mas com a desqualificação da equipe campeã, a Rússia, por dopagem, o time herdou o bronze. A Bélgica levou o ouro e a Nigéria, a prata. Ana Claudia Lemos e Evelyn Santos, reservas em Pequim, foram lembradas.

"A entrega da medalha é privilégio para o nosso Atletismo. Ela demorou a chegar, mas, até por isso, deve ser muito comemorada", comentou o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho.

Dirigentes e atletas que fazem parte da Assembleia da CBAt visitam o CNDA em Bragança Paulista



Fonte: CBAt




























Bragança Paulista - Os integrantes da Assembleia Geral da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) visitaram o Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP). A comitiva foi liderada pelo presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, pelo vice-presidente Warlindo Carneiro da Silva Filho e dirigentes da entidade.

O diretor administrativo do CNDA, Martinho Santos, fez um passeio pelas instalações do Centro com o grupo. Explicou que os reparos na pista já estão sendo feitos pela Playpiso, representante da Mondo no Brasil..

Os presidentes das Federações filiadas e os medalhistas olímpicos elogiaram as estruturas do local. "Os atletas atualmente têm boas condições", disse o presidente da Federação do Rio Grande do Sul, Marcos Andrade. A recordista brasileira do salto em altura, Orlane dos Santos, hoje arquiteta no ABC paulista, também comparou o Atletismo de hoje com o do seus tempos de atleta: "A prática do Atletismo tem um outro nível agora", disse.

O presidente Toninho Fernandes lembrou ao grupo que algumas benfeitorias serão feitas nos próximos meses, logo que possível, como a construção do alojamento para os atletas que estiverem em treinamento no CNDA.

Assembleia Extraordinária aprova mudanças no estatuto da CBAt



Fonte: CBAt
Os membros da Assembleia Geral Extraordinária da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) aprovaram mudanças no estatuto da entidade para adaptação à legislação esportiva. Entre as novidades, foi aprovado o Código de Ética e Conduta da CBAt, que teve salutar debate até sua aprovação final.

O presidente da Confederação, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, colocou em votação e foi igualmente aprovada a constituição de uma filial em Bragança Paulista, com sede nas dependências do Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA).

Foi aprovado o texto do Regimento Interno do Estatuto Social da CBAt, com destaque para as ações da Ouvidoria. A Assembleia também autorizou a diretoria da Confederação a buscar o "selo" do Ministério da Justiça, para obter a condição de Organização da Sociedade Civil de interesse Público (OSCIP).

A Assembleia ainda outorgou o título de Emérito para o presidente da BM&FBovespa, Edemir Pinto, presidente de uma das maiores equipes de Atletismo na América Latina.