'Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte' é destaque na programação cultural paulista


Exposição COB 

O acervo do Museu Olímpico do Comitê Olímpico Internacional (COI), em Lausanne, na Suíça, vem conquistando a atenção dos paulistas. Em sua primeira semana em cartaz, “Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte”, exposição inédita que reúne cerca de 300 peças e objetos que marcaram e representam a trajetória dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, já foi visitada por cerca de 2.500 pessoas – sendo mais de 1.500 somente no último fim de semana (20 e 21 de abril).


“Esta é uma oportunidade única para os brasileiros se sentirem mais próximos dos Jogos Olímpicos e despertar em cada visitante um pouco do espírito olímpico presente nos objetos expostos”, afirma Christiane Paquelet, diretora cultural do Comitê Olímpico Brasileiro. “A receptividade e o interesse do público paulista pela exposição demonstra que o brasileiro está ansioso em receber, daqui a três anos, este espetáculo único que já está na história do país e do esporte nacional”, completa a diretora.

O visitante pode apreciar de perto medalhas e tochas de todas as edições dos Jogos, mascotes, objetos e roupas de atletas, além de souvenires de cada evento. “É muito mágico poder notar a evolução do design de cada uma dessas peças, muitas vezes representando a cultura do país sede de cada edição”, afirmou o aposentado Luiz Rodrigues Leal. “É um passeio para todas as idades, desde as crianças, até os mais velhos. Todos podem aprender um pouco”, destacou.

Duas experiências têm se destacado entre o público: vivenciar a emoção de ser um atleta olímpico, ao empunhar a tocha dos Jogos Olímpicos de Londres – 2012, com a Tower Bridge ao fundo, e a simulação de um salto em distância. Outros atrativos são  a oportunidade de tirar fotos ao lado da famosa mascote dos Jogos Olímpicos de Moscou de 1980, Mischa, participar de jogos educativos e  assistir aos vídeos do acervo COI. “Quando já estava indo embora, voltei para tirar mais uma foto do ursinho Misha e me despedir dele. Foi inesquecível”, relembrou Tania Grijota, estudante de fotografia.
“A exposição consegue reunir objetos históricos que nos fazem reviver importantes momentos do esporte e da humanidade. Durante a visita me emocionei relembrando alguns Jogos Olímpicos que acompanhei pela televisão e de atletas que fizeram história representando nosso país, como Maria Lenk, Adhemar Ferreira, e Cesar Cielo”,  disse a estudante.

A mostra está em cartaz na Galeria de Arte do SESI-SP, no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso, com entrada gratuita, até o dia 30 de junho, às segundas, das 11h às 20h; de terça a sábado, das 10h às 20h; e aos domingos, das 10h às 19h.

A exposição “Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte”
Inédita e interativa, “Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte” apresenta peças e objetos pertencentes ao COI – detentor do principal arquivo do mundo sobre o tema – e  um acervo reunido especialmente pelo COB, que contam a história do esporte internacional. A exposição é organizada pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), em parceria com a FIESP, SESI-SP, Ministério da Cultura e Grupo Bradesco Seguros, e apoio da Panasonic.

Para mobilizar o público para os Jogos Olímpicos, a exposição foi dividida em oito módulos: Jogos da Antiguidade; O Sonho de Coubertin; Acendendo a Tocha; Cerimônias; Esportes e Medalhas; Mascotes; Memorabília e Time Brasil, que conectam história, emoção, conhecimento, educação e cultura.  Além da oportunidade de ver de perto ícones de diversas edições dos Jogos Olímpicos, os visitantes poderão apreciar peças raras, como a cópia do discurso proferido pelo Barão de Coubertin, em 1892, com a proposta de recriação dos Jogos Olímpicos, e a sapatilha e a medalha do brasileiro Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico nos jogos de Helsinque, em 1952, e Melbourne, em 1956. Entre os destaques mais recentes está o uniforme do tenista suíço Roger Federer – utilizado na conquista dos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Secretário-geral da IAAF vê planos do Rio 2016 para o atletismo

Fonte: CBAt
O secretário-geral da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo), Essar Gabriel, deixou nesta terça-feira o Rio de Janeiro, onde se reuniu com representantes do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio 2016 e de órgãos governamentais. Segundo nota do Comitê Organizador, "Essar Gabriel ficou satisfeito com os planos para o atletismo".

"Foi um grande prazer estar no Rio. Repassamos os diversos aspectos, de transporte e acomodações até a competição. Está tudo no caminho certo pelo que estou vendo", disse o secretário-geral da IAAF.

Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Organizador, lembrou: "O Estádio Olímpico do Rio 2016 será uma instalação exclusiva para o atletismo, sem necessidade de compartilhamento com as Cerimônias de Abertura e Encerramento e com as finais do futebol. Também estamos assegurando que o atletismo se beneficie de um legado positivo e estamos felizes por ver que a IAAF reconhece o esforço".

Essar Gabriel foi recebido pelo diretor de Esportes do Rio 2016, Agberto Guimarães, campeão pan-americano dos 800 m e 1.500 m em Caracas 1983. O dirigente da IAAF visitou a nova sede do Rio 2016, onde recebeu informações sobre a situação do Estádio Olímpico pelo presidente da RioUrbe, Armando Queiroga. E teve um encontro com José Candido Muricy, coordenador do Escritório de Gerenciamento de Projetos (EGP) do Governo do Estado do Rio, que explicou os planos para uma nova instalação de atletismo a ser construída como parte da renovação do Complexo do Maracanã.

Essar Gabriel comentou: "Tínhamos ouvido que o estádio (Olímpico) tinha sido fechado, mas estamos confiantes com o que ouvimos, que as coisas voltarão ao seu rumo e estão sendo bem conduzidas - isso é muito importante.

"Também entendemos que, como parte de um enorme exercício de renovação do entorno do Estádio do Maracanã, parte dos requisitos exigidos do concessionário privado é do que é necessária a construção de um novo estádio de atletismo. Estou certo de que veremos um belo projeto de um novo estádio de atletismo e que, então, a Confederação Brasileira de Atletismo poderá trabalhar de mãos dadas com as autoridades públicas para assegurar que essa instalação seja entregue no mais alto padrão e usada como um legado para a população local e também como um centro de excelência de atletismo neste país", completou o secretário-geral da IAAF.

Por sua vez, o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, José Antonio Martins Fernandes, comentou: "Espero que as autoridades do Rio de Janeiro possam iniciar e apresentar o projeto o mais breve possível, pois o atletismo carioca está precisando muito de novas instalações."

GP Brasil Caixa/Governo do Pará é lançado em Belém

Fonte: CBAt
 
O Grande Prêmio Brasil Caixa/Governo do Pará de Atletismo-2013, que será disputado no dia 12 de maio, no Estádio Olímpico do Pará, foi lançado oficialmente nesta quarta-feira 24, em Belém, pela Confederação Brasileira de Atletismo, Caixa Econômica Federal e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer. O GP, em sua 29ª edição, é a principal competição do Atletismo latino-americano.

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Toninho Fernandes, esteve presente à solenidade. Ele disse que o Pará está dando uma importante contribuição para o esporte. "Belém já mostrou que tem um público muito bom para o Atletismo em outras oportunidades e desta vez não será diferente", afirmou.

O titular da Secretaria Especial de Estado de Promoção Social, Alex Fiúza de Melo, falou sobre o apoio do governo do Estado ao GP. "Ao financiar o evento, o governo faz do Pará um grande centro esportivo, que auxilia na inclusão social", disse.

Uma das atletas que participarão do GP será a paulista Geisa Arcanjo, que, ano passado, foi a sétima colocada no arremesso do peso na Olimpíada de Londres. Ela participou do lançamento. "Espero que o público lote o Mangueirão porque a torcida é a nossa motivação", comentou.

Já o secretário de Esporte e Lazer (Seel), Marcos Eiró, acredita no apoio do povo de Belém. "Tenho certeza de que vamos lotar o Mangueirão para fazer uma bela festa de Dia das mães", lembrou Eiró.

O GP Brasil, que será aberto às 08:25, com a prova do lançamento do martelo masculino, é realizado desde 1985 e em 1990 passou a fazer parte do IAAF World Challenge.

Além de Geisa Arcanjo, Maurren Maggi e Duda da Silva, campeã olímpica e campeão mundial indoor do salto em distância, respectivamente, também tiveram participação confirmada no evento.

O GP Brasil Caixa/Governo do Pará abre o Brazilian Athletics Tour de 2013, que terá ainda o GP Caixa/Sesi de Atletismo, em Uberlândia, no dia 16 de maio, e o GP Caixa/São Paulo, no dia 19.

Campeão olímpico e bicampeão mundial é confirmado no GP Brasil Caixa/Governo do Pará

Fonte: CBAt
O Grande Prêmio Brasil Caixa/Governo do Pará de Atletismo-2013, que será realizado no dia 12 de maio pela manhã, em Belém, ganhou nesta quinta-feira 18 mais uma estrela internacional. A participação do polonês Szymon Ziolkowski, campeão olímpico e bicampeão mundial do lançamento do martelo, foi confirmada pelos organizadores da principal competição do Atletismo latino-americano.

Nascido no dia 01 de julho de 1976 na cidade de Poznan, Ziolkowski ganhou a medalha de ouro na Olimpíada de Sydney-2000, e nos Campeonatos Mundiais de Edmonton-2001 e de Helsinque-2005. Além disso, o currículo do atleta ostenta a medalha de prata no Mundial de Berlim-2009 e a de bronze no Campeonato Europeu de Helsinque-2012.

Sétimo colocado na Olimpíada de Londres-2012, Szymon Ziolkowski tem 83,38 m como melhor marca pessoal. O resultado foi obtido durante o Mundial de Edmonton, no Canadá. Na temporada passada, o polonês terminou em 24º lugar no Ranking da IAAF, com 78,25 m.

Com 1,90 m e 125 kg, o campeão olímpico surgiu muito cedo no esporte. Com apenas 18 anos, em 1994, ele conseguiu o seu primeiro grande resultado ao conquistar o ouro no martelo no Mundial de Juvenis de Lisboa.

A prova masculina do lançamento do martelo abrirá o programa de competições do Grande Prêmio Brasil Caixa/Governo do Pará de Atletismo, às 08:25 do domingo dia 12 de maio, no Estádio Olímpico do Pará, o Mangueirão.

O Meeting, que é realizado desde 1985 e em 1990 passou a fazer parte do IAAF World Challenge, terá 15 provas, sendo oito no masculino e sete no feminino.

Szymon Ziolkowski vem-se juntar a outras estrelas já confirmadas no evento como Michael Mathieu, de Bahamas, campeão olímpico do revezamento 4x400 m em Londres, e o francês Ladje Doucoure, campeão mundial dos 110 m com barreiras em Helsinque. Além dos brasileiros Maurren Maggi e Duda da Silva, campeã olímpica e campeão mundial indoor do salto em distância, respectivamente.

O GP Brasil Caixa/Governo do Pará abre o "Brazilian Athletics Tour" de 2013, que terá ainda o GP Caixa/Sesi de Atletismo, em Uberlândia, no dia 16 de maio, e o GP Caixa/São Paulo, no dia 19.

A realização do GP é da Confederação Brasileira de Atletismo, o patrocínio é da Caixa Econômica Federal e do Governo do Estado do Pará.

Comitê Olímpico Brasileiro inaugura exposição em São Paulo

Nuzman micha aldo rebelo skaff 

A Galeria de Arte do SESI-SP, no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso, localizado na Av. Paulista, em São Paulo, foi palco da inauguração da mostra Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte na noite desta segunda-feira, dia 15. O evento contou com a presença do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arthur Nuzman; ministro do esporte, Aldo Rebelo; Paulo Skaf, presidente da FIESP/SESI; Luiz Carlos Trabuco, presidente do Bradesco; além de outras autoridades do esporte, empresários, atletas e medalhistas olímpicos.
“É uma honra e orgulho para todos nós trazer a São Paulo esta exposição que  é uma oportunidade única do povo brasileiro conhecer e se aproximar da história dos Jogos Olímpicos ao longo do tempo", afirmou Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB.  "Esta mostra tem como missão contribuir para a criação do espírito olímpico em cada visitante e em cada brasileiro", enalteceu Nuzman.
A exposição Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte reúne cerca de 300 peças que marcaram e representam a trajetória dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. O material exposto pertence ao Comitê Olímpico Internacional (COI), detentor do principal arquivo do mundo sobre o tema, e a um acervo reunido especialmente pelo COB. Entre 16 de abril e 30 de junho o público poderá conhecer de perto, em São Paulo, esses objetos e imagens que contam a história do esporte internacional.
"Esta é a primeira vez que uma exposição do Museu Olímpico do Comitê Olímpico Internacional vem para o país. Teremos a oportunidade de prestigiar a história do esporte no mundo e mais ainda os atletas que contribuíram e se empenharam em representar nosso país", finalizou Nuzman.
“A indústria de São Paulo prioriza a educação, mas quando nós falamos em educação, ela não se dá só na sala de aulas ou nos laboratórios. Ela se dá nas quadras de esportes, na boa alimentação e nas práticas culturais”, enfatizou Paulo Skaf, presidente da FIESP/SESI.
“Esta exposição é um reconhecimento a todos atletas brasileiros, a todos os nossos esforços e a essa motivação que a gente tenta sempre passar para os atletas mais novos durante a nossa carreira”, comentou Thiago Pereira, nadador e medalhista olímpico.
O projeto, organizado pelo COB, é apresentado pela FIESP, SESI-SP, Ministério da Cultura e Grupo Bradesco Seguros, com apoio da Panasonic.

Exposição Jogos Olímpicos: Esporte, Cultura e Arte
Local: Galeria de Arte do SESI-SP, no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso
Avenida Paulista, 1.313, em frente à estação Trianon-Masp do Metrô – São Paulo

Período expositivo
de 16 de abril a 30 de junho – às segundas, das 11h às 20h; de terça a sábado, das 10h às 20h; e domingos, das 10h às 19h
Entrada Gratuita
Classificação Livre