Michael Johnson visita o COB e oferece CT para preparação de atletas brasileiros

Campeão olímpico conversa com ex-atletas elogia estrutura do COB

Michael Johnson Marcão visita COB

Uma das maiores lendas do atletismo mundial visitou o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) na noite de terça-feira, dia 12.  Aproveitando sua vinda ao Rio de Janeiro para o Prêmio Laureus, o americano Michael Johnson, quatro vezes campeão olímpico, esteve no COB para apresentar seu Centro de Alta Performance, localizado em Mckinney, no Texas (EUA), para a área de esportes da entidade, e oferecê-lo como base para treinamentos de atletas brasileiros no exterior. Participaram do encontro com Johnson o superintendente executivo de Esportes do COB, Marcus Vinicius Freire; o gerente-geral de Performance Esportiva do COB, Jorge Bichara; o gerente de Operações Internacionais do COB, Gustavo Harada; e Luis Alexandre Pontes Rodrigues, diretor de marketing esportivo da Nike do Brasil.
“A visita do Michael Johnson é motivo de orgulho para o COB. É importante estabelecermos parcerias com grandes ícones do esporte e oferecer aos nossos atletas o que há de melhor no mundo em termos de preparação esportiva”, destacou Marcus Vinicius Freire. “A proposta foi muito bem aceita pelo COB, que ficou de conversar com a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para estudar a possibilidade de enviar atletas já nos próximos meses”, completou o superintendente executivo de esportes do COB.
Michael Johnson gravou seu nome na história olímpica ao se tornar o primeiro atleta a conquistar o ouro nos 200m e 400m nos mesmos Jogos, em Atlanta 96. Detentor de outras duas medalhas douradas, no revezamento 4x400m, em Barcelona 92, e nos 400m em Sydney 2000, Johnson tem ainda nove títulos mundiais em seu impressionante currículo.
Se nas pistas de corrida, assombrava o mundo pulverizando recordes, fora delas também vem deixando sua marca. Desde 2001, o americano é dono de um moderno centro de treinamento para atletas de alto rendimento e jovens talentos das mais diversas modalidades. O local é um dos mais bem equipados dos Estados Unidos e agora está à disposição dos atletas brasileiros.
“Nós discutimos as oportunidades para a minha companhia trabalhar com o Comitê Olímpico Brasileiro para ajudar na melhora do desempenho dos atletas brasileiros nos próximos anos rumo aos Jogos Olímpicos Rio 2016. A Michael Johnson Performance já realiza um trabalho de desenvolvimento atlético com diferentes federações olímpicas e equipes esportivas profissionais de todo o mundo. Esta é uma grande oportunidade para nós e para os atletas brasileiros que buscam um diferencial, que os levem a entrarem em posição de medalha. Aqui, obviamente, já existem ótimos atletas com grandes treinadores, mas o objetivo deste acordo é tentar proporcionar uma pequena melhora que os leve de semifinalistas a finalistas, de finalistas a medalhistas, de medalhistas a medalha de ouro”, explicou o quatro vezes campeão olímpico.
Michael Johnson aproveitou a visita para lembrar das vantagens e desvantagens de se disputar os Jogos Olímpicos em casa. “Eu falo por experiência própria. A oportunidade de competir em casa nos Jogos Olímpicos deve ser aproveitada. Eu vivi isso em Atlanta 96 e compreendo o que os brasileiros vão enfrentar. Certamente, há vantagens, mas também existem desvantagens. Então, é importante para eles estarem preparados para isso e para entender como lidar com estas situações”, destacou Johnson, atualmente com 45 anos.
Durante a visita ao COB, Michael Johnson conheceu a estrutura da entidade e elogiou o envolvimento de ex-atletas na gestão do esporte olímpico brasileiro. Atualmente, o COB possui 21 atletas e ex-atletas olímpicos e pan-americanos em seu quadro de funcionários. “Estou muito bem impressionado com a estrutura do COB. É ótimo ver como a entidade está trabalhando. Esta é a abordagem correta para lidar com o esporte. Foi muito bom ter conhecido os muitos ex-atletas que trabalham aqui hoje. Eles entendem o que é necessário para uma missão ser bem sucedida”, comentou.
Johnson se aposentou depois de Sydney 2000. O americano é até hoje o detentor do recorde mundial dos 400m (marca alcançada em 1999) e só teve o recorde dos 200m quebrados pelo jamaicano Usain Bolt, em Pequim 2008. Sobre a possibilidade de Bolt mudar de prova e quebrar sua marca dos 400m no Rio 2016, o americano afirma ser muito complicado. “Já falei muito com o Bolt e ele entende que é uma prova muito difícil. Acredito que ele não quer fazer isso, porque terá que treinar muito mais duro do que treina agora”, ressaltou o campeão olímpico.

Posse do novo Conselho Fiscal da CBAt

Fonte: CBAt
Com Toninho Fernandes e Warlindo Carneiro, os novos presidente e vice-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), assumiram também nesta sexta-feira 15, em Manaus, os integrantes do Conselho Fiscal da entidade para o gestão 2013-2016.

A Assembleia Geral da CBAt, realizada no Hotel Tropical, aprovou também a indicação dos novos integrantes do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e da Comissão Disciplinar Nacional (CDN).

Conselho Fiscal

Efetivos
Ariovaldo Reis dos Santos
Sildemar Estevão Venâncio
Paulo Henrique Farias de Oliveira

Suplentes
Shirlei Baptista
Wanda dos Santos

Superior Tribunal de Justiça Desportiva

Membros
Gustavo Normanton Delbin
Marcos André Franco Montoro
Fernanda Bazanelli Bini
Gustavo Lopes de Souza
Alexandre Hellender Quadros
Luiz Roberto Martins Castro
Amadeu Armentano
João Chiminazzo
Antônio Carlos Pereira

Procurador
Eduardo Berol da Costa

Secretária
Cláudia Silva

Comissão Disciplinar Nacional

Membros
Cristiano Caús
Solange Guerra Bueno
Alexandre Miranda
Leonardo Andreotti
Mércia Polisel

Procurador
Caio Medauar

Carta aberta da Assembleia Geral da CBAt ao Governador do Estado do Rio

Fonte: CBAt
Todos os segmentos que formam a grande Comunidade Atlética Nacional estão representados na Assembleia Geral da Confederação Brasileira de Atletismo. Este ano, a Assembleia, reunida nesta sexta-feira 15, em Manaus, produziu um documento, encaminhado ao governador do Estado do Rio, Sergio Cabral.

Atletas ganhadores de medalhas olímpicas para o Brasil, treinadores, árbitros, dirigentes de clubes e das Federações estaduais defendem, mais uma vez, o Estádio de Atletismo Célio de Barros, situado no complexo do Maracanã.

Como é sabido, o Governo do Rio de Janeiro anunciou a demolição do histórico estádio, para construir em seu lugar, um estacionamento ou algo similar. Ao mesmo tempo, em resposta a um apelo do presidente da IAAF, o governador respondeu que o Atletismo ganharia uma nova praça, mais moderna, próxima ao Maracanã.

No entanto, o Governo do Estado não apresentou nenhum projeto para o novo estádio, nem informou o prazo em que esta nova praça estaria à disposição dos atletas e treinadores, que não têm outro espaço para fazer sua preparação à Olimpíada do Rio 2016.

Por outro lado, chegou ao conhecimento da CBAt que a área citada pelo Governo do Rio para novo estádio não é a adequada. Assim, continuam os movimentos da comunidade atlética, principalmente a carioca, em prol do "Célio de Barros".

A CBAt, as seis associações continentais de atletismo e o presidente da IAAF, Lamine Diack, já alertaram o Governo do Estado para os prejuízos que sofrerá a cidade-sede dos próximos Jogos, por conta desse sério problema enfrentado pelo principal dos esportes olímpicos.

Apelamos ao Governo do Rio de Janeiro para que repare essa injustiça à modalidade que inúmeras glórias trouxe ao Rio de Janeiro, entre tantas outras, as medalhas olímpicas de José Telles da Conceição, Robson Caetano da Silva e Arnaldo de Oliveira Silva.

Manaus, AM, em 15 de março de 2013.

*José Antônio Martins Fernandes - Presidente da CBAt
*Roberto Gesta de Melo - Representante da Área Sul-Americana na IAAF
*Warlindo Carneiro da Silva Filho - Vice-Presidente da CBAt
*João Gomes Jacome - Representante da Federação Acreana de Atletismo
*Walter Calheiros Pereira - Presidente da Federação Alagoana de Atletismo
*Margareth Bahia Marques - Presidente da Federação Desportiva de Atletismo do Estado do Amazonas
*Marcio Batista Miguens da Silva - Presidente da Federação Atlética Maranhense.
*Marcos Paulo Garcia Andrade - Presidente da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul
*Og Robson de Menezes Chagas - Presidente da Federação Bahiana de Atletismo
*Artur José Amaral Araujo - Presidente da Federação Capixaba de Atletismo.
*Walmor José Battistotti Filho - Presidente da Federação Catarinense de Atletismo
*Carlos Américo Morais Ximenes - Presidente da Federação Cearense de Atletismo
*Wallene Conceição Bullem Amaral - Vice-Presidente da Federação de Atletismo do Amapá
*Walter Alves Brasil Filho - Presidente da Federação de Atletismo de Rondônia
*Paulo Roberto Maciel da Silva - Presidente da Federação de Atletismo do Distrito Federal
*Maurício Monteiro da Rocha Marques - Presidente da Federação de Atletismo do Estado do Tocantins
*Francisco Antônio da Silva - Presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso
*Valéria Cristina Gonçalves Calháo Silva - Presidente da Federação de Atletismo de Mato Grosso do Sul
*Ubiratan Martins Junior - Presidente da Federação de Atletismo do Paraná
*Márcia Cristiane Araújo - Presidente da Federação de Atletismo do Piauí
*Genivaldo José Caixeta - Presidente da Federação Goiânia de Atletismo
*Nilson Moura de Oliveira - Presidente da Federação Mineira de Atletismo
*Maria Magnólia Sousa Figueiredo - Presidente da Federação Norte-Rio-Grandense de Atletismo
*Ronaldo Estevão Lobato - Presidente da Federação Paraense de Atletismo
*Antônio Gomes Filho - Presidente da Federação Paraibana de Atletismo
*Mauro Roberto Chekin - Presidente da Federação Paulista de Atletismo
*Vanthauze Marques Freire Torres - Vice-Presidente da Federação Pernambucana de Atletismo
*Carmono Cunha da Silva - Presidente da Federação Roraimense de Atletismo
*José Orleandes de Barros - Presidente da Federação Sergipana de Atletismo

*João Paulo Alves da Cunha - Representante do Centro Esportivo e Recreativo de Vila São José (BM&F/Bovespa)
*Sergio de Jesus Gaspar - Presidente da Associação Sambernardense de Atletismo (ASA/São Bernardo)
*Fernando Donatan Viegas Braga - Presidente do Instituto do Esporte e Cultura de Londrina - IECL (Londrina/Caixa)
*Ricardo Antonio DAngelo - Representante da Organização Funilense de Atletismo (ORCAMPI)

*Marcio José Bodziak - Presidente da Comissão Nacional de Arbitragem de Atletismo (COBRAT)
*Carlos Alberto Felix Silva - Secretário Geral da Associação Nacional de Treinadores de Atletismo (ANATLETISMO)

*Joaquim Carvalho Cruz - Medalhista Olímpico
*Robson Caetano da Silva - Medalhista Olímpico
*Arnaldo de Oliveira Silva - Medalhista Olímpico
*André Domingos da Silva - Medalhista Olímpico
*Edson Luciano Ribeiro - Medalhista Olímpico
*Vicente Lenilson de Lima - Medalhista Olímpico
*Vanderlei Cordeiro de Lima - Medalhista Olímpico
*Claudio Roberto Souza - Medalhista Olímpico
*Claudinei Quirino a Silva - Medalhista Olímpico

CBAt faz lançamento do livro

"O Brasil torna-se Olímpico"

Fonte: CBAt
A Confederação Brasileira de Atletismo fez o lançamento do livro "O Brasil torna-se olímpico" nesta quinta-feira à noite, em Manaus. Escrita por Márcia De Franceschi Neto-Wacker e Christian Wacker, a obra conta a história do início do Movimento Olímpico no País até os Jogos de Berlim, em 1936.

Márcia Wacker esteve presente ao evento e autografou o livro, distribuído aos convidados pela CBAt, com patrocínio da Caixa Econômica Federal. "É uma obra indispensável para quem gosta de esporte e de recuperar fatos históricos importantes", comentou o presidente Roberto Gesta de Melo. "A publicação da CBAt foi muito cuidadosa e ficamos felizes", disse Márcia Wacker.

Este é o terceiro livro da CBAt, que em 2012 lançou "Mulheres no Pódio - A empolgante história das atletas brasileiras" e "Jogos Olímpicos Latino-Americanos - Rio de Janeiro 1922".

Correios do Amazonas lançam selo em homenagem a Gesta

Fonte: CBAt
Um grande evento marcou, na noite desta quinta-feira 14, a véspera da Assembleia Geral 2013 da Confederação Brasileira de Atletismo, que se realiza nesta sexta-feira no Hotel Tropical, em Manaus (AM).

Homenagens a pessoas que contribuíram para a evolução do Atletismo nos últimos 26 anos, período da administração de Roberto Gesta de Melo na presidência, foi um dos pontos altos da confraternização realizada no Elegance, na capital amazonense.

Os medalhistas olímpicos presentes receberam a Medalha José Telles da Conceição, entregue por Gesta e pelo novo presidente da entidade, Toninho Fernandes, com a presença também da viúva de José Telles, Dona Cely.

Outro evento da noite foi o lançamento do livro "O Brasil torna-se olímpico", com a presença da coautora Marcia De Franceschi Neto-Wacker. Momento emocionante aconteceu quando a representante do governador Omar Aziz, a secretária estadual de Esporte Alessandra Campelo, interrompeu sua fala e chamou ao palco a representante dos Correios do Amazonas, Antonia Rebouças, que presidiu o lançamento do selo em homenagem a Roberto Gesta de Melo. Entre as autoridades que prestigiaram o evento estava o prefeito Artur Virgílio Neto.

O selo, além da efígie de Gesta, tem ao fundo a imagem da passagem do bastão em prova de revezamento, uma das mais tradicionais do Atletismo.

Em sua fala, Gesta lembrou das conquistas do Atletismo brasileiro no período e da importância da participação da Comunidade Atlética Nacional nas lutas da CBAt. "Nosso esporte cresceu muito, graças às ações da comunidade. Tivemos grandes parceiros, como a Caixa Econômica Federal, nossa patrocinadora desde 2001. E a evolução continuará, agora com o novo comando", disse Gesta.

Toninho Fernandes e Warlindo Carneiro assumem direção da CBAt

Fonte: CBAt
 
Os novos presidente e vice-presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, José Antônio Martins Fernandes - o Toninho - e Warlindo Carneiro da Silva Filho, tomam posse nesta sexta-feira 15, na Assembleia Geral da entidade, que será realizada, a partir das 09 horas, no Salão A do Hotel Tropical, em Manaus (AM). Toninho e Warlindo substituem a chapa liderada por Roberto Gesta de Melo e Nelson Prudêncio.

Na manhã desta quinta-feira 14, presidentes e antigos dirigentes de Federações estaduais, representantes de atletas, treinadores e árbitros reuniram-se no Hotel Tropical e prestaram homenagens a Roberto Gesta de Melo e deram as boas vindas a Toninho Fernandes e Warlindo Carneiro.

Antigo presidente da Federação do Piauí e ex-secretário nacional de esportes, Alfredo Nunes, lembrou da trajetória de Gesta à frente da CBAt e disse que o Atletismo "era um antes de Gesta e outro, diferente e melhor, agora". O presidente da Federação Paulista, Mauro Chekin, afirmou que "se chegar ao topo é difícil, manter-se no topo é tarefa árdua", completando: "Parabéns presidente Gesta, parabéns Toninho".

Toninho e Warlindo falaram e agradeceram o trabalho do atual presidente. Gesta disse, por sua vez, que "o caminho foi de muito trabalho. Fez-se muita coisa pelo Atletismo e todos ganhamos muitos amigos e estes são para sempre".

Toninho Fernandes, novo presidente da CBAt
Toninho Fernandes assume o cargo com a experiência de ter sido presidente da Federação Paulista de Atletismo no período 2000-2012. Antes, foi vice-presidente da Federação e vice-presidente da ADC Eletropaulo, sendo responsável por toda a área esportiva de alto rendimento do clube.

Também foi vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas Patrocinadoras do Esporte. Graduado em Educação Física, fez vários cursos de Gestão Esportiva, em nível de pós-graduação, na Fundação Getúlio Vargas e outras escolas.

É presidente do Sindicado dos Profissionais de Educação Física de São Paulo, diretor nacional de Esportes da União Geral dos Trabalhadores e membro do Comitê Paraolímpico Brasileiro. Trabalhou na Light/Eletropaulo por 37 anos e no começo de sua carreira esportiva foi jogador de futebol.

Mais tarde, já como dirigente, atuou em vários esportes e, nos últimos 20 anos, seu foco principal tem sido o Atletismo, tendo chefiado inúmeras delegações esportivas nacionais em competições oficiais no exterior. Aos 54 anos, português de nascimento, tem a cidadania brasileira.

Warlindo Carneiro, vice-presidente da CBAt
Warlindo Carneiro, também graduado em Educação Física, fez especialização em Treinamento de Atletismo na Universidade de Mainz, na Alemanha, e é especialista em Ciência do Esporte pela Universidade Federal de Pernambuco, onde foi professor de Atletismo e de Treinamento Esportivo. É mestre em Ciências da Saúde pela Universidade do Porto, em Portugal.

Dissertante internacional dos Cursos de Treinamento da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo), atualmente leciona na Universidade Salgado Filho e na Faculdade Salesiana. Integra a comissão da CBAt para a coordenação das Seleções de Juvenis e Menores.

Nascido há 61 anos em Campina Grande, na Paraíba, há muito tempo adotou Pernambuco para viver. Foi jogador de futebol e de handebol, e competiu no Atletismo. Várias vezes foi chefe de equipes brasileiras em eventos no exterior.

Presidente da Federação Pernambucana de Atletismo desde 1989, em 2012 comemorou o heptacampeonato de sua Seleção no Troféu Norte-Nordeste/Caixa de Atletismo, a mais importante competição do esporte regional brasileiro.

Roberto Gesta de Melo
Eleito em 1987 para a presidência da CBAt, Gesta é membro do Conselho da IAAF, principal órgão dirigente do Atletismo mundial, desde 1991. Também é presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo, desde 1993, e da Associação Ibero-Americana de Atletismo, desde 2009, e membro da Fundação Internacional de Atletismo.

Advogado e empresário, foi subchefe da Casa Civil do Governo do Amazonas e secretário estadual de Esportes. Em sua administração foi construída a Vila Olímpica de Manaus. Gesta é dono da maior coleção particular de itens olímpicos do mundo.

Nelson Prudêncio
O vice-presidente Nelson Prudêncio, que morreu em novembro passado, foi recordista mundial do salto triplo, com 17,27 m, em 1968, marca feita durante a Olimpíada do México, quando ganhou a medalha de prata. Quatro anos depois, em Munique, conquistou a medalha de bronze na prova.

Ganhou prata nas edições do PAN de Winnipeg em 1967 e de Cáli, em 1971. Foi quatro vezes consecutivas campeão sul-americano, entre 1965 e 1971. Graduou-se em Educação Física em 1971 pela Universidade Federal de São Carlos (SP), tornou-se professor de Atletismo da mesma escola. Em 2006, doutorou-se em Atletismo pela Universidade de Campinas - Unicamp (SP). Então, havia dois anos, era vice-presidente da CBAt.

Programação da Assembleia
Evento: Assembleia Geral Ordinária da CBAt
Data: 15 de março de 2013
Horário: 09 horas
Local: Hotel Tropical de Manaus (AM) - Salão Rio Negro A e B
Endereço: Av. Coronel Teixeira, 1320 - Ponta Negra

Uma esperança para os defensores do Estádio Célio de Barros

A informação do jornal "O DIA", do Rio de Janeiro, à página 8, do último dia 9, e dá novas esperanças à comunidade atlética nacional. É que, depois de uma ação da Defensoria Pública da União, o IPHAN - Instituto Histórico e Artístico - informou que o Estádio de Atletismo Célio de Barros, o Parque Aquático Júlio Delamare e a Escola Modelo Arthur Friedenreich não poderão ser demolidos sem sua autorização.

A escola e as duas praças esportivas estão no Complexo do Maracanã, que é tombado pelo Instituto. A intenção do Governo do Estado do Rio é demolir estas instalações para construir um estacionamento ao lado do Estádio de Futebol.

Na próxima sexta-feira, dia 15, a Assembleia Geral da Confederação Brasileira de Atletismo irá se manifestar em defesa do "Célio de Barros". Na Assembleia, haverá a posse de Toninho Fernandes na presidência e Warlindo Carneiro da Silva Filho, na vice-presidência. Toninho substitui Roberto Gesta de Melo, que é presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo e membro do Conselho da IAAF.

Da Assembleia da CBAt participam os representantes das 27 Federações estaduais, dos cinco clubes com melhor classificação no Troféu Brasil/Caixa de Atletismo-2012, os representantes das Associações de Treinadores e de Árbitros, e os atletas ganhadores de medalhas olímpicas.

Também estarão presentes outros nomes importantes do atletismo carioca, como Nelsinho Rocha dos Santos, finalista olímpico do 4x100 m em Los Angeles-1984, e Pedro Ferreira da Silva Filho, campeão pan-americano do decatlo em Havana-1991.

A CBAt é a única Confederação esportiva do País em que atletas têm direito a voz e voto. A participação de atletas, treinadores, árbitros e atletas foi aprovada pela Assembleia Geral de 2011, por proposta da presidência da entidade.

CBAt concede Medalha José Telles da Conceição

 
Para homenagear os grandes atletas do País, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) instituiu a Medalha José Telles da Conceição, a ser concedida aos brasileiros que subiram ao pódio em competições de nível mundial.

No grau Ouro, recebem o prêmio os atletas ganhadores em Jogos Olímpicos ou Campeonatos Mundiais de Atletismo, nas competições masculinas (na categoria feminina foi instituída a Medalha Aída dos Santos).

Na noite desta quinta-feira, dia 14, a Confederação fará a entrega do prêmio aos medalhistas olímpicos que estarão em Manaus para participar da Assembleia Geral da CBAt, marcada para a manhã da sexta-feira, dia 15.

A premiação foi criada também em homenagem a José Telles da Conceição, ganhador da primeira medalha olímpica do Atletismo brasileiro: foi bronze no salto em altura, em Helsinque, em 1952.

José Telles morreu em 1974, no Rio de Janeiro. Dona Cely, viúva do antigo saltador e velocista, estará presente à solenidade, marcada para o Elegance (na esquina das ruas Recife e Salvador), a partir das 20 horas.

Também estará presente no evento Adyel da Silva Santos, filha de Adhemar Ferreira da Silva, único brasileiro bicampeão olímpico no esporte, ganhador do salto triplo em Helsinque e em Melbourne (1956).

Abaixo, os demais atletas que receberão a Medalha José Telles da Conceição:

Joaquim Carvalho Cruz
- Medalha de ouro olímpica nos 800 m em Los Angeles 1984 e de prata em Seul 1988 medalha de bronze nos 800 m no Mundial de Helsinque 1983.
Robson Caetano da Silva - Medalha de bronze olímpica nos 200 m em Seul 1988 e no 4x100 m em Atlanta 1996.
Arnaldo de Oliveira Silva - Medalha de bronze olímpica no 4x100 m em Atlanta 1996.
Edson Luciano Ribeiro - Medalha de bronze olímpica no 4x100 m em Atlanta 1996 e prata em Sydney 2000 medalha de bronze no 4x100 m no Mundial de Atletismo de Sevilha 1999 e de prata em Paris 2003.
André Domingos da Silva - Medalha de bronze olímpica no 4x100 m em Atlanta 1996 e prata em Sydney 2000 medalha de bronze no 4x100 m no Mundial de Sevilha 1999 e de prata em Paris 2003.
Vicente Lenilson de Lima - Medalha de prata olímpica no 4x100 m em Sydney 2000 medalha de prata no Mundial de Paris 2003.
Claudinei Quirino da Silva - Medalha de prata olímpica no 4x100 m em Sydney 2000 medalha de bronze nos 200 m no Mundial de Atenas 1997 e de prata em Sevilha 1999, medalha de bronze no 4x100 m em Sevilha 1999.
Claudio Roberto Souza - Medalha de prata olímpica em Sydney 2000.
Vanderlei Cordeiro de Lima - Medalha de bronze olímpica na maratona em Atenas 2004.