Sogipa tem a maior equipe no Brasileiro Caixa Sub-16

A Sogipa (RS) terá a maior delegação na disputa do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16 de Atletismo, que será realizado no próximo fim de semana no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), em Fortaleza, no Ceará. O clube de Porto Alegre inscreveu 56 atletas de 13 a 15 anos (28 no masculino e 28 no feminino) na competição, que reunirá ao todo 650 participantes de 102 clubes de 21 Estados e do Distrito Federal.

Entre os destaques da equipe gaúcha estão quatro atletas que lideram o Ranking Brasileiro da categoria em 2017: Ryan Mendes (salto triplo), Andriel Domingues (salto com vara), Leanderson Ferreira e Larissa Fraga (ambos no lançamento do martelo).

"O grupo é muito bom, temos quantidade e qualidade. Isso demonstra o trabalho que realizamos na formação de atletas", disse Martina Kroll Lindemayer, responsável pelo trabalho das equipes de base do Atletismo da Sogipa. 

Atletas como Fabricio Romero e Luciane Dambacher, ambos no salto em altura Jorge Teixeira, Gisele Oliveira e Almir Júnior no salto triplo Anderson Henriques e Pedro Burmann nos 400 m, entre outros, foram revelados na base do clube. 

O Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) pagará as despesas de passagens aéreas e hospedagem para todos os integrantes da delegação da Sogipa, porque o clube gaúcho é filiado à entidade.

Pelo programa-horário inicial, o Campeonato será aberto às 07:30 de sábado (dia 30), com a disputa da final masculina dos 5.000 m marcha atlética, e encerrado às 18:20 de domingo (dia 1º), com a prova final do revezamento masculino 4x75 m.

O Congresso Técnico está marcado para o dia 29, às 14 horas, no Auditório da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), que fica no Centro de Formação Olímpica (CFO) do Nordeste.

O endereço do CFO é Avenida Alberto Craveiro, bem em frente à Arena Castelão, que foi gentilmente cedida pelo Governo do Ceará, numa parceria entre Sesporte e a CBAt, por meio de sua filiada, a Federação Cearense de Atletismo.

O Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16 é uma realização da CBAt e da FCAt, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, em convênio com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Sesporte.

Equipe de Atletismo embarca para os Jogos Sul-Americanos da Juventude

Fonte: CBAt
A equipe brasileira de Atletismo, que participará dos Jogos Sul-Americanos da Juventude, de 6 a 8 de outubro, no Estádio Nacional de Santiago do Chile, embarcou na manhã desta terça-feira (dia 26) para a competição. A delegação, chefiada pelo vice-presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho, seguiu com 26 atletas, sendo 13 no masculino e 13 no feminino.

A competição serve de preparação para os Jogos Olímpicos da Juventude de 2018, que serão disputados em Buenos Aires, na Argentina.

A responsabilidade da delegação é do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Cerca de 150 atletas da nova geração do esporte brasileiro participarão dos Jogos em 21 modalidades (atletismo, badminton, basquete 3x3, boxe, canoagem, caratê, ciclismo, esgrima, ginástica artística, golfe, judô, levantamento de peso, lutas, natação, remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, triatlo e vôlei de praia). Serão 76 meninos e 74 meninas entre 14 e 17 anos.

A comissão técnica do Atletismo terá Rodrigo Dario como treinador-chefe e os técnicos Alexandre Moratto (SP), Darci Ferreira da Silva (SP) e Sidmar Andrigheto Gielow (PR).

A lista de atletas é a seguinte:

No masculino

Lucas Conceição Vilar - SP - 100m - 200m
Ryan de Souza Lima - DF - 400m
Lucas Pinho Leite - MT - 800m - 1500m
Pedro Henrique de Oliveira - MG - 3000m
Matheus Estevão da Silva Borges - SP - 2000m c/obst.
Marcos Paulo Leal Ferreira - SP - 110m c/bar.
Caio de Almeida Alves Teixeira - SP - 400m c/bar.
Kauan da Silva Domingues - SP 10000 m Marcha
Augusto de Campos Fernandes - SP - Altura
Adrian Henrique Dias Vieira - SP - Distância - Triplo
Vitor Gabriel Motin - PR - Peso - Disco
Osmar Gielow Junior - PR - Martelo
Guilherme Moreira Soares - SP - Dardo

No feminino

Vitoria Pereira Jardim - SP - 100 m
Leticia Maria Nonato Lima - PI - 200 m
Jessica Vitoria de Oliveira Moreira - 400 m - 400 m c/bar.
Leticia Almeida Belo - SP - 3000 m
Ticiane Souza Bonfim - BA - 2000 m c/obst.
Thais Michele da Silva Clemente - MG - 100m c/bar.
Amelia Fortunato de Lemos - DF - 5000 m Marcha
Lissandra Maysa Campos - MT - Distância
Nerisnelia dos Santos Souza - MT - Triplo
Rafaela Cristine Maciel de Souza - MG - Peso - Disco
Ana Caroline dos Santos Lopes - SP - Peso - Disco
Rafaela Cristina da Silva - SP - Disco
Alana das Neves Maranhão - PR - Dardo

CBAt promove reunião para discutir Objetivos Estratégicos



Fonte: CBAt
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) promoveu nesta segunda-feira (dia 25) reunião com todos os setores da entidade, na sede em São Paulo, com a meta de revisar os Objetivos Estratégicos da CBAt e o início dos trabalhos de definição das metas e projetos para o período 2017/2020.

Participaram do encontro Warlindo Carneiro da Silva Filho, vice-presidente, Eduardo Esteter, diretor Administrativo e Financeiro, Antonio de Figueiredo Feitosa, superintendente Administrativo, Georgios Stylianos Hatzidakis, gerente de Comunicação Digital, Anderson Moraes Lemes Rosa, gerente do Departamento Técnico, Clóvis Alberto Franciscon, gerente de Alto Rendimento, Raphael Nagao Rabello, coordenador Financeiro, João Gabriel Leite, coordenador do Departamento de Projetos e Compras, e Murilo Zevoli, analista Departamento Financeiro.

O Planejamento Estratégico foi elaborado em 2016 e agora passa pela revisão. Todos os projetos da CBAt, obrigatoriamente, estão ligados ao cumprimento de metas definidas para cada um dos objetivos estratégicos. O trabalho é contínuo e visa ser apresentado na Assembleia Geral após as devidas orientações do Conselho de Direção. 

A equipe da CBAt está empenhada em utilizar as ferramentas de gestão, inclusive algumas oferecidas pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), para melhor selecionar os projetos e aplicar os recursos sempre de forma eficiente.

A princípio foram definidos os seguintes objetivos estratégicos para 2017-2020

Objetivos Estratégicos
Aumentar o número de atletas qualificados, finalistas e medalhistas nos principais eventos internacionais
Incrementar a prática do Atletismo no Brasil
Aumentar a captação de recursos 
Aumentar a quantidade de Praticantes de Corridas em seus diversos segmentos inscritos na CBAt
Gerenciar os recursos com Eficiência e Transparência 
Promover o Atletismo em diversos segmentos
Dar suporte à evolução organizacional das Federações
Aumentar o potencial de retorno para patrocinadores
Oferecer estrutura de treinamento para as Seleções Nacionais nas Competições Internacionais
Manter elevado padrão dos Eventos promovidos pela CBAt
Qualificar e promover atualização continuada de Treinadores, Gestores Esportivos e Professores de Atletismo das Instituições de Ensino Superior de Educação Física
Desenvolver a capacitação e competências

Brasileiro Caixa Sub-16 exibe o trabalho de revelação de talentos

Fonte: CBAt
O Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16 é o evento nacional de entrada dos atletas nas competições nacionais da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Por isso, sempre há a expectativa de observar e analisar o trabalho de revelação de talentos no esporte que vem sendo realizado pelos clubes. A oitava edição do torneio será disputada neste sábado (dia 30) e domingo (1º), no Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO), em Fortaleza, no Ceará.

Entre as atrações da competição está o mato-grossense Eric Vitor Campos da Silva, o Boltinho, da ASA Sorriso (MT). Ele vai tentar o bicampeonato dos 100 m com barreiras, e está inscrito também nos 75 m e no revezamento 4x75 m.

Campeão e recordista brasileiro estudantil dos 100 m com barreiras, Eric participou este ano do Prêmio Brasil Olímpico, organizado pelo COB, no Rio, sendo homenageado como o destaque dos Jogos Escolares 2016 (12-14 anos).

"Nosso projeto cuida com muito carinho da descoberta de valores e, por isso, já tivemos vários representantes em seleções nacionais nas categorias de base", comemora o técnico Marcos Vieira.

O Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16, disputado pela primeira vez em 2010, em Porto Alegre (RS), tradicionalmente reúne muitos participantes. Para Fortaleza, por exemplo, a CBAt recebeu a inscrição de 671 atletas (371 no masculino e 300 no feminino), que representarão 104 clubes de 22 Estados e do Distrito Federal.

O Congresso Técnico do evento está marcado para esta sexta-feira (29), às 14 horas, no Auditório da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte), que fica no Centro de Formação Olímpica.

O endereço do CFO é Avenida Alberto Craveiro, bem em frente à Arena Castelão, que foi gentilmente cedida pelo Governo do Ceará, numa parceria entre Sesporte e a CBAt, por meio de sua filiada, a Federação Cearense de Atletismo.

O Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16 é uma realização da CBAt e da FCAt, com patrocínio da Caixa Econômica Federal, em convênio com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio da Sesporte.