Arremesso do peso no Desafio Brasil Caixa Indoor

Fonte: CBAt
O Desafio Brasil Caixa de Atletismo Indoor, que será disputado no próximo sábado (dia 17), no Centro de Treinamento da Vila São José, em São Caetano do Sul, no Grande ABCD, ganhou mais duas provas: o arremesso do peso, no masculino e no feminino. Porém, ao contrário das outras provas, que serão realizadas na pista coberta, o peso acontecerá no setor ao ar livre da instalação esportiva do Centro.

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) abriu participação aos 16 atletas mais bem colocados no Ranking Adulto Nacional de 2017 e os atletas têm até quinta-feira (15) para confirmar presença no peso. Nas outras, o prazo de inscrição terminou na última sexta-feira (9).

Com a inclusão, a CBAt divulgou o novo Programa-Horário, que tem ainda a inversão das provas masculina e feminina do salto em altura.

O Desafio Brasil é a última oportunidade que os atletas têm no País para tentar os índices exigidos para o Campeonato Mundial Indoor de Birmingham, de 1º de 4 de março, em Birmingham, no Brasil. Outros atletas estão em busca das marcas mínimas fixadas pela IAAF no exterior.

Seis brasileiros estão qualificados até agora para o Mundial de Birmingham: Thiago Braz da Silva (salto com vara), Darlan Romani (arremesso do peso), Almir Júnior (salto triplo), Rosangela Santos (60 m), Letícia Cherpe de Souza (400 m) e Nubia Soares (salto triplo).

Velocistas buscam índice no Desafio Brasil Caixa de Atletismo Indoor

Fonte: CBAt
O Departamento Técnico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) recebeu a inscrição de vários jovens atletas para a disputa dos 60 m masculino, do Desafio Brasil Caixa de Atletismo Indoor, que terá as semifinais disputadas a partir das 10:30 do próximo sábado (dia 17), no Centro de Treinamento da Vila São José, em São Caetano do Sul, no Grande ABC paulista. A final da prova está marcada para as 12:00.

Entre os inscritos, os mais próximos do índice de 6.63 exigidos pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) são Vitor Hugo dos Santos (Orcampi Unimed) e Derick de Souza Silva (Pinheiros), que no dia 3 de fevereiro, também em São Caetano, completaram a prova em 6.72 e 6.73, respectivamente.

Vitor Hugo (22 anos), prata nos 200 m do Mundial Sub-18 de Donetsk-2013, na Ucrânia, participou das competições em pista coberta organizadas pela Federação Paulista de Atletismo, assim como Derick (19 anos), prata nos 100 m do Mundial Sub-18 de Cáli-2015, na Colômbia.

Também estão inscrito nas provas deste sábado, entre outros, Aldemir Gomes (Pinheiros), Vinicius Rocha Moraes (Orcampi Unimed), Flavio Gustavo Barbosa (AABB Currais Novos), Luca da Silva dos Santos (Memorial/Santos), Jorge Henrique Vides (Pinheiros) e Rodrigo Pereira do Nascimento.

O Desafio Brasil é a última oportunidade que os atletas têm no País para tentar os índices para o Campeonato Mundial Indoor, que será realizado de 1º a 4 de março, em Birmingham, na Grã-Bretanha. Outros atletas estão em busca das marcas mínimas fixadas pela IAAF no exterior.

O Desafio Brasil Caixa de Atletismo Indoor integra o Programa Caixa de Competições 2018 da CBAt, que realiza a competição, co-organizada pela FPA, com patrocínio da Caixa Econômica Federal. 

Tatiele Carvalho obtém índice para o Mundial de Meia Maratona

Fonte: CBAt
A mineira Tatiele Roberta de Carvalho, que participou da equipe brasileira olímpica do Rio 2016 nos 10.000 m, disputou neste domingo (dia 11) a Meia Maratona de Barcelona, na Espanha. Em sua primeira prova nos 21,197 km, ela terminou em 11º lugar, com 1:13:51, superando o índice exigido para o Campeonato Mundial da distância, previsto para o dia 24 de março, em Valência, também na Espanha. A marca exigida pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) é de 1:14:38.

"Fiquei extremamente feliz e realizada com o resultado porque enfrentei um frio de 7 graus e uma marca muito boa", comentou a corredora. "Quero agradecer a todos que me apoiaram para estar aqui em Barcelona", concluiu.

As etíopes Tejitu Daba e Dibade Suma fizeram uma chegada acirrada. Tejitu ganhou o ouro, com 1:08:36, seguida de Dibade, com 1:08:37. Salomé Nyrarukundo, de Ruanda, ficou em terceiro, com 1:08:48. 

Na prova masculina, vencida pelo etíope Mule Wasihun (59:44), o brasileiro mais bem colocado foi Samuel Souza do Nascimento, em 19º lugar, com 1:04:35.

Thiago Braz e Lavillenie empatam em 1º lugar na França com 5,90 m

Fonte: CBAt
Numa grande disputa, o campeão olímpico Thiago Braz da Silva e o recordista mundial Renaud Lavillenie foram os destaques da sexta edição do Meeting Indoor Perche Elite Tour, reservado para o salto com vara, realizado na noite deste sábado (dia 10), na Kindarena de Rouen, na França. Os dois repetiram o "jogo de xadrez" dos Jogos do Rio 2016, com mudanças de altura e a busca de superação.

Thiago e Lavillenie dividiram a primeira colocação no torneio, com a marca de 5,90 m. Com isso, os dois assumiram a liderança do Ranking Mundial Indoor da IAAF. A melhor marca anterior era do alemão Raphael Holzdeppe, com 5,88 m.

O brasileiro passou 5,70 m na segunda tentativa, abriu mão dos 5,78 m, e passou de primeira os 5,84 m e os 5,90 m. Não saltou os 5,95 m e errou as três tentativas em 6 m. Renaud passou 5,78 m, 5,90 m, errou duas vezes em 5,88 m e depois falhou em 6,00 m.

A festa toda é realizada em função do Renaud, grande ídolo francês, campeão olímpico em Londres 2012 e organizador do evento.

O grego Konstantinos Filippidis ficou com a medalha de bronze, com 5,70 m. No feminino, a campeã mundial Katerina Stefanidi,também da Grécia, foi a vencedora, com 4,82 m.

Thiago Braz, assim como o francês, se prepara para o Campeonato Mundial Indoor de Birmingham, que será disputado de 1º a 4 de março, na Grã-Bretanha. O brasileiro volta a competir na quinta-feira (15), no Meeting Copernicus Cup, na Polônia.