CBAt define roteiro para eleição de mais um atleta à Assembleia Geral da entidade

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) deu a largada, nesta quarta-feira (dia 3), para a eleição de mais um representante dos atletas na Assembleia Geral da entidade, no período que vai até 2019. Esta é uma exigência do estatuto da Confederação, conforme a Alínea "e" do Parágrafo 1º do Artigo 27, conforme consta da Nota Oficial 045/2017, divulgada nesta data.

O processo de votação será regido por este regulamento e será realizado totalmente via internet, nestes meses de maio e junho, e estará disponível a partir da próxima semana, com acesso pelo site da CBAt (www.cbat.org.br).

O representante terá mandato de dois anos e é permitida uma reeleição. O primeiro ocupante da vaga foi eleito há dois anos: trata-se do arremessador Joel Lucas de Oliveira, nascido em Ladário (MS) e atleta da ASA São Bernardo (SP).

A eleição acontecerá em duas fases:

Período de candidaturas: será de 15 a 26 de maio. Podem se candidatar atletas com registro na CBAt e com inscrição válida por um clube e que seja maior de 18 anos de idade, em 31 de dezembro de 2017.

Período eletivo: será do dia 1º ao dia 12 de junho de 2017, sendo a votação realizada em sistema específico para isto, com acesso através do website da CBAt. Poderão votar atletas com registro na CBAt e com inscrição válida por um clube. O eleitor deve, ainda, ser maior de 16 anos, em 31 de dezembro próximo.

Além do eleito, a Assembleia da CBAt terá mais 15 atletas (ganhadores de medalhas olímpicas), a partir da reunião de 2018.

Paulo André lidera o Ranking Brasileiro dos 100 m

Fonte: CBAt
O velocista Paulo André Camilo de Oliveira assumiu a liderança do Ranking dos 100 m no Brasil. O atleta paulista teve homologada sua marca na prova, conseguida em Gainsville, na Flórida (EUA), na disputa do meeting Tom Jones Invitational. Na ocasião, ele marcou 10.23, com vento a favor de 2.0 m/s. Assim, o filho do antigo corredor de distâncias curtas, Carlos José Camilo de Oliveira, agora é o número 1 do País nas categorias adulta, sub-23 e sub-20.

Paulo André, que compete pelo EC Pinheiros, nascido a 20 de agosto de 1998, faz camping de treinamento e competições nos Estados Unidos, em ação conjunta da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e do Comitê Olímpico do Brasil (COB), graças aos recursos da lei Agnelo/Piva. Com a marca, Paulo garantiu também o índice para o Campeonato Pan-Americano Sub-20, marcado para Trujillo, no Peru, de 21 a 23 de julho próximo.

Também juvenil, como Paulo André, Derick de Souza (Pinheiros), é o número 3 do Brasil, com 10.35 (0.7), marca alcançada na Arena CAIXA, em São Bernardo do Campo (SP), a 7 de abril último. Derick fez parte da Seleção principal do Brasil, que disputou o Mundial de Revezamentos de Nassau, nas Bahamas, no mês passado. Aos 19 anos, Derick é candidato a uma vaga na equipe do Brasil que disputará o PAN Sub-20 e tem até o dia 9 de julho para obter a qualificação, que é 10.31.

Outro atleta jovem, Vitor Hugo dos Santos, ocupa o segundo lugar nos Rankings adulto e sub-23, com o tempo de 10.27 (0.6), conseguido também na Arena CAIXA de São Bernardo do Campo a 11 de março. Atleta da B3 Atletismo, ele foi titular do 4x100 m no Mundial das Bahamas, mas contundiu-se durante a prova. Vitor Hugo, de 21 anos, foi o primeiro do Brasil em 2016 com 10.11 (recorde pessoal), marca que o levou aos Jogos do Rio 2016.

"Paulo, Derick e Vitor são jovens atletas que vêm seguidamente demonstrando potencial de crescimento", afirma o presidente da CBAt, Toninho Fernandes. "As ações que temos promovido são um apoio importante para o seu desenvolvimento, pois são atletas, em condições de defenderem o Brasil tanto nos eventos deste ano (como o Mundial de Londres e o PAN Sub-20) como na preparação geral do ciclo olímpico de Tóquio 2020", completa o dirigente.