GP Caixa/Governo do Pará reúne dezenas de atletas entre os melhores do mundo

O GRANDE PRÊMIO INTERNACIONAL CAIXA/GOVERNO DO PARÁ DE ATLETISMO, que será disputado, no Estádio Olímpico do Pará (Mangueirão), em Belém, reunirá pelo menos 40 atletas, entre os 50 mais bem colocados no Ranking Mundial, de acordo com lista de participantes do Meeting.

A organização fez algumas adequações no programa-horário. A competição terá 15 provas, sendo sete masculinas e oito femininas. No total, mais de 20 países estarão representados por 128 atletas no GP de Belém, que marca a abertura do BRAZILIAN ATHLETICS TOUR-2012, principal circuito do Atletismo latino-americano.

Entre os brasileiros, são várias as atrações do GP, caso de Maurren Maggi, campeã olímpica do salto em distância. Outro nome é o campeão mundial indoor do salto em distância masculino, Mauro Vinícius da Silva, o Duda.

Também estão confirmados os velocistas Bruno Lins e Ana Cláudia Lemos, pré-convocados para a Olimpíada de Londres, além de Sandro Viana, que na semana passada fez o índice para os Jogos nos 200 m. Keila Costa, que competirá no salto em distância no Mangueirão em busca do índice, que já tem no triplo.

Entre os atletas do exterior, um destaque é a nigeriana Oludamola Osayomi, número 8 do mundo nos 100 m. Ela conseguiu 10.99 no GP São Paulo/Caixa do ano passado. Campeã do ano passado em Belém, ela tentará o bi nos 100 m e correrá ainda os 200 m. Outra forte concorrente nos 100 m é a norte-americana Alexandria Anderson, 10ª do mundo, com 11.01.

Outro nome é o queniano Silas Kosgei Kitum, 17º do mundo nos 3.000 m com obstáculos, com o tempo de 8:12.15. A prova será uma das mais fortes da programação. Afinal, nada menos do que cinco atletas são ranqueados: além de Kitum, Haron Langat, também do Quênia, o canadense Alex Genest, o etíope Sisay Korme e o queniano Patrick Kyoyegon Terer.