4x100 m feminino termina em 7º no Mundial

O revezamento brasileiro feminino 4x100 m terminou a final do Campeonato Mundial de Atletismo neste sábado (dia 12) em sétimo lugar, com a marca de 42.63, no Estádio Olímpico de Londres, no penúltimo dia de competições. Formado pela ordem por Franciela Krasucki, Ana Claudia Lemos, Vitória Cristina Rosa e Rosangela Santos, o quarteto brasileiro conseguiu o melhor tempo do ano.

A medalha de ouro ficou com os Estados Unidos, com 41.82. A prata foi para a Grã-Bretanha, com 42.12, enquanto o bronze ficou com a Jamaica, com 42.19.

"Cumprimos a nossa missão, melhorando o nosso resultado em relação à semifinal. Foi um ano difícil em que eu a e Franciela tivemos contusões", lembrou Ana Claudia. "Vamos ver se no ano que vem, podemos ter uma temporada mais tranquila", observou.

Rosangela, sétima colocada nos 100 m, a melhor colocação da história de uma atleta sul-americana na história no Mundial, concorda com Ana Claudia. "Não dá para lamentar. O bicho pegou desde a largada. Estados Unidos, Grã-Bretanha, Jamaica, Alemanha estão melhor do que a gente. Vamos pensar para as próximas competições", comentou.

Termina neste domingo o Mundial de Atletismo em Londres

Fonte: CBAt
Com a participação de cerca de dois mil atletas de mais de 200 nações, termina neste domingo (dia 13), o Mundial de Atletismo, em Londres. Na capital britânica, as provas da 16ª edição do Campeonato são disputadas no Estádio Olímpico, palco dos Jogos de 2012.

Nesta última rodada da principal competição do esporte internacional na temporada, sete provas, todas finais, serão realizadas à noite, no Estádio Olímpico. Antes, acontecerão as provas de marcha atlética, em circuito de rua, em Marborough, com chegada próxima ao Palácio de Buckingham.

O Brasil estará presente no estádio, com Andressa de Morais, no lançamento do disco, a partir das 15:10, hora de Brasília (19:10, hora local). Andressa este ano estabeleceu novo recorde sul-americano com 64,68 m, ao vencer o Sul-Americano no Paraguai. Atleta do Pinheiros, treinada pelo cubano Julián Mejias, Andressa obteve lugar na final ao marcar 62,80 m na qualificação.

"Estou bem e com esperanças de fazer o meu melhor resultado na final", disse a atleta, no saguão do Grange City Hotel, perto da Torre de Londres, onde a delegação do Brasil e de outros países estão hospedadas.

Também terá representantes do Brasil em três das quatro provas de marcha atlética (com exceção dos 50 km masculino): 50 km feminino, com Nair da Rosa, às 03:45 (07:45) 20 km feminino, com Erica Rocha de Sena, a partir das 08:20 (12:20) e nos 20 km masculino, com Caio Bonfim, às 10:20 (14:20).

Caio Bonfim e Erica Sena têm colecionado bons resultados nos últimos anos. Erica - atleta da B3 Atletismo, treinada por seu marido, o equatoriano Andrés Chocho - foi prata no PAN de Toronto 2015, sexta no Mundial de Pequim no mesmo ano, e sétima na Olimpíada do Rio 2016. "Fiz uma boa preparação e estou pronta para competir", disse a atleta no restaurante do hotel, pouco antes de almoçar.

Caio, que compete pelo CASO e treina com seus pais, João Sena e Gianetti Bonfim, foi bronze em Toronto, sexto em Pequim e quarto no Rio 2016. "O Caio está bem e irá tranquilo para a prova", falou Gianetti, que companha o atleta, na capital britânica.

Finalmente, Nair da Rosa treina com o antigo marchador Sergio Galdino, em Blumenau, onde vive, e compete pela AABLU. Aos 37 anos, casada e com três filhos, Nair está orgulhosa de viver um momento único no Atletismo, já que as mulheres disputam, pela primeira vez, os 50 km. Assim, também pela primeira vez na história do Mundial, iniciada em Helsinque 1983, homens e mulheres disputarão igualmente todas as provas do programa: 24 para cada gênero.

"Sei que é um momento importante e quero marcar presença aqui", disse Nair. "Sempre quis fazer os 50 km, quando nem se cogitava ter a distância no Mundial", prosseguiu a atleta que está há quatro anos na modalidade. "Antes eu fazia corrida de rua, cheguei a fazer maratonas, mas gosto mesmo é de marcha", afirmou Nair, que este ano bateu seu próprio recorde, com 4:39:28 em Lima, no Peru, ao vencer o PAN de marcha.

4x100 m feminino está na final do Mundial


Fonte: CBAt
A equipe brasileira feminina do revezamento 4x100 m classificou-se para a final da prova do Campeonato Mundial do Atletismo, no Estádio Olímpico de Londres, na manhã deste sábado (dia 12). O quarteto formado por Franciela Krasucki, Ana Claudia Lemos, Vitória Rosa e Rosangela Santos completou os 400 m em 42.77, o melhor resultado da temporada, terminando em terceiro lugar na série 2.

A final do 4x100 m será disputada neste sábado mesmo, às 17:30 no horário de Brasília (21:30 locais).

"É muito bom voltar a uma final tão importante", comemorou Rosangela, sétima colocada nos 100 m, que fechou a prova. "Vamos rever a prova, podemos melhorar as passagens de bastão", completou Ana Claudia.

Já o revezamento masculino 4x400 m, formado por Lucas Carvalho, Alexander Russo, Anderson Henriques e Hugo Balduino, não avançou para a final deste domingo (13). A equipe terminou a série 2 das semifinais em sexto lugar, com 3:04:02, melhor marca de 2017. "Tentamos fazer o melhor, mas infelizmente não foi o suficiente", disse Hugo, que fechou a prova.

Eliane Martins termina o salto em distância em 11º no Mundial

A catarinense Eliane Martins terminou a final do salto em distância do Campeonato Mundial de Atletismo, nesta sexta-feira (dia 11), em 11º lugar, no Estádio Olímpico de Londres. Ela conseguiu a marca de 6,52 m (1.2) em sua primeira tentativa e depois acabou queimando as outras duas, sem chances de brigar por uma colocação melhor.

A brasileira entrou na final na quarta-feira (9), com a última vaga na qualificação, reclamando da chuva e do frio, que realmente atrapalharam todas as participantes. Nesta sexta-feira, Eliane deixou o estádio feliz. "Este é o meu terceiro Mundial e é o primeiro em que participo da final. Tentei fazer o melhor, procurar acertar, tive a ajuda do Nélio e da Tânia Moura, meus técnicos, e saio feliz", disse a atleta, de 31 anos, nascida em Joinville, que defende o Pinheiros.

O pódio foi formado pela norte-americana Brittney Reese, com 7,02 m (0.1), pela russa Darya Klishina (compete pela bandeira independente), com 7,00 m (-0.3), e a norte-americana Tianna Bartoletta, com 6,97 m (-0.2).

Andressa de Morais está na final do disco no Mundial

Andressa Oliveira de Morais deixou feliz o Estádio Olímpico de Londres, depois de disputar o grupo A da fase de qualificação do lançamento do disco, na manhã desta sexta-feira (dia 11), pelo Campeonato Mundial. Andressa marcou 62,80 m na segunda série de tentativas e superou a marca estabelecida para vaga na final, que era 62,50 m. Aliás, ela foi a primeira das 29 participantes a garantir vaga na final, marcada para domingo (13), a partir das 15:10, hora de Brasília (19:10, hora local).

"Estou feliz porque estou na final e mais contente ainda porque sei que posso fazer mais", afirmou a atleta que defende o EC Pinheiros e treina com o especialista cubano Julián Mejías em Bragança Paulista, na pista do Centro Nacional de Desenvolvimento de Atletismo (CNDA), da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

"A meta agora é repetir minha marca na final", prosseguiu Andressa, lembrando que este ano ela bateu o recorde sul-americano com 64,68 m, que fez ao vencer o Campeonato Sul-Americano em Assunção, no Paraguai, a 23 de junho. Se alcançar o objetivo, ela acha que pode ficar entre as oito primeiras, na final.

Numa manhã com vento frio, mas também com sol na capital britânica, Andressa, paraibana de João Pessoa, lembrou ainda que há cinco anos já havia competido no mesmo estádio, nos Jogos Olímpicos de 2012. "Naquela ocasião não fui à final, agora tudo isso ficou no passado, estou pensando é na prova de domingo", completou a atleta, que completou 26 anos em 21 de dezembro último.

Também participou da prova Fernanda Raquel Borges Martins, da B3 Atletismo, 29 anos, que treina com João Paulo Alves da Cunha. Fernanda foi a 16ª na classificação geral, 10ª no grupo B, com 58,51 m.

TALES E FERNANDO
Também na qualificação do salto em altura o Brasil fez boa figura, com Talles Frederico Silva e Fernando Carvalho Ferreira. Eles marcaram 2,29 m, respectivamente nos grupos A e B, ficaram a um centímetro de igualar o recorde pessoal (têm 2,30 m) e a dois de garantirem um lugar na final (2,31 m).

"Cheguei muito perto do recorde e da final", disse Talles. "Seis dos 12 finalista marcaram 2,29 m, como a gente, passaram pelos critérios de desempate", lembrou o saltador do Pinheiros, de 26 anos, treinado por Kiyoshi Takahashi.

Fernando também estava contente, apesar de ter começado a prova "um pouco nervoso", segundo observou seu treinador, José Antonio Rabaça. Um dos mais experientes técnicos de Atletismo do País, Rabaça disse que, depois, "ele se acertou e fez bons saltos". Fernando tem 22 anos e compete pela B3 Atletismo.

Nos 100 m com barreiras, Fabiana dos Santos Moraes, de 31 anos, foi a sétima na série 1 e 36ª na classificação geral, com 13.40, com vento contra de 1.4 m/s. Assim, não se classificou para a fase semifinal, marcada para a noite desta sexta-feira (11). "Dei um toque na segunda barreira e isso praticamente me tirou a chance de lutar por um lugar na semifinal", disse depois da prova a atleta, que defende o EC Pinheiros e treina com Nelio e Tania Moura.

No decatlo, os dois brasileiros não foram felizes. Luiz Alberto Cardoso de Araújo, 10º na Olimpíada do Rio 2016, de 30 anos, bem que tentou. Fez os 100 m, primeira prova do decatlo, em 11.07. "Depois, senti uma lesão na perna, ainda tentei fazer o salto em distância, mas não deu", falou o atleta, da B3 Atletismo, que treina com Edemar Alves.

Jefferson de Carvalho Santos, por sua vez, nem pôde largar nos 100 m. "O Jefferson sentiu uma lesão na panturrilha, não tinha condição de competir", explicou o treinador-chefe da Seleção Brasileira, Carlos Cavalheiro. Jefferson compete pelo EC Pinheiros e treina com José Cordeiro de Carvalho.

Ainda nesta sexta-feira, a partir das 15:10 (19:10), a brasileira Eliane Martins disputa a final do salto em distância. Atleta do EC Pinheiros, treinada por Nelio e Tania Moura, ela fez 6,46 na qualificação. Este ano já saltou 6,69 m e seu recorde pessoal é 6,72 m.

Oito brasileiros competem nesta sexta-feira pelo Mundial de Atletismo

Oito atletas do Brasil entram na pista do Estádio Olímpico do Londres nesta sexta-feira (dia 11), pelo Campeonato Mundial de Atletismo. Entre eles, Eliane Martins, que fará a final do salto em distância, a partir das 15:10, hora de Brasília (19:10, hora local).

Eliane se qualificou nesta quarta-feira (9) com 6,46 m, em 12º lugar. "Se repetir minha melhor marca este ano (6,69 m), acho que posso ficar entre as oito primeiras", disse a saltadora do Pinheiros, de 31 anos, que treina com Nelio e Tania Moura e tem 6,72 m como recorde pessoal, feito em 2016. "Este é meu terceiro Mundial e a primeira vez que faço a final, ficar entre as oito melhores agora é a meta", completou a atleta.

Nos 100 m com barreiras, Fabiana Moraes fará a preliminar às 06:45 (10:45). Se obtiver a qualificação, voltará à pista para a semifinal, às 15:05 (19:05). Fabiana, 31 anos, atleta do Pinheiros, treina com Nelio e Tania Moura.

Andressa de Morais, de 26 anos, atleta do Pinheiros treinada pelo cubano Julián Mejias, e Fernanda Martins, de 29 anos, da B3 Atletismo e treinada por João Paulo Alves da Cunha, entram na pista às 06:10 (10:10) e 07:35 (11:35), respectivamente, para a qualificação do lançamento do disco.

No salto em altura, Talles Silva, de 26 anos, atleta do Pinheiros, que treina com Kiyoshi Takahashi, e Fernando Carvalho, de 22 anos, da B3 Atletismo, treinado por José Antonio Rabaça, começam a qualificação às 07:15 (11:15).

O Brasil terá ainda dois representantes na disputa do decatlo, que terá as cinco primeiras provas nesta sexta-feira: Luiz Alberto de Araújo, de 30 anos, da B3 Atletismo, orientado por Edemar Alves, e Jefferson Santos, de 22 anos, do Pinheiros, preparado por José Cordeiro de Carvalho. Eles farão três provas pela manhã, a partir das 06:00 (10:00) - 100 m, salto em distância e arremesso do peso. E à tarde, a partir das 13:00 (17:00), o salto em altura e os 400 m.

MENOS FRIO
Diminuiu o frio em Londres e o sol até apareceu algumas vezes, nesta quinta-feira (10). Na rodada desta noite, Rosangela Santos (Pinheiros, treinada por Eric Francis) e Vitoria Rosa (B3 Atletismo, treinada por Katsuhico Nakaya) disputam as semifinais dos 200 m, a partir das 17:05 (21:05). Caso se qualifiquem para a final, voltam à pista nesta sexta-feira, a partir das 17:50 (21:50).

200 M
Rosangela Santos, velocista do Pinheiros, foi desqualificada nas semifinais dos 200 m. Ela queimou a largada da série 2. A atleta sentiu um desconforto muscular depois das eliminatórias e precisou se apresentar para a prova, sob pena de ser excluída do revezamento 4x100 m deste sábado (12). 

Já Vitória Cristina Rosa terminou em sexto lugar na série 3, com 23.31 (-0.2), e não passou à final. "Estou feliz por ter disputado minha prova, embora esperasse uma marca bem melhor. Este ano foi diferente. Mudei de técnico, mudei de cidade. Agora é pensar no revezamento", comentou a carioca, da B3 Atletismo, que é treinada por Katsuhico Nakaya.