Bragança Paulista recebe mais de 1.000 pessoas para o Brasileiro Caixa Sub-18


Fonte: CBAt
A cidade de Bragança Paulista, na região de Campinas (SP), está recebendo cerca de 1.100 pessoas de todas as regiões do País para a disputa do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 de Atletismo. Só de atletas são 737, acompanhados por 136 treinadores e 75 dirigentes de 114 clubes, que competirão a partir desta sexta-feira (dia 23) até domingo (25), na pista do CNDA (Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo), da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

"A atuação da CBAt na cidade foi uma bênção para Bragança", comentava o vereador Marco Marcolino, no auditório do Núcleo de Apoio ao Professor e aluno, onde foi realizado o Congresso Técnico da competição. "As pessoas vêm para o evento e ocupam os hoteis, os restaurantes, por isso temos todo o interesse em receber bem", completou o secretário de Esportes do município, Carlos Alberto de Souza.

Marcolino e Carlos Alberto participaram da abertura do Congresso Técnico, com a presença do vice-presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho, e conduzido pelo superintendente técnico Martinho Santos. "Vamos cada vez mais incrementar o CNDA, inclusive com novas competições importantes no futuro", disse Warlindo.

Em entrevista à imprensa local, Warlindo convidou os moradores da cidade a comparecer e prestigiar o Campeonato. "O futuro do Atletismo nacional vai competir, em busca de bons resultados, inclusive muitos buscarão os índices para o Campeonato MUndial da categoria, que será realizado em julho, em Nairóbi, no Quênia", disse Warlindo,

Depois do Congresso, Martinho Santos fez uma breve apresentação do CNDA. Informou que no futuro "o Centro será a base da preparaçao das Seleções Brasileiras para as Olimpíadas, Campeonatos MUndiais e Jogos Pan-Americanos". A previsão é de que o tempo continue bom na cidade, com um clima agradável durante o dia, com céu claro e sol suave. "Para competir é ótimo", comcluiu Martinho.

O Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 de Atletismo faz parte do Programa Caixa de Campetições da CBAt, que realiza o evento, co-organizado pela FPA, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e aoio da Prefeitura de Bragança Paulista.

De olho no Mundial, brasileiros disputam o Sul-Americano de Assunção

Fonte: CBAt
Muitos atletas da Seleção Brasileira disputam desta sexta-feira (dia 23) a domingo (25) a 50ª edição do Campeonato Sul-Americano de Atletismo, em Assunção, no Paraguai, de olho na possibilidade de qualificação para o Mundial de Londres, que será disputado em agosto.

Afinal, de acordo com os critérios de convocação definidos pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), os campeões em Assunção, que estiverem entre os 40 primeiros colocados no Ranking Olímpico da IAAF em 23 de julho, data limite para a obtenção de índices, estarão qualificados para a equipe que irá ao Mundial de Londres. 

O Ranking Olímpico leva em conta as marcas de apenas três atletas por país na relação de cada prova. Com isso, com aval da IAAF, que visa fortalecer os campeonatos de área, os atletas podem disputar o principal evento do esporte mesmo sem ter alcançado as marcas mínimas exigidas.

No Sul-Americano de Assunção, o Brasil terá uma equipe forte, formada por 52 atletas (26 homens e 26 mulheres). A grande atração, festejada pelos organizadores, é o catarinense Darlan Romani, quinto colocado na Olimpíada do Rio e quinto lugar no Ranking da IAAF no arremesso do peso, com 21,82 m, recorde continental. Já qualificado para Londres, ele continua na sua caminhada rumo ao objetivo de superar os 22 m. "Treino muito para melhorar meus resultados. Estou contente com minha regularidade na temporada", disse o atleta, sem prometer marcas.

No primeiro dia do Sul-Americano, que será disputado no Estádio Comitê Olímpico Paraguaio, 28 provas estão previstas a partir das 8 horas locais (9 horas de Brasília). São 17 finais, seis semifinais e cinco provas do decatlo. 

Vários brasileiros são favoritos ao ouro. Um dos maiores desafios será enfrentado por Nubia Aparecida Soares, qualificada para o Mundial no salto triplo, com 14,56 m (0.8), quarta melhor marca do Ranking Mundial da IAAF. É que ela terá pela frente a venezuelana Yulimar Rojas, medalha de prata nos Jogos Olímpicos do Rio e líder do Ranking Mundial, com 14,96 m (-0.3).

Entre os que competem nesta sexta-feira estão Bruno Lins, Rosangela Santos e Vitoria Cristina Rosa, nos 100 m Lucas da Silva Carvalho, Geisa Coutinho e Leticia Cherpe de Souza, nos 400 m Fabiana dos Santos Moraes, nos 100 m c/barreiras Karla Rosa da Silva, Joana Ribeiro Costa e Augusto Dutra, no salto com vara Laila Ferrer e Daniella Nisimura, no lançamento do dardo Ronald Julião, Andressa Oliveira de Morais e Fernanda Borges Martins, no lançamento do disco e Talles Frederico Silva e Fernando Carvalho Ferreira, no salto em altura.

A delegação brasileira chegou na tarde de quarta-feira (21) a Assunção e alguns atletas já foram treinar no estádio de competição. 

O Brasil, tradicionalmente, domina a competição continental. Em 49 edições já disputadas no torneio masculino, a equipe venceu 30. Em 2015, em Lima, no Peru, obteve a 22ª vitória consecutiva. No feminino, foram realizadas 38 competições na história, sendo que a Seleção também ganhou 30. No Estádio La Videna, há dois anos, as meninas conseguiram a 23ª conquista consecutiva.

Brasileiro Caixa Sub-18 define Seleção para o Mundial do Quênia

Considerada uma competição muito importante de entrada no esporte, o Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 de Atletismo 2017, que será disputado desta sexta-feira (dia 23) a domingo (25), no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), da CBAt, em Bragança Paulista, tem um caráter ainda mais especial este ano. Afinal, o evento definirá a equipe que representará o País no Campeonato Mundial da categoria, de 12 a 16 de julho, em Nairóbi, no Quênia.

Até agora, 13 atletas estão qualificados para o evento. Todos os que conseguiram os índices internacionais foram inscritos por seus clubes no torneio. Uma das atrações é a carioca Lorraine Barbosa Martins (EMFCA), qualificada nos 100 e os 200 m.

Nas duas provas, a velocista de 17 anos, campeã brasileira e sul-americana sub-20 (ou seja, uma categoria de idade acima), está em sexto lugar no Ranking Olímpico da IAAF, que leva em consideração as marcas de duas atletas por país. Ela tem 11.56 (-3.1) nos 100 m e 23.65 (1.6) nos 200 m.

No masculino, o atleta mais bem colocado no Ranking Olímpico é Adrian Henrique Dias Vieira (SESI-SP), quinto colocado no salto triplo, com 15,39 m (1.1). Ele, porém, não foi inscrito pelo clube nesta prova. Deve competir nos 110 m com barreiras e no salto em distância em Bragança Paulista.

Outra boa colocação no Ranking Olímpico da IAAF é de Bruno Benedito da Silva (Orcampi Unimed), na prova dos 400 m, que está na sétima posição, com 47.24.

Os 13 atletas qualificados para o Mundial de Nairóbi são os seguintes:

Lorraine Barbosa Martins (EMFCA) - 100 e 200 m
Leticia Maria Nonato Lima (CT Piauí) - 200 m
Giovana Rosalia dos Santos (FCTE) - 400 m
Micaela Rosa de Mello (UCA) - 100 m c/barreiras
Chayenne Pereira da Silva (EMFCA) - 400 m c/barreiras
Jessica Vitoria Moreira (Águias Guaíba) - 400 m c/barreiras
Nerisnelia Santos Sousa (ASA Sorriso) - salto triplo 
Arielton Costa dos Santos (ASA Sorriso-MT) - 100 e 200 m
Erik Felipe Cardoso (SESI-SP) - 100 m
Bruno Benedito da Silva (Orcampi Unimed) - 400 m
Adrian Henrique Vieira (SESI-SP) - salto triplo - 15,39 m 
Samuel Batista de Sousa (SESI SP) - salto em altura - 2,06 m
Vitor Motin (PM Colombo) - lançamento do disco - 57,25 m

A Confederação Brasileira de Atletismo recebeu a inscrição de 114 clubes de 19 Estados e do Distrito Federal. Ao todo, 737 competidores (443 no masculino e 294 no feminino) estão em condições de competir, representando todas as regiões do País.

O Congresso Técnico do Brasileiro Caixa Sub-18 será realizado nesta quinta-feira (22), a partir das 15 horas, no auditório do NAPA (Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno), na Rua São Bento, 643/691, Vila Aparecida.

A entrada para o público é gratuita no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo, antigo Clube Rede, que fica na Rodovia Alkindar Monteiro, km 50,5, no bairro do Campo Novo.

O Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Paulista de Atletismo (FPA), com patrocínio da Caixa Econômica Federal e apoio da Prefeitura de Bragança Paulista.