Pan-Americano Sub-20 de Atletismo começa nesta sexta-feira no Peru

Fonte: CBAt
O 19º Campeonato Pan-Americano Sub-20 de Atletismo será disputado desta sexta-feira (dia 21) a domingo (23), no Estádio Chan Chan, na cidade de Trujillo, no Peru. E emoções não vão faltar logo no primeiro dia de competições, quando estão previstas 32 provas, sendo 17 finais, 10 semifinais e cinco do decatlo pelo programa original.

Dos 25 representantes do Brasil no evento, organizado pela Associação Pan-Americana de Atletismo (APA), 18 atletas já entram no estádio nesta sexta-feira. O primeiro a competir será Jordan Santos de Souza, às 10:25 de Brasília, nos 100 m do decatlo. Pouco depois, Paulo André Camilo de Oliveira e Felipe Bardi dos Santos disputam as semifinais dos 100 m. A final será no mesmo dia.

Outros brasileiros que fazem final neste primeiro dia: Alencar Chagas Pereira (martelo), Daniel Ferreira do Nascimento e Walace Evangelista Caldas (5.000 m), Gabriel Menezes Oliveira (distância), Wellinton Fernandes da Cruz Filho (disco), Gabriel Carmignoli de Andrade, Nicole Caroline Barbosa e Isabel Demarco de Quadros (vara), Shayara Cristina Augusto Ribeiro e Fabielle Samira Alves Ferreira (dardo) e Vitoria Sena Alves (distância).

Já Jeferson Alberto dos Santos e Pietra Ornelas da Silva fazem as semifinais dos 1.500 m, enquanto Luís Fernando Pires e Italo Matheus de Araújo disputam as semifinais dos 800 m.

Antes de viajar para o Peru, a equipe de revezamento 4x100 m masculina, formada por Paulo André, Felipe Bardi, Derick Silva e Luca Santos, fez um estágio de treinamento de três dias no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista (SP). "Foi muito proveitoso. Temos uma geração de velocistas muito especial e o objetivo é quebrar o recorde sul-americano da categoria", disse Felipe Siqueira, referindo-se aos 39.29, alcançados em 2012 durante o Mundial de Barcelona, na Espanha, por Leandro Pitarelli de Araújo, Yuri de Lima Monteiro, Renato Oliveira dos Santos Jr e Rodrigo Gomes Rocha.

O Estádio Chan Chan foi inaugurado em 2013 como uma das sedes dos Jogos Bolivarianos. Além de Atletismo, recebe competições de futebol e de beisebol e tem capacidade para 5.500 torcedores.

Na última edição do evento, em 2015, em Edmonton, no Canadá, o Brasil conquistou oito medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e cinco de bronze. O único ganhador de medalha que volta à competição, dois anos depois, é Daniel Ferreira do Nascimento, que foi bronze nos 5.000 m.

O primeiro Campeonato Pan-Americano foi disputado em Sudbury, também no Canadá, em 1980. Várias estrelas internacionais do Atletismo deixaram seus nomes gravados na competição como Joaquim Cruz, Carl Lewis, Jackie Joyner-Kersee, Usain Bolt, Caterine Ibargüen, Thiago Braz da Silva, Javier Sotomayor, Iván Pedroso, entre outros.

Seleção viaja para o PAN de Atletismo Sub-20 no Peru

A Seleção Brasileira de Atletismo viaja nesta quarta-feira (dia 19) para Trujillo, no Peru, onde disputará o 19º Campeonato Pan-Americano Sub-20, de sexta-feira (21) a domingo (23), no Estádio Chan Chan, com a participação de mais de 300 atletas.

A delegação brasileira embarca às 08:05 no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, no voo LA 8026, via Santiago, para Lima. De lá segue para Trujillo pelo voo LA 2204 - ambos os trechos feitos pela LATAM. 

O Brasil terá 25 representantes na competição organizada pela Associação Pan-Americana de Atletismo (APA), sendo 16 no masculino e nove no feminino.

Entre os destaques estão Paulo André Camilo de Oliveira (Pinheiros) e Daniel Ferreira do Nascimento (Orcampi Unimed), ambos de 18 anos, que conquistaram medalha de ouro no Troféu Brasil Caixa de Atletismo, realizado em junho, em São Bernardo do Campo (SP).

Paulo André lidera o Ranking Brasileiro Absoluto dos 100 m, com 10.18 (0.5), com o tempo obtido no Troféu Brasil. Já Daniel conquistou o ouro nos 10.000 m, com direito a recorde sul-americano sub-20, com 29:13:34. 

A Seleção

Atletas  masculino

Paulo André Camilo de Oliveira (Pinheiros-SP) - 100 m /4x100 m
Felipe Bardi dos Santos (SESI-SP) - 100 m - 4x100 m
Derick de Souza Silva (Pinheiros-SP) - 200 m - 4x100 m
Luca da Silva dos Santos (Memorial/Fupes-SP) - 4x100 m
Luís Fernando Pires (Pinheiros-SP) - 800 m
Italo Matheus de Araújo (Orcampi Unimed-SP) - 800 m
Jeferson Alberto dos Santos (FECAM-PR) - 1.500 m
Daniel Ferreira do Nascimento (Orcampi Unimed-SP) - 5.000 m / 10.000 m
Walace Evangelista Caldas (Pinheiros-SP) - 5.000 m / 3.000 m com obstáculos
Gabriel Carmignoli de Andrade (Centro Olímpico-SP) - vara
Gabriel Menezes Oliveira (Centro Olímpico-SP) - distância
Murillo Albuquerque Santos (Pinheiros-SP) - triplo
Wellinton Fernandes da Cruz Filho (IEMA-SP) - disco
Alencar Chagas Pereira (ARPA-SP) - martelo
Pedro Henrique Nunes Rodrigues (ELJINN-AM) - dardo
Jordan Santos de Souza (Centro Olímpico-SP) - decatlo

Atletas feminino

Pietra Ornelas da Silva (Sogipa-RS) - 1.500 m
Nicole Caroline Barbosa (IEMA-SP) - vara
Isabel Demarco de Quadros (IEMA-SP) - vara
Vitoria Sena Alves (Orcampi Unimed-SP) - distância
Mirieli Estaili da Silva Santos (ASA Sorriso-MT) - triplo
Jhully Maria Menezes da Costa (Guarulhos-SP) - triplo
Ana Carolina Lays Bayer (Corville-SC) - martelo
Shayara Cristina Augusto Ribeiro (IPEC-PR) - dardo
Fabielle Samira Alves Ferreira (ASA Sorriso-MT) - dardo

A comissão técnica conta com Felipe de Siqueira da Silva (SP), treinador-chefe, mais os técnicos Carlos José Camilo de Oliveira (ES), Ricardo de Souza Barros (SP), Margareth Bahia Marques (AM), Elson Miranda de Souza (SP) e Alex Sandro de Jesus Lopes (SP).

"Estamos viajando com uma delegação consistente e pronta para defender bem o Brasil", lembrou Felipe de Siqueira. "Temos atletas fortes desde a velocidade até o fundo e a expectativa é muito boa", completou o treinador-chefe.

O Brasil participa do Campeonato Pan-Americano Sub-20 com recursos do Programa Caixa de Seleções Nacionais da CBAt, patrocinada pela Caixa Econômica Federal.