Sul-Americano Sub-23 tem nova data e sede

Fonte: CBAt
O Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-23 tem nova data e sede. A competição será disputada nos dias 29 e 30 de setembro deste ano, em Cuenca, no Equador, conforme aviso recebido pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) da Confederação Sul-Americana (CONSUDATLE).

O evento estava inicialmente previsto para o período de 26 a 28 de outubro deste ano, na cidade de Córdoba, na Argentina. Com a mudança, a CBAt definiu novos prazos no critério de convocação.

Serão convocados os atletas primeiros colocados no Ranking Brasileiro Sub-23 no período de 1º de janeiro a 19 de agosto, que estejam entre os três atletas mais bem colocados no Ranking Sul-Americano da categoria em provas individuais, até completar as 40 vagas estabelecidas pela CBAt, sem distinção de gênero.

Caso as vagas estabelecidas não sejam completadas com os primeiros do Ranking Brasileiro, a CBAt convocará o segundo colocado, desde que o atleta esteja entre os três primeiros colocados do Ranking Sul-Americano Sub-23.

A composição das equipes de revezamento será definida pelo treinador responsável pelas provas de velocidade em conjunto com o treinador-chefe utilizando, exclusivamente, atletas integrantes da delegação.

CBAt organiza Clínica e Camping de Salto em Altura em Bragança Paulista



Fonte: CBAt
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou a realização da Clínica e Camping de Salto em Altura - Sistema Nacional Caixa de Treinamento de terça-feira (dia 31) a 04 de agosto, no Centro Nacional do Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), em Bragança Paulista S(P).

O ministrante da clínica será Kiyoshi Takahashi , experiente treinador do Pinheiros (SP), com doutorado em Ciências da Cultura Física no Instituto Superior de Cultura Física "Manuel Fajardo", em Havana, Cuba. A coordenação estará a cargo de Rodrigo Dario Diniz, da CBAt.

A iniciativa é destinada a treinadores e nada menos do que 16 vão participar das atividades. Além disso, 19 atletas participarão do camping - nove homens e 10 mulheres.

TREINADORES

Jose Haroldo Loureiro Gomes (RS)
Aguinaldo Souza dos Santos (PR)
Inaldo Justino de Sena (SP)
Eliseu Viana De Sena (SP)
Daiana Priscila Voigt Gamboa (SC)
Geneciano Pereira da Silva (SP)
Denis Domingos da Silva (SP)
Alderico Alexandre de Oliveira Filho (SP)
Tiago Florêncio Bueno (SP)
Diego dos Santos Pereira de Araújo (SP)
Ricardo de Freitas (SP)
Maurício Martins dos Santos (SP)
José Elias de Souza (MT)
Jean Carlos Rosa (PR)
Letícia Melotti Ribeiro da Silva (RJ)
Cremilson Julião Rodrigues (SP)

ATLETAS

Masculino
Talles Frederico Sousa Silva (Pinheiros-SP)
Danilo de Souza Goulart Cardoso (Pinheiros-SP)
Marcos Vinicius Pereira de Melo (Instituro Edson Luciano- SP)
Neiviton Higor Barbosa Silva (IEMA Caixa/São Bernardo-SP)
Marlon Angote de Oliveira (ASA Sertãozinho-SP)
Juan Pedro Rocha de Oliveira (GE Alta Velocidade-SP)
Eron Marciel de Araújo (SP)
João Victor Belo de Sena (FCTE-SP)
João Moniz Aragão Mello Junior (Balneário Camboriú-SC)

Feminino
Monica Araújo de Freitas (São Paulo Kiatleta-SP)
Pyetra Romero Barcellos (Sogipa-RS)
Julia Cristina Silva dos Santos (Pinheiros-SP)
Sarah Suelen Fernandes Freitas (Pinheiros- SP)
Arielly Kailayne Monteiro Rodrigues (Rondonópolis-MT)
Isadora Dumes Bittencourt (Balneário Camboriú-SC)
Gabriela da Silva Araujo Gil de Sá (Assempar Paranavaí-PR)
Beatriz Oliveira Araújo (SP)
Allana Romão Rodrigues (FCTE-SP)
Nayza Gabrielli Rodrigues Donazam (Barra Bonita-SP)

Faltam 2 anos para o início do torneio olímpico do Atletismo em Tóquio 2020



Fonte: CBAt
A próxima edição dos Jogos Olímpicos será disputada em Tóquio, a partir de 24 de julho de 2020. O torneio de Atletismo da Olimpíada começará exatamente daqui a dois anos, no dia 31 de julho, e terminará em 9 de agosto, último dia da competição. Ainda este ano a Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) divulgará os critérios para a qualificação dos atletas.

A entidade, porém, antecipou algumas diretrizes. O cronograma de qualificação para provas como os 10.000 m, maratona, marcha atlética, provas combinadas e revezamentos, terá o período de qualificação de 1º de janeiro de 2019 a 29 de junho de 2020. Para todos os outras provas, o período irá de 1º de julho de 2019 a 29 de Junho de 2020.

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Warlindo Carneiro da Silva Filho, lembrou que o Atletismo já vem se preparando desde o fim do ciclo olímpico anterior. "Atualizamos o nosso Programa de Preparação Olímpica, tudo que é possível estamos fazendo", afirmou o dirigente.

Samuel Nascimento ganha bronze no Sul-Americano de Meia Maratona



Fonte: CBAt
O paulista Samuel Souza do Nascimento (Orcampi Unimed) ganhou na manhã deste domingo (dia 5) a medalha de bronze no Campeonato Sul-Americano de Meia Maratona, disputado em Paramaribo, no Suriname.

Samuel completou os 21,097 km do percurso, que teve largada na Independence Square, em 1:13:18. "Meu objetivo era o ouro, mas não deu. O tempo ficou bem acima do desejado. A gente sabia do calor, da umidade, mas na verdade a corrida não rendeu", comentou o atleta de 30 anos, líder do Ranking Brasileiro de 2018, com 1:04:35.

As medalhas de ouro e de prata ficaram com dois atletas peruanos: José Luís Rojas Ramos, com 1:08:39, e com Jian Pierre Castro Castilho, com 1:09:47.

Samuel Nascimento viaja para o Sul-Americano de Meia Maratona



O fundista paulista Samuel Souza do Nascimento (Orcampi Unimed) viaja nesta quinta-feira (dia 2) para Paramaribo, no Suriname, onde representará o Brasil no Campeonato Sul-Americano de Meia Maratona. A competição será disputada no domingo (5), com largada a partir das 05:30 (horário local, o mesmo de Brasília).

Samuel embarca no voo 4624 da LATAM, que tem decolagem prevista para as 23:55 no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, rumo a Belém (PA). No Pará, ele pega o voo PY 9916 da Suriname Ayrways, que segue direto para Paramaribo.

"Treino em Limeira (SP), com Diego Esteolin de Moraes", explicou Samuel, que encara o desafio de lutar por uma medalha.

"O objetivo é subir ao pódio e para isso treinei forte. Procurei fazer as atividades mais pesadas nos horários mais quentes do dia, porque sei que teremos calor pela frente", comentou o atleta de 30 anos, número 1 do Ranking Brasileiro da meia maratona em 2018, com 1:04:35.

CBAt convoca Samuel Nascimento para o Sul-Americano de Meia Maratona

A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou o atleta Samuel Souza do Nascimento para representar o País no Campeonato Sul-Americanos de Meia Maratona, que será disputado no dia 05 de agosto, na cidade de Paramaribo, no Suriname.

Samuel (Orcampi Unimed) lidera o Ranking Brasileiro da prova, com 1:04:35, marca obtida no dia 11 de fevereiro, em Barcelona, na Espanha. Com 29 anos, o corredor, nascido em Limeira (SP), treina com Celso Ficagna, em Campinas.

No ano passado, em Montevidéu, no Uruguai, o Brasil obteve dois bons resultados. No masculino, Damião Ancelmo de Souza ganhou a medalha de ouro (1:05:51) e no feminino Valdilene dos Santos Silva levou a de prata (1:15:53).

Atleta participa da competição da CONSUDATLE pelo Programa Caixa de Seleções da CBAt.

CBAt convoca Seleção para o Campeonato Ibero-Americano de Atletismo

Fonte: CBAt
O Brasil será representado por uma equipe de 35 atletas - 20 no masculino e 15 no feminino - no Campeonato Ibero-Americano de Atletismo, que será disputado de 24 a 26 de agosto, na cidade de Trujillo, no Peru. A delegação terá uma mistura de atletas jovens e experientes e o objetivo é manter a boa presença do Brasil na competição.

O evento reúne nações das Américas, Europa e África de fala portuguesa. A CBAt procurou levar uma equipe forte. Desta forma, jovens velocistas como Paulo André de Oliveira e Vitória Rosa, que lideram o Ranking Brasileiro dos 100 m, vão ter a companhia de atletas mais experientes como Jorge Henrique Vides e Rosangela Santos, finalista no Mundial de Londres no ano passado.

Recordistas sul-americanos também estão na lista, como Gabriel Constantino, nos 110 m com barreiras, Darlan Romani, no arremesso do peso, e Andressa de Morais, no lançamento do disco, além da própria Rosangela Santos, nos 100 m.

Masculino: 

Paulo André de Oliveira (Pinheiros-SP) - 100 m
Jorge Henrique Vides (Pinheiros-SP) - 100 m
Vitor Hugo dos Santos (Orcampi Unimed-SP) - 200 m
Aldemir Gomes Junior (Pinheiros-SP) - 200 m
Lucas da Silva Carvalho (FECAM-PR) - 400 m
Thiago André (Orcampi Unimed-SP) - 800 m - 1500 m - 3000 m
Altobeli Santos da Silva (Pinheiros-SP) - 5000 m - 3000 m c/obstáculos
Gabriel Constantino (Pinheiros-SP) - 110 m c/barreiras
Eduardo dos Santos de Deus (Orcampi Unimed-SP) - 110m c/barreiras
Marcio Teles (Orcampi Unimed-SP) - 400m c/barreiras
Talles Frederico Silva (Pinheiros-SP) - Altura
Fernando Carvalho Ferreira (Orcampi Unimed-SP) - Altura
Augusto Dutra de Oliveira (ABrA - Bragantina-SP) - Vara
Alexsandro Melo (Orcampi Unimed-SP) - Distância
Paulo Sergio Oliveira (Orcampi Unimed-SP) - Distância
Almir Cunha dos Santos (Sogipa-RS) - Triplo
Darlan Romani (Pinheiros-SP) - Peso
Douglas Junior dos Reis (Orcampi Unimed-SP) - Disco
Luiz Alberto de Araújo (Orcampi Unimed-SP) - Decatlo
Felipe Vinícius dos Santos (Orcampi Unimed-SP) - Decatlo

Feminino:

Vitória Rosa (Orcampi Unimed-SP) - 100 m - 200 m
Rosangela Santos (Pinheiros-SP) - 100m
Geisa Coutinho (Pinheiros-SP) - 400 m
Tatiane Raquel da Silva (Orcampi Unimed-SP) - 3.000 m c/obstáculos
Rayane Amaral Santos (Orcampi Unimed-SP) - 100 m c/barreiras
Valdileia Martins (Orcampi Unimed-SP) - Altura
Juliana Campos (Orcampi Unimed-SP) - Vara
Eliane Martins (Pinheiros-SP) - Distância
Nubia Soares (Orcampi Unimed-SP) - Triplo
Geisa Arcanjo (Pinheiros-SP) - Peso
Keely Medeiros (Pinheiros-SP) - Peso
Andressa Oliveira de Morais (Pinheiros-SP) - Disco
Fernanda Borges (Orcampi Unimed-SP) - Disco
Mariana Grasielly Marcelino (Orcampi Unimed-SP) - Martelo
Laila Ferrer (Pinheiros-SP) - Dardo

Piracicaba recebe Curso para Treinadores Nível I da IAAF

A cidade de Piracicaba recebe desta segunda-feira (dia 23) a domingo (29) o Curso para Treinadores Nível I da IAAF, organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e realizado pela Federação Paulista de Atletismo (FPA). Foram formadas duas turmas de 24 alunos e as 48 vagas disponíveis foram preenchidas em menos de três dias, segundo o ministrante Kiyoshi Takahashi.

As aulas teóricas acontecem na Escola Estadual Augusto Paes e na Universidade Metodista Piracicaba (Unimep), que também recebe aulas práticas.

O curso reúne alunos de Piracicaba, Limeira, Descalvado, Franca, Praia Grande, Taubaté, Bauru, Santa Bárbara D'Oeste, Botucatu e Cerquilho, do Estado de São Paulo, além de Caxias do Sul (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA).

A iniciativa de Piracicaba faz parte do Programa CAIXA de Cursos Técnicos e Clínicas de Atletismo, da Confederação Brasileira de Atletismo.

CBAt nomeia os integrantes dos Comitês Técnicos

O presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo, Warlindo Carneiro da Silva Filho, nomeou nesta terça-feira (dia 25) os integrantes dos Comitês Técnicos das Seleções de Adultos e das categorias de base, que auxiliarão à CBAt até o ano de 2020 no estabelecimento dos critérios para a convocação de atletas, além de outros assuntos relevantes que sejam propostos para análise do Departamento Técnico.

Comitê Técnico de Alto Nível (categoria adulta):

- Velocidade: Felipe de Siqueira da Silva, Evandro Lázari
- Meio-fundo e fundo: Claudio Castilho, Ricardo DAngelo
- Marcha atlética: Sérgio Galdino, João Sena Bonfim 
- Saltos: Nélio Moura, José Haroldo Gomes, Elson Miranda
- Arremesso e lançamentos: Ricardo Barros, Jorge Marcos Rodgerio, Sinval Souza de Oliveira
- Combinadas: Edemar Santos

Comitê Técnico (categorias de base):

- Velocidade: Victor Fernandes, Neusa Amaral
- Meio-fundo e fundo: Alex Sandro Lopes, Leonardo Ribas
- Marcha atlética: Vanthauze Freire, George Cordeiro
- Saltos: Darci Ferreira da Silva, Luciana Alves dos Santos, Alexandre Muratto
- Arremesso e lançamentos: Flávio dos Santos Silva, Sidmar Andrigheto Gielow, Ademir Nicola Francisco
- Combinadas: Fernando Roberto de Oliveira