Brasileiros competem na abertura do Mundial Sub-18 de Nairóbi


O 10º Campeonato Mundial Sub-18 de Atletismo será disputado desta quarta-feira (dia 12) a domingo (16), em Nairóbi, no Quênia, com a participação de 801 atletas, representando 131 países. A Seleção Brasileira, que já está na capital queniana, terá 16 competidores - sete no masculino e nove no feminino.

Pela diferença de seis horas de fuso horário, o evento começa na madrugada de quarta-feira. Os primeiros brasileiros a competirem são Arielton Costa dos Santos e Erik Felipe Cardoso, que entram para as eliminatórias dos 100 m a partir das 03:55. A prova ainda prevê semifinais e final para o mesmo dia.

Outros brasileiros que competem na abertura do Mundial: Giovana Rosália dos Santos, eliminatórias dos 400 m Adrian Henrique Dias Vieira, qualificação do salto triplo Gleice Stefanie de Castro, final do arremesso do peso e Lorraine Barbosa Martins, eliminatórias dos 100 m.

Dos 16 atletas da Seleção, cinco estão entre os top 20 do Ranking da categoria da IAAF. Os destaques são Lorraine Barbosa Martins (EMFCA-RJ), 7ª nos 100 m (11.56) e 6ª nos 200 m (23.65) no Ranking Olímpico, que leva em conta duas atletas por país Bruno Benedito da Silva (Orcampi Unimed) ocupa a 6ª colocação nos 400 m (46.91) e Adrian Henrique Vieira (SESI-SP) também está em 6º no salto triplo (15,39 m).

O Campeonato Mundial Sub-18 foi instituído pela IAAF em 1999 e o torneio de 2017 deverá ser o último, segundo informações divulgadas pela entidade. O Brasil teve representantes em todas as edições do evento, disputado a cada dois anos. A primeira medalha foi ganha na segunda edição da competição, em Debrecen (Hungria), por Thiago Carahyba: ouro no salto em distância. 

No total, o País tem 13 medalhas na história do evento: três de ouro, quatro de prata e seis de bronze. Atletas que passaram pelo Mundial, como Rosângela Santos e Franciela Krasucki, são destaques na categoria principal e foram finalistas em Olimpíadas e Mundiais e campeãs em Jogos Pan-Americanos.

CBAt convoca Seleção do PAN de Atletismo Sub-20 no Peru

Fonte: CBAt
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou nesta segunda-feira (dia 10) 25 atletas que representarão o País no Campeonato Pan-Americano Sub-20, previsto para o período de 21 a 23 deste mês na cidade de Trujillo, no Peru. O Brasil terá 16 representantes no masculino e nove no feminino.

Dois jovens talentos que chamaram a atenção no Troféu Brasil Caixa de Atletismo, realizado em junho, em São Bernardo do Campo (SP), são as atrações da Seleção: Paulo André Camilo de Oliveira (Pinheiros) e Daniel Ferreira do Nascimento (Orcampi Unimed), ambos de 18 anos.

Eles são os campeões brasileiros adultos. Paulo André lidera o Ranking Brasileiro Absoluto dos 100 m, com 10.18 (0.5), com o tempo obtido no Troféu Brasil. Já Daniel conquistou o ouro nos 10.000 m, com direito a recorde sul-americano sub-20, com 29:13:34. 

Na última edição do PAN Sub-20, em 2015, em Edmonton, no Canadá, o Brasil conquistou oito medalhas, sendo uma de ouro, duas de prata e cinco de bronze. O único ganhador de medalha em 2015 que está novamente na Seleção é exatamente Daniel Ferreira do Nascimento, que foi bronze nos 5.000 m.

Os convocados

Masculino
Paulo André Camilo de Oliveira (Pinheiros-SP) - 100 m /4x100 m
Felipe Bardi dos Santos (SESI-SP) - 100 m - 4x100 m
Derick de Souza Silva (Pinheiros-SP) - 200 m - 4x100 m
Luca da Silva dos Santos (Memorial/Fupes-SP) - 4x100 m
Luís Fernando Pires (Pinheiros-SP) - 800 m
Italo Matheus de Araújo (Orcampi Unimed-SP) - 800 m
Jeferson Alberto dos Santos (FECAM-PR) - 1.500 m
Daniel Ferreira do Nascimento (Orcampi Unimed-SP) - 5.000 m / 10.000 m
Walace Evangelista Caldas (Pinheiros-SP) - 5.000 m / 3.000 m com obstáculos
Gabriel Carmignoli de Andrade (Centro Olímpico-SP) - vara
Gabriel Menezes Oliveira (Centro Olímpico-SP) - distância
Murillo Albuquerque Santos (Pinheiros-SP) - triplo
Wellinton Fernandes da Cruz Filho (IEMA-SP) - disco
Alencar Chagas Pereira (ARPA-SP) - martelo
Pedro Henrique Nunes Rodrigues (ELJINN-AM) - dardo
Jordan Santos de Souza (Centro Olímpico-SP) - decatlo


Feminino
Pietra Ornelas da Silva (Sogipa-RS) - 1.500 m
Nicole Caroline Barbosa (IEMA-SP) - vara
Isabel Demarco de Quadros (IEMA-SP) - vara
Vitoria Sena Alves (Orcampi Unimed-SP) - distância
Mirieli Estaili da Silva Santos (ASA Sorriso-MT) - triplo
Jhully Maria Menezes da Costa (Guarulhos-SP) - triplo
Ana Carolina Lays Bayer (Corville-SC) - martelo
Shayara Cristina Augusto Ribeiro (IPEC-PR) - dardo
Fabielle Samira Alves Ferreira (ASA Sorriso-MT) - dardo


O Brasil participa do Campeonato Pan-Americano Sub-20 com recursos do Programa Caixa de Seleções Nacionais da CBAt, patrocinada pela Caixa Econômica Federal.