Prefeitura de São Caetano vai desmontar maior centro indoor de atletismo do país
Centro de treinamento pertencia ao clube B3 e foi erguido a um custo de R$ 20 milhões

Construído a um custo de aproximadamente R$ 20 milhões em 2012, o principal centro de treinamento indoor de atletismo já construído no Brasil será desmantelado.

O local, que pertencia à equipe B3, será desfeito pela Prefeitura de São Caetano do Sul para abrigar atletas de outras modalidades mantidas pelo município. A B3, que se chamava BM&F, venceu 14 vezes o Troféu Brasil, principal competição nacional. Em janeiro, o clube anunciou o encerramento de suas atividades.

O terreno onde fica o complexo pertence à prefeitura, que o havia cedido ao clube em comodato. Após a extinção do projeto de alto rendimento, a B3 já protocolou o termo de devolução do espaço ao poder público, o que ocorrerá em definitivo em junho.

GloboEsporte.com apurou que, na manhã desta sexta-feira, o secretário de Esporte, Lazer e Juventude de São Caetano, Roberto Luiz Vidoski, visitou o complexo com delegações das equipes de taekwondo e judô. Também vice-prefeito da cidade, ele propôs um loteamento do equipamento aos presentes. Sugeriu, por exemplo, a colocação de biombos para dividir as modalidades que planeja basear no local.

A movimentação descaracterizará o CT, que tem uma pista coberta, caixa de areia, equipamentos de saltos e salas de fisioterapia, nutrição, massagem e de administração. Além dos atletas da B3, competidores de modalidades paralímpicas e de clubes de base também utilizam o complexo indoor.

Uma outra pista de atletismo, mantida fora do complexo e ao ar livre, será mantida pela prefeitura. Ela foi construída em convênio entre o município e o Ministério do Esporte.

Antes de decretar o fim de suas operações, o clube contava com 57 atletas e 13 técnicos nas provas de velocidade, saltos, provas combinadas, barreiras e obstáculos, meio fundo, fundo, arremesso e lançamentos. Todo o aporte financeiro para esta temporada será direcionado à Orcampi -equipe pela qual todos os atletas disputarão o Troféu Brasil 2018.

Na história, o clube teve cinco medalhistas olímpicos: ouro de Maurren Maggi em 2008 no salto em distância, bronze com Vanderlei Cordeiro em 2004 na maratona, além de Rosemar Coelho, Thaísa Presti e Lucimar Moura, que fizeram parte do revezamento 4 x 100 m em Pequim 2008.

O fim do complexo indoor representa mais um duro golpe para o atletismo brasileiro. No mês passado, o então presidente da CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo), José Antônio Martins Fernandes, renunciou ao cargo após acusações de fraude. A entidade em sido comandada por Warlindo Carneiro, que era seu vice e reagiu com surpresa à decisão de São Caetano.

- Não estava sabendo. Necessito que a prefeitura de São Caetano me receba urgentemente para falar sobre esse assunto. É a maior pista de atletismo coberta que há na América do Sul. E isso depois que o Brasil obteve resultados expressivos no Mundial indoor [de Birmingham], é preciso mantê-la. Caso isso realmente ocorra, será uma perda enorme para o Brasil - disse Carneiro, que em seguida emendou:

- Precisamos dialogar com a prefeitura e avaliar a melhor proposta. Eles poderiam ter entrado em contato com a CBAt.

Fernandes também havia sido indicado por presidentes de confederação para se tornar o presidente do endividado Comitê Organizador dos Jogos do Rio. Porém, também desistiu de assumir o cargo, como revelou o GloboEsporte.com.

Procurada pela reportagem, a prefeitura de São Caetano confirmou que vai descaracterizar o local para "ampliar a capacidade esportiva".

- A gestão da Pista de Atletismo está a cargo da B3 (antiga BM&F) até 31 de junho. A Secretaria de Esporte, da Prefeitura de São Caetano do Sul, já estuda ampliar a capacidade esportiva do município com a utilização do espaço, ainda sem qualquer definição.

Mirieli Estaili faz o índice do Mundial Sub-20

Fonte: CBAt
Mirieli Santos
Clique na Imagem para Ampliar
Mirieli Estaili da Silva Santos (ASA Sorriso-MT) conseguiu neste sábado (dia 14) o índice para o Campeonato Mundial de Atletismo Sub-20, que será disputado em julho, na cidade de Tampere, na Finlândia. A atleta nascida no Pará, de 19 anos, obteve a marca de 13,45 m (0.3) no salto triplo, no Festival de Saltos "Maria Aparecida", em Cuiabá.

A competição, realizada em homenagem à antiga recordista brasileira do triplo feminino, Maria Aparecida Barbosa de Souza, a Cida Barbosa, aconteceu na sede do Instituto Vicente Lenilson (IVL). A marca mínima exigida pela Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF) para o Mundial é de 13,05 m.

Cida Barbosa disputou os Jogos de Atlanta 1996, nos Estados Unidos. Ela é casada com o medalhista olímpico Vicente Lenilson e trabalha no projeto social do marido.

Mirieli, treinada por Marcos Vieira, é uma promessa no Atletismo. Ele tem obtido muitas vitórias nas categorias de base. No ano passado, por exemplo, terminou a temporada em 19º no Ranking Mundial Sub-20 da IAAF, com 13,21 m (1.4).

O resultado obtido neste sábado ainda precisa ser homologado pelo Departamento Técnico da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que é patrocinada pela Caixa, Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.

Luiz Maurício obtém índice no dardo para o Mundial Sub-20


Fonte: CBAt
Luiz Maurício no alto do pódio 
Clique na Imagem para Ampliar
Luiz Maurício Dias da Silva, do CRIA Juiz de Fora, obteve no fim de semana o índice para a disputa do Campeonato Mundial Sub-20 de Atletismo, que será realizado em julho, em Tampere, na Finlândia. O atleta, de 18 anos, conseguiu a marca mínima no lançamento do dardo durante o Campeonato Mineiro Sub-23, no Complexo Desportivo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), em Minas Gerais.

O mineiro lançou a 70,20 m, superando o índice exigido de 69,49 m. Ele é orientado pelo treinador Jefferson Verbena de Freitas. "O Luiz está há 5 anos em nosso projeto, passou por todo o processo de formação esportiva e agora está se especializando no dardo e no disco", comentou o técnico. "Ele está em seu primeiro ano de Sub-20 e conseguiu um resultado muito importante", concluiu.

O prazo para a obtenção de índice para o Mundial da IAAF começou no dia 1º de janeiro e prossegue até o dia 24 de junho.

A Confederação Brasileira de Atletismo é patrocinada pela CAIXA, a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.

Eloah Scramin bate o recorde brasileiro Sub-23 do dardo



Fonte: CBAt
Eloah Scramin
Clique na Imagem para Ampliar
A paulista Eloah Caetano Scramin (IEMA São Bernardo-Caixa) venceu a prova do lançamento do dardo do Torneio FPA de Atletismo, disputado neste final de semana, na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo. A atleta de 21 anos obteve 58,50 m, novo recorde brasileiro Sub-23. A melhor marca anterior era Jucilene Sales de Lima, com 57,85 m, desde 30 de junho de 2012.

Com a marca, a lançadora nascida na cidade de Osvaldo Cruz, na região de Marília, e orientada pelo técnico João Paulo Alves da Cunha, assumiu a liderança do Ranking Brasileiro e Sul-Americano Adulto de 2018.

Em São Bernardo do Campo, Laila Ferrer Domingos (Pinheiros) ficou em segundo lugar, com 56,59 m, seguida por Jucilene Sales de Lima (Orcampi Unimed), com 54,53 m.

Nos 400 m com barreiras, Alison Brendom Alves dos Santos (Pinheiros) ratificou o índice para o Mundial Sub-20 de Tampere, na Finlândia, em julho. Ele ficou em segundo lugar, com 51.10 (o índice exigido é de 51.57). 0 vencedor da prova foi Marcio Soares Teles (Orcampi Unimed), com 51.10, enquanto Mahau Suguimati (São Paulo FC/Kiatleta) terminou em terceiro, com 51.67.

A Confederação Brasileira de Atletismo tem o patrocínio da Caixa, a Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro.

Juliana Campos quebra de novo o recorde brasileiro do salto com vara



Fonte: CBAt
Vitor Hugo e Juliana Campos 
Clique na Imagem para Ampliar
A paulista Juliana de Menis Campos (Orcampi Unimed) bateu novamente o recorde brasileiro sub-23 do salto com vara neste sábado (dia 7) durante o Torneio FPA Sub-20 e Adulto, realizado na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A atleta venceu a prova, com 4,40m, 18° resultado melhor do mundo de 2018.

"Estou treinando muito para isso", disse a atleta nascida em São Caetano do Sul, no dia 17 de outubro de 1996. "Meu objetivo é lutar pelo índice para o Mundial de 2019 e para isso acho que tenho de saltar 4,60 m", comentou.

A atleta de 21 anos bateu o recorde nacional sub-23 do salto com vara pela primeira vez, com 4,30 m, durante o Meeting de Concepción del Uruguay, realizado no dia 25 de março, na Argentina. A marca foi homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) na semana passada.

Patrícia Gabriela dos Santos (Orcampi Unimed) ficou em segundo lugar, com 4,10 m, seguida de Ayla Sakamoto Silva, da Associação Bragantina de Atletismo, com 3,90 m.

Outro bom resultado deste sábado foi obtido por Vítor Hugo dos Santos (Orcampi Unimed), que venceu os 100 m com 10.13 (0.4), perto de seu recorde pessoal de 10.11. "Estava esperando este resultado", disse o velocista. "A minha temporada indoor foi muito boa e me deu confiança para as competições ao ar livre", lembrou.

Rodrigo Pereira do Nascimento (Orcampi Unimed) ficou em segundo lugar, com 10.21, seguido de Antonio Cesar Rodrigues (Orcampi Unimed), com 10.42.

Vitor Hugo se prepara para o Brasileiro Caixa Sub-23 de Porto Alegre, em abril e para os Jogos Desportivos Sul-Americanos de Cochabamba, em junho, na Bolívia.

Presidente Warlindo recebe diretores da ADAB na CBAt



O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Warlindo Carneiro da Silva Filho, recebeu na tarde desta sexta-feira (dia 13), na sede da entidade em São Paulo, representantes da Associação Desportiva Atletismo Brasil (ADAB).

Estiveram com Warlindo o presidente Clodoaldo Lopes do Carmo, o vice-presidente Jeferson Luis Ilário e o diretor jurídico Wlamir Leandro Motta Campos. Foram tratados assuntos relacionados ao engrandecimento do Atletismo e futuras parcerias.

O presidente da Federação Gaúcha, Marcos Andrade, cumprimentou Warlindo por sua movimentação: "Bom ver o presidente da CBAt visitando clubes e atletas, e recebendo entidades representativas do esporte", falou. Para Marcos, "o fato de Warlindo ter sido atleta e treinador antes de ser dirigente é importante".

Warlindo, além de atleta e treinador, foi professor das duas principais instituições de ensino de Pernambuco: a Universidade Federal (UFPE) e a Universidade do Estado (UPE). Também foi presidente da Federação Pernambucana.

Clodoaldo, Jeferson e Wlamir também foram atletas. Clodoaldo foi finalista olímpico nos 3.000 m com obstáculos nos Jogos de Barcelona 1992. Atualmente é treinador de Altobeli Silva, finalista na mesma prova na Olimpíada do Rio 2016.

Presidente da CBAt visita o Pinheiros e cumprimenta maratonistas



Fonte: CBAt
A partir da esq.: Castilho, Capellano, Adriana, Valdilene, Andréia, Warlindo e José Ricardo Pinheiro Lima (diretor de Esportes Individuais e Aquáticos) 
Clique na Imagem para Ampliar
"Uma visita às atletas que levaram o Brasil ao pódio da Maratona Internacional de São Paulo." Assim definiu o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Warlindo Carneiro da Silva Filho, sua ida ao Pinheiros, um dos principais clubes de esportes olímpicos do País, na tarde desta quinta-feira (dia 12).

Warlindo se referia às três corredoras da equipe da capital paulista que ficaram entre as cinco primeiras colocadas da Maratona de São Paulo, no último domingo (8): Andréia Aparecida Hessel, a campeã, Valdilene Santos da Silva, terceira colocada, e Adriana Aparecida da Silva, que terminou em quarto lugar. As três treinam com Claudio Roberto de Castilho (gerente de Esportes Olímpicos do clube).

"Foi um grande desempenho das brasileiras, numa das provas mais importantes do pedestrianismo nacional", comentou Warlindo. "É importante frisar que o Pinheiros tem uma grande equipe, com atletas em muitas provas, tanto que é o atual bicampeão do Troféu Brasil Caixa de Atletismo", afirmou o dirigente.

Warlindo lembrou que o Brasil foi bem igualmente na prova masculina da maratona, conquistando os dois primeiros lugares, com Solonei Rocha da Silva (Orcampi Unimed), campeão, e Wellington Bezerra da Silva (Cruzeiro - Caixa), terceiro colocado.

O presidente da CBAt visitou o Pinheiros a convite do presidente do clube, Roberto Capellano, membro do Conselho de Direção da CBAt, que é patrocinada pela Caixa, Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro. Após encontro com as atletas, houve reunião de Warlindo com Capellano, Castilho e Arnaldo Luiz de Queiroz Pereira (diretor de Esportes Olímpicos da agremiação).