Lei de Incentivo ao Esporte ainda é desconhecida para os Brasileiros
Sancionada há três anos, a medida não teve o retorno pretendido para os projetos esportivos no pais.
Fora o futebol, os investimentos ao esporte brasileiro sempre foram um problema. A falta de verba para as condições mínimas de treinos e custos para as competições atinge até mesmo atletas de ponta do país. Há três anos, o Brasil sancionou a Lei de Incentivo ao Esporte para melhorar o fomento das atividades esportivas e, consequentemente, ter novos talentos para brilhar nos grandes eventos. Mas faltando seis anos para a realização das Olimpíadas no Rio de Janeiro, em 2016, a iniciativa ainda não gerou resultados pretendidos, como ocorreu com a Lei Rouanet de Incentivo a Cultura.
De acordo com os envolvidos em projetos esportivos, o motivo é a falta de comunicação do governo federal sobre os incentivos. “Tanto pessoa JURÍDICA como FÍSICA tem renúncia fiscal para investir no Esporte Brasileiro, mas poucos sabem disso”.
Também podemos dizer que falta um pouco mais de consciência entre as grandes empresas para a participação mais ativas nos projetos. “Há companhias que até poderiam montar uma Equipe de qualquer Esporte Olímpico apenas com o imposto pago por elas”.
Sobre o conteúdo da Lei a algumas criticas a Exclusão de Empresas Privadas de participarem da criação e gestão dos Projetos Esportivos e não credenciando apenas CLUBES, FEDERAÇÕES e ONGs para as iniciativas. “Com isso, apenas os grandes Clubes e Atletas conseguem alavancar Patrocínios das Empresas”. Apesar dos problemas, o cenário Esportivo Nacional melhorou desde que a Lei foi sancionada. “É preciso melhorar um pouco mais os recursos, mas e evidente que estamos bem melhor que alguns anos atrás”.