Mais um recorde nos Jogos da Juventude em Brasília

Continua em disputa na pista do Centro Interescolar de Educação Física (CIEF), de Brasília, a fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude. Na quinta-etapa, na manhã deste domingo (dia 19), a exemplo do ocorrido no lançamento do dardo feminino, quando as duas primeiras estabeleceram recordes nacionais das categorias sub-18 e sub-16, também o masculino teve bom desempenho do ganhador.

Ele é Luiz Mauricio Dias da Silva (EM Presidente Tancredo Neves - MG) marcou 66,68 m (recorde da competição).

Nos 3.000 m masculino, o campeão foi Wanderson Alves da Silva (Colégio Estadual João Norberto Moreira - GO), com 8:58.53. Na versão feminina da distância, vitória de Maria Lucineida da Silva Moreira (EREN Margarida Falcão - PE), com 10:47.32.

No salto triplo masculino, o primeiro colocado foi Eduardo Santana Silva (IFMT - MT), com 14,95 m (vento a favor de 3.8 m/s). Com vento normal (abaixo de 2 m/s), o dono da melhor marca foi Mateus Gomes de Lima (Escola São Vicente de Paula - MT), com 14,65 m(0.1).

Dois recordes caem no dardo nos Jogos da Juventude



Na etapa da manhã deste domingo (dia 19), dois recordes brasileiros foram quebrados na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude, em disputa na pista do Centro Interescolar de Educação Física (CIEF), em Brasília. Os recordes foram estabelecidos no lançamento do dardo feminino, por Raphaela Diesse Castro Pereira e Bruna Vieira de Jesus.

Raphaela (EE Fernando Lobo - MG) venceu com 52,76 m, novo recorde brasileiro sub-18. Ela tem 17 anos e é atleta UFJF, equipe inscrita na Federação Mineira de Atletismo. O recorde anterior pertencia a Alana das Neves Maranhão, da Asempar (PR), que em 15 de julho último marcou 50,97 m em Naróbi, no Quênia, no Mundial da categoria.

Já Bruna (EE Prof. Fausta Garcia Bueno - MS) foi a segunda na prova com 49,16 m, superou o antigo recorde brasileiro sub-16. Bruna, da A.D.A.C., da Federação do Mato Grosso do Sul, tinha também o recorde anterior, que era 45,86 m e fora alcançado em 22 de julho deste ano, em Campo Grande.

Completou o pódio da prova Kauany Priscila Piovesan (EE José Domingos Fraga - MT), com 43,84 m. Atleta da ASA - Sorriso, da Federação do Mato Grosso, este ano ela tem como melhor marca 47,55 m.

No sábado à noite, mais rês provas tiveram seus campeões definidos: 400 m masculino - Marcos Vinicius Moraes (Escola Artur da Costa e Silva - MA), 46.87 (recorde do torneio) 400 m feminino - Leticia Maria Nonato Lima (Colégio Certo - PI), 56.89 salto em altura feminino - Ludmila Rosa Gomes (Colégio Estadual - ES), 1,64 m.

Atletas conhecidos disputam os Jogos da Juventude em Brasília

Prosseguiu neste sábado (dia 18) a disputa da fase nacional do torneio de Atletismo dos Jogos da Juventude. O torneio, para atletas de 15 a 17 anos, está sendo disputado na pista do Centro Interescolar de Educação Física, em Brasília.

Atletas conhecidos em suas provas participam dos Jogos, caso, entre muitos outros, da velocista Lorraine Barbosa Martins, de Santa Catarina, que foi campeã dos 100 m. Outro nome conhecido é o do campeão do lançamento do disco Vitor Gabriel Motin, do Paraná.

 OS CAMPEÕES DESTE SÁBADO:

Masculino
-100 m (-0.3): Nicholas Marques de Oliveira (CE Silvio Tavares - PR), 10.78.
-110 m com barreiras (0.8): Vinicius Fernando da Luz Catai (E.E. Professora Alayde Domingues (SP), 14.09.
-Salto em distância: Brayon de Souza Castro (Colégio Estadual Francisco Caldeira -Alvarenga - RJ), 6,90 m (0.9).
-Lançamento do disco: Vitor Gabriel Motin (Colégio Estadual Abraham Lincoln - PR), 59,46 m.

Feminino
-100 m (0.3): Lorraine Barbosa Martins (Colégio São Lucas - SC), 12.16.
-100 m com barreiras (-3.0): Micaela Rosa de Mello (EEBIMT), 14.23.
-Santo em Distância: Andriele Raiana Zander (EEB São Ludgero - EC), 5,87 m (2.4).
-Arremesso do peso: Rafaela Christine Maciel de Souza (EE Francisco Escobar - MG), 15,06 m.
-Lançamento do disco: Rafaela Christine Maciel de Souza (EE Francisco Escobar - MG), 40,98 m.

Dois meio-fundistas do MT vencem as primeiras finais dos Jogos da Juventude em Brasília

Dois corredores de meio-fundo do Mato Grosso venceram as duas únicas finais da primeira etapa, na manhã desta sexta-feira (dia 17), do torneio de Atletismo da fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude.

A competição, para atletas com de 15 a 17 anos, que está sendo disputada na pista do Centro Interescolar de Educação Física (CIEF), em Brasília.

No masculino, Lucas Pinho Leite, da Escola Estadual Norberto Schwants, ganhou os 800 m, com 1:56.19. Lucas é atleta do Barra do Garças e, com 15 anos, está em quarto lugar do Ranking Brasileiro Sub-18.

Na mesma distância, no feminino, vitória de Isabelle Cristina de Almeida (EE Domingo Fraga), com 2:16.78. Isabelle, de 17 anos, compete pela ASA-Sorriso e é a número 2 do Ranking Nacional da prova.

Comitê de Seleções define critérios para o Mundial de Atletismo Indoor



Fonte: CBAt
O Comitê de Seleções da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) reuniu-se nesta segunda-feira (dia 13) para tomar as primeiras deliberações no Auditório da B3, a antiga BM&F, no Centro de São Paulo. Foi decidido, por exemplo, os critérios de convocação da Seleção Brasileira para o Mundial Indoor de Atletismo, que será disputado de 1º a 4 de março próximo, na cidade de Birmingham, na Grã-Bretanha.

Foi definido que os índices valem de 1º de janeiro de 2017 a 19 de fevereiro de 2018. Com a decisão, quatro atletas estão pré-qualificados: Thiago Braz da Silva (salto com vara), Darlan Romani (arremesso do peso), Rosangela Santos (60 m) e Núbia Aparecida Soares (salto triplo).

A abertura da reunião foi feita por Warlindo Carneiro da Silva Filho, vice-presidente da CBAt, que representou o presidente José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, que estava em reunião da Comissão de Reforma dos estatutos do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Rio de Janeiro. 

"O presidente Toninho lamenta a coincidência de datas, mas em nome dele agradeço a participação de todos e o interesse no debate do futuro do Atletismo brasileiro", disse Warlindo.

O superintende de Alto Rendimento da CBAt, Antonio Carlos Gomes, coordenou da reunião, que tem o objetivo de ampliar o fórum de discussão, com vistas aos Jogos de Tóquio 2020. "O encontro foi muito produtivo e votamos às respostas do questionário proposto na primeira reunião. Na próxima, vamos nos ater aos debates por grupos de provas", informou.

Os integrantes do Comitê que se reuniram nesta segunda-feira, além de Warlindo Carneiro e Antonio Carlos Gomes: Anderson Moraes Lemes Rosa (gerente Técnico da CBAt) e Clovis Fransciscon (gerente de Alto Rendimento da CBAt, Marcelo Freitas e Carlos Alberto Cavalheiro (área técnica do COB), Henrique Camargo Martins e Fabiana Murer (representantes dos Atletas), Mauro Chekin (representante das Federações Estaduais), João Paulo Alves da Cunha (técnico de arremesso do peso e representante da B3 Atletismo), Julian Mejiás (lançamentos), Evandro Lazari (barreiras e representante da Orcampi Unimed), Vania Maria Valentino Silva (velocidade), Ricardo D'Angelo (meio-fundo), Clodoaldo do Carmo (fundo), João Sena (marcha atlética), Kiyoshi Takahashi (salto em altura), Aristides Junqueira (saltos horizontais), Claudio Castilho (representante do Pinheiros), Neusa Amaral (representante da EMFCA-Sub-20) e Victor Fernandes (representante do Centro Olímpico-Sub-18).

A próxima reunião do Comitê de Seleções será marcada nos próximos dias pelo Departamento de Alto Rendimento da CBAt, em comum acordo com os participantes.

CBAt faz convênio com FIEP e Panathlon



Fonte: CBAt
Visitas importantes marcaram esta sexta-feira (dia 10) na sede da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). O vice-presidente Warlindo Carneiro da Silva Filho recebeu o presidente mundial da Federação Internacional de Educação Física (FIEP), Almir Gruhn, e o delegado regional da entidade, André Nessi.

No encontro, ficou acertado um convênio entre a CBAt e a FIEP para a veiculação do Curso EaD Atletismo na Escola. A assinatura acontecerá no Congresso da FIEP, em janeiro próximo, em Foz do Iguaçu (PR).

Warlindo também recebeu o presidente Panathlon Club, Paulo Roberto Pereira de Souza. No próximo dia 23, CBAt e Panathlon assinarão "termo de compromisso", na sede do Clube Espéria, em mais uma ação para levar o curso ao maior número possível de profissionais de educação física.