Bruno Lins disputa a final do Desafio Mano a Mano

Fonte: CBAt

Na primeira prova disputada na arena da Praia de Copacabana, Bruno Lins venceu o confronto entre brasileiros e garantiu a vaga para enfrentar Usain Bolt (Jamaica), Daniel Bailey (Antígua e Barbuda) e Alex Quiñónez (Equador) na grande final do Desafio Mano a Mano. Bruno completou os 150 metros com o tempo de 15.08, à frente de Ailson Feitosa (15.30) e Sandro Viana (15.67). Nilson André foi desqualificado após queimar a larga

"Agora é me concentrar para fazer uma boa corrida na decisão. Estou bem treinado e acredito que consigo correr para menos de 15 segundos. Apesar da dimensão da final, estarei mais tranquilo. Descarreguei uma boa dose de adrenalina, e o corpo estará mais solto", disse o representante brasileiro na decisão.

Esta não será a primeira vez que Bruno Lins dividirá a pista com o homem mais rápido do mundo. Bruno e Bolt se encontraram duas vezes no Campeonato Mundial de Atletismo de Daegu, em 2011, na semifinal e na final dos 200m, quando o jamaicano terminou com o ouro e o brasileiro na sexta colocação

Usain Bolt treina em Copacabana

Fonte: CBAt
Os brasileiros poderão acompanhar neste final de semana, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, um dos maiores nomes da história do Atletismo mundial no Desafio Mano a Mano, em pista de 150 m: o jamaicano Usain Bolt, dono de seis ouros olímpicos e de quatro recordes mundiais.
A presença de Bolt na arena montada na Praia de Copacabana causou alvoroço, como não poderia deixar de ser. As pessoas que caminhavam pelo calçadão ou pela areia puderam constatar o carisma do jamaicano, que distribuiu simpatia, tirando fotos e dando autógrafos.

Todos os atletas que participarão do Desafio Mano a Mano realizarão os primeiros treinos na pista da competição. Entre os que treinarão estão Usain Bolt, Alex Quiñonez, Daniel Bailey, Jerome Singleton, Alan Fonteles, Sandro Viana, Bruno Lins, Nilson André, Ailson Feitosa, Rosângela Oliveira, Evelyn Carolina dos Santos, Vanda Gomes e Franciela Krasucki.

Atletismo mundial perde Pietro Mennea, antigo campeão olímpico, recordista mundial dos 200 m

Fonte: CBAt
O Atletismo mundial perdeu um grande atleta, o italiano Pietro Mennea morreu aos 60 anos, num hospital de Roma, depois de longo tempo doente. Mennea foi campeão olímpico dos 200 m em Moscou 1980, oito anos depois de ganhar a medalha de bronze na mesma prova, em Munique.

Mennea ainda subiu ao pódio na primeira edição do Campeonato Mundial de Atletismo, disputado em Helsinque 1983.

Antes, em 12 de setembro de 1979, na Universíade disputada no Estádio Olímpico Universitário, na Cidade do México, Mennea venceu os 200 m em 19.72.

A marca se constituiu em recorde mundial da prova por 17 anos, até que o norte-americano Michael Johnson fez a distância em 19.66, em 23 de junho de 1996, em evento preparatório para os Jogos que seriam disputados no seguinte mês de agosto, naquela cidade dos Estados Unidos. Atualmente, o recorde mundial pertence ao jamaicano Usain Bolt, que marcou 19.19 no Mundial de Berlim, em 28 de agosto de 2009.

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Toninho Fernandes, enviou mensagem de condolências ao presidente da Federação Italiana, Alfio Giomi. Abaixo, a íntegra da nota:


Ao Sr. Senhor Alfio Giomi,
Presidente da Federazione Italiana di Atletica Leggera-FIDAL


Prezado Presidente,

Lamentamos profundamente a morte do grande campeão olímpico e antigo recordista mundial dos 200 m, Pietro Mennea. Um atleta com suas conquistas jamais será esquecido.

Em nome da comunidade do atletismo brasileiro, e em meu próprio, envio as condolências à FIDAL e à família do grande atleta.

Atenciosamente,

José Antonio Martins Fernandes,
Presidente da Confederação Brasileira de Atletismo-CBAt

São Paulo, 22 de março de 2013.

Maria da Conceição assume a Federação do Paraná

Fonte: CBAt
A professora universitária Maria da Conceição Silva está respondendo pela Federação de Atletismo do Paraná, em virtude do pedido de licença, por tempo indeterminado, do presidente da entidade, Ubiratan Martins Junior.

Maria da Conceição Silva, a Maria de Maringá, como é conhecida, é professora aposentada da Universidade Estadual de Maringá, onde há muito tempo atua como treinadora na iniciação ao atletismo. E é vice-presidente eleita da Federação do Paraná. Ela foi atleta e, antes, jogadora de basquete.

A parte operacional da Federação (administrativa, financeira, técnica etc.) continua em Curitiba e a secretária geral Cássia Senise de Oliveira Botoni responderá pelo expediente.

Ubiratan Martins Junior, árbitro do quadro internacional, licenciou-se da presidência da Federação para atuar como responsável pela área de Centros Nacionais de Treinamento, junto à Superintendência de Alto Rendimento da CBAt.

A sede da Federação fica na Rua Delegado Leopoldo Belczak, 2881, sobreloja 01, em Capão de Imbuia, Curitiba (PR). O telefone è (41) 3019-3222.