Vitor Motin fica em segundo lugar no primeiro estágio no disco em Buenos Aires



Fonte: CBAt
O torneio de Atletismo dos Jogos Olímpicos da Juventude começou nesta quinta-feira (dia 11), em Buenos Aires, na Argentina, com frio e chuva. Mesmo assim, não faltaram emoções para os atletas da categoria sub-18. O Brasil tem 21 representantes, que reúne no total 680 participantes de 179 países.

A competição tem um sistema diferente de classificação. Todos os atletas competirão duas vezes em suas provas, sendo todas finais (estágio 1 e estágio 2). A classificação final se dará pela soma dos resultados nos dois estágios. Por isso, a distribuição de medalhas só começará a partir de domingo (14).

Nesta quinta-feira, alguns brasileiros se destacaram. Um deles foi Vitor Gabriel Motin, que terminou em segundo lugar no primeiro estágio do lançamento do disco, com 57,30 m, marca obtida na quarta e última tentativa. O neozelandês Connor Bell, favorito ao ouro, foi o primeiro, com 66,84 m.

No salto em altura, Elton Junio Petronilho terminou em quarto lugar, com 2,05 m, empatado com Seniru Marasinghe (SRI). Os três primeiros colocados foram Long Chen (CHN) - 2,13 m, Arttu Mattila (FIN) - 2,09 m e Oleh Doroshchuk (UKR) - 2,09 m.

Já no salto em distância, Lissandra Maysa Campos ficou em oitavo, com 5,68 m (-0.8). A austríaca Ingeborg Gruenwald foi a primeira colocada, com 6,11 m (-0.9), seguida da suíça Emma Piffaretti, com 6,06 m (-1.3) e da húngara Klaudia Hunendresz, com 6,05 m (0.4).

Nos 400 m, Erica Geni Cavalheiro terminou em segundo lugar na série 2, com 55.60, enquanto Douglas Hernandes Mendes ficou em terceiro na série 3 masculina, com 50.39.

E, finalmente, nos 5.000 m marcha atlética, Bruno Lorenzett Nascimento foi desqualificado. Ele volta a competir na segunda-feira (15), no segundo estágio.

Para esta sexta-feira (12), mais seis atletas brasileiros estreiam na competição no Estádio de Atletismo do Parque Olímpico da Juventude, no bairro Villa Soldati, ao lado da Vila Olímpica: 

15:20 - salto em distância - Adrian Henrique Vieira
15:25 - 2.000 m com obstáculos - Leticia Almeida Belo
16:00 - 1.500 m - Lucas Pinho Leite
16:25 - arremesso do peso - Rafaela Cristine de Sousa
16:44 - 100 m - Vitória Pereira Jardim
17:05 - 100 m - Lucas Rodrigues da Silva

Torneio de Atletismo dos Jogos da Juventude começa nesta quinta-feira



Fonte: CBAt
O Torneio de Atletismo dos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018 começa nesta quinta-feira (dia 11), a partir das 14:30, com os 5.000 m marcha atlética masculina. O brasileiro Bruno Lorenzett Nascimento é o primeiro dos 21 atletas - 12 homens e nove mulheres - da Seleção a participar do evento.

O primeiro dia tem 21 provas e o torneio prossegue até o dia 16. A delegação brasileira, formada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), terá ao todo 79 atletas em 24 esportes. Esta será a terceira edição dos Jogos, disputados anteriormente em Cingapura 2010 e em Nanquim 2014.

Em Cingapura, o Brasil conquistou três medalhas no Atletismo: duas de ouro com Caio Cezar Fernandes dos Santos (salto em distância e revezamento medley) e prata com Thiago Braz da Silva (salto com vara). Nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, Thiago Braz acabou levando o ouro.

O torneio de Atletismo terá algumas novidades em sua programação, como a disputa de uma prova masculina e feminina de cross country para os atletas inscritos nos 1.500 m, 3.000 m e 2.000 m com obstáculos. Outra prova nova é o revezamento 8x100 m misto.

Maior equipe do Brasil nos Jogos da Juventude é do Atletismo



Fonte: CBAt
O Atletismo tem a maior equipe entre os 24 esportes do País que participam a partir deste domingo (dia 7) dos nos Jogos Olímpicos da Juventude Buenos Aires 2018. A equipe tem 21 atletas - 12 homens e nove mulheres. Podem participar atletas da categoria sub-18. A disputa acontecerá de 11 a 16 de outubro.

A delegação, formada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), terá ao todo 79 atletas. Esta será a terceira edição dos Jogos, disputados anteriormente em Cingapura 2010 e em Nanquim 2014.

Em Cingapura, o Brasil conquistou três medalhas: duas de ouro com Caio Cezar Fernandes dos Santos (salto em distância e revezamento medley) e prata com Thiago Braz da Silva (salto com vara).

O torneio de Atletismo terá algumas novidades em sua programação, como a disputa de uma prova masculina e feminina de cross country para os atletas inscritos nos 1.500 m, 3.000 m e 2.000 m com obstáculos. Outra prova nova é o revezamento 8x100 m misto.

O treinador-chefe do Brasil é Alexandre Moratto (SP) e os técnicos são Marcos Flademir Vieira (MT) e Sidmar Andrigheto Gielow (PR).



A equipe de Atletismo

Masculino
Lucas Rodrigues da Silva (Mangueira do Futuro-RJ) - 100 m
Lucas Conceição Vilar (Águias Guariba-SP) - 200 m
Douglas Hernandes Mendes (Balneário Camboriú-SC) - 400 m 
Pedro Luiz Tombolim de Souza (IPEC-PR) - 800 m
Lucas Pinho Leite (Barra do Garças-MT) - 1.500
Marcos Paulo Ferreira (ASPMP-SP) - 110 m com barreiras
Caio de Almeida Teixeira (Centro Olímpico-SP) - 400 m com barreiras
Bruno Lorenzett Nascimento (AABLU-SC) - 10.000 m marcha atlética
Elton Junio Petronilho (CRIA Lavras-MG) - salto em altura
Adrian Henrique Dias Vieira (SESI-SP) - salto em distância
Guilherme Moreira Soares (IEMA São Bernardo-SP) - lançamento do dardo
Vitor Gabriel Motin (PM Colombo-PR) - lançamento do disco

Feminina
Vitória Pereira Jardim (Centro Olímpico-SP) - 100 m
Letícia Maria Lima (CT Piauí- PI) - 200 m
Erica Geni Cavalheiro (Instituto Foz-PR) - 400 m
Jéssica Vitória Moreira (Águias Guariba-SP) - 400 m com barreiras
Letícia Almeida Belo (Orcampi Unimed-SP) - 2.000 m com obstáculos
Lissandra Maysa Campos (IVL-MT) - salto em distância
Nerisnélia dos Santos Sousa (ASA Sorriso-MT) - salto triplo
Rafaela Cristine de Sousa (Poços de Caldas-MG) - arremesso do peso
Bruna Vieira de Jesus (ADAC-MS) - lançamento do dardo

CBAt promove Clínica e Camping de Lançamento do Disco



Fonte: CBAt
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) promove de 23 a 27 deste mês a Clínica e Camping de Lançamento do Disco - Sistema Nacional Caixa de Treinamento (SNT)/- Descoberta de Talentos, no Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo (CNDA), na cidade de Bragança Paulista (SP).

Podem participar treinadores devidamente registrados na CBAt e que atuaram comprovadamente na prova do lançamento do disco em 2018, em qualquer categoria a partir da sub-16, ou em provas combinadas. Estão abertas 16 vagas, as quais serão preenchidas pelos primeiros 16 treinadores que solicitarem a inscrição. Eles podem indicar um atleta para acompanhar a clínica e o camping, recordando-se que os Centros de Formação que integram o SNT têm prioridade de participação.

O ministrante será o professor Julián Baloy Mejiás Silva, especialista cubano, que orienta a recordista sul-americana Andressa Oliveira de Morais, que este ano conquistou a medalha de prata na final da Liga Diamante, o mais importante circuito de competição da IAAF.

O Centro Nacional de Desenvolvimento do Atletismo fica na Estrada Municipal Antônio Franco de Lima s/nº, em Campo Novo. A hospedagem e alimentação ficará por conta da CBAt no CNDA em Bragança Paulista.

As inscrições deverão ser feitas desta quinta-feira (11) a segunda-feira (15) por escrito pelo e-mail thiagogiro@cbat.org.br, informando nome completo, número de registro na CBAt e clube a que pertence. Na mesma mensagem deve ser informado o nome completo do atleta que o acompanhará, com o seu respectivo número de registro na CBAt e clube pelo qual está inscrito na Confederação.

Estão programados até o final do ano, clínicas e campings de saltos horizontais e metodologia de treinamento, cujas datas serão confirmadas proximamente pela CBAt dentro do Sistema Nacional Caixa de Treinamento.

Santa Maria recebe Curso Nível I do SFCT da IAAF

Fonte: CBAt
Com a participação de 28 treinadores, começou neste sábado (dia 6) e prossegue até o próximo dia 13, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, o Curso Nível I do Sistema de Formação e Certificação de Treinadores (SFCT) da IAAF, organizado pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e realizado pela Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul (FAERGS).

O ministrante é Kiyoshi Takahashi, treinador do Pinheiros especializado em salto em altura e com formação em Cuba. Os participantes são das cidades de Santa Maria, Lageado, Caxias do Sul, Panambi, Sobradinho, Tramandaí e Santo Ângelo, no Rio Grande do Sul, Santo André (SP), e Rio de Janeiro (RJ).

A iniciativa de Santa Maria faz parte do Programa de Cursos Técnicos e Clínicas de Atletismo, da Confederação Brasileira de Atletismo.

Presidente da CBAt cumprimenta os atletas e a comunidade nacional pelo Dia do Atletismo



Fonte: CBAt
A origem do Atletismo está na aurora da vida humana no planeta. Na luta pela sobrevivência, o homem acostumou-se a correr do predador e atrás da presa. Aprendeu a saltar obstáculos e a lançar objetos. Assim a espécie sobreviveu e evoluiu. E aqueles movimentos essenciais do ser humano tornaram-se com o tempo uma festa esportiva.

Conhecido como esporte-base, o Atletismo tornou-se a mais importante das modalidades olímpicas e ganhou, nos tempos modernos, até um dia para ser comemorado: 9 de outubro.

A importância do Atletismo é comprovada pela história. Nos Jogos Olímpicos da Antiguidade uma única prova era disputada: uma corrida de aproximadamente 200 metros, que os gregos chamavam de stadium.

Na primeira edição olímpica registrada, a de 776 aC, o campeão foi Koroebus, representante da cidade grega da Élida. Apenas a partir da quinta edição dos Jogos Antigos é que foram acrescentadas outras disputas, também do Atletismo, como os lançamentos do disco e do dardo, além do salto em distância. Depois, entrou o Pentatlo.

O Atletismo, como o conhecemos hoje, teve seu formato definido na primeira metade do século XIX, na Inglaterra. Uma feliz coincidência fez com que o primeiro campeão dos Jogos Modernos, iniciados em Atenas, em 1896, fosse do Atletismo: o norte-americano James Connoly, ganhador do salto triplo.

Por sinal, na segunda metade do século XX o salto triplo deu ao Brasil seis medalhas olímpicas, conquistadas por Adhemar Ferreira da Silva, Nelson Prudêncio e João Carlos de Oliveira.

Aliás, o Brasil tem vários outros atletas que subiram ao pódio olímpico, como Joaquim Cruz (800 m), Maurren Maggi (salto em distância), Thiago Braz (salto com vara), Vanderlei Cordeiro de Lima (maratona), Robson Caetano da Silva (200 m). Além do 4x100 m, no masculino e no feminino.

Hoje o Atletismo é conduzido no País pela Confederação Brasileira de Atletismo, a CBAt. A Confederação organiza os campeonatos nacionais e forma as Seleções que representam o Brasil nas competições internacionais.

Também promove cursos, campings e clínicas para as várias especialidades atléticas e elabora planos de preparação para os grandes eventos, como as Olimpíadas, os Campeonatos Mundiais e os Jogos Pan-Americanos.

Podemos realizar estes programas graças à CAIXA, patrocinadora máster do Atletismo brasileiro desde 2001. Contamos ainda com a importante parceria do Comitê Olímpico do Brasil, o COB, e a NIKE.

De outra parte, a CBAt conta com executivos, funcionários e profissionais contratados que fazem o Atletismo seguir no rumo certo em busca de novos saltos de qualidade. Isto Tudo graças aos atletas, treinadores, clubes e federações do País.

Parabéns a todos.

WARLINDO CARNEIRO DA SILVA FILHO,
Presidente do Conselho de Administração da CBAt

ADAB realiza programa com árbitros de Atletismo


A ADAB (Associação Desportiva Atletismo Brasil) realizará nesta quinta-feira (dia 11), das 21 às 23 horas, a segunda das três edições especiais do programa "Falando de Atletismo". Depois dos treinadores, desta vez será a vez dos árbitros, que poderão dialogar com os seus representantes recém-eleitos para a Assembleia Geral da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt): Cláudia Schneck de Jesus e Florenílson Itacaramby de Almeida.

O objetivo desses encontros, segundo a ADAB, é democratizar a informação, aproximando os representantes dos seus representados.

O programa "Falando de Atletismo" é realizado por meio de videoconferência e para participar bastar ter acesso à internet pelo smartphone, tablet, notebook ou desktop.

ADAB promove programa com representantes dos treinadores




A ADAB Atletismo realiza nesta quinta-feira (dia 4) a primeira das três edições especiais do programa "Falando de Atletismo" pela internet. Estes programas terão como convidados especiais os 13 representantes recém-eleitos para a Assembleia Geral da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) - dois treinadores, dois árbitros e nove atletas.

O primeiro programa, destinado aos treinadores, terá como convidados os eleitos da categoria: Daiana Gambôa e Clodoaldo Lopes do Carmo. Estão previstas duas horas de duração, começando às 21 horas de Brasília.

O objetivo dessa reunião é democratizar a informação, aproximando os representantes dos seus representados. Dessa forma, treinadores de todo o país poderão dialogar com os dois eleitos para representá-los na Assembleia Geral da CBAt, órgão de deliberação máximo da entidade.

O programa "Falando de Atletismo" é realizado através de videoconferência e para participar bastar ter acesso à internet pelo smartphone, tablet, notebook ou desktop.

O endereço para fazer a inscrição (100 vagas) e saber o caminho para participar é o seguinte:

O segundo programa, destinado aos árbitros, será realizado no dia 11 de outubro, enquanto que o terceiro programa, destinado aos atletas, será realizado no dia 18 de outubro, sempre das 21 às 23 horas. As inscrições para os árbitros e para os atletas serão abertas em seguida.