A cidade de São Caetano do Sul será a sede do novo CT do Clube de Atletismo BM&F/BOVESPA, que terá ginásio indoor.

O Clube de Atletismo BM&FBOVESPA apresentou  (19/10), em São Caetano do Sul, o projeto e a maquete de seu novo centro de treinamento, obra que terá início em cerca de 60 dias e levará de oito a dez meses para ser concluída. O novo CT do Clube de Atletismo BM&F/BOVESPA terá ginásio indoor, com pistas para corridas, salto em altura, distância, triplo e com vara e arremessos, além de completa infraestrutura de atendimento aos atletas. O investimento será da ordem de R$ 10 milhões a R$ 15 milhões.

Na cerimônia, foi assinado o termo de compromisso de cessão da área entre a Prefeitura de São Caetano e a BM&FBOVESPA. Também foram mostradas imagens do novo uniforme, que terá as cores do Brasil: amarelo, azul e verde.

O presidente da Bolsa, Edemir Pinto, lembrou que o apoio da entidade ao atletismo começou em 1988, com o Prêmio Ouro Olímpico. "Hoje, o Clube de Atletismo faz parte do Instituto BM&FBOVESPA, que tem o esporte como uma de suas ferramentas para colaborar no desenvolvimento do Brasil", disse.

Na parte de infra-estrutura, o projeto prevê a construção de salas de musculação, fisioterapia, nutrição, psicologia, imprensa e vídeo, vestiários, sanitários e estacionamento, administração e depósitos. A pista outdoor que existe no local continuará a ser usada e será, depois, reformada. "A arquitetura do futuro ginásio - que terá 4.600 metros quadrados - dedicará especial atenção à sustentabilidade, adotando soluções que visam ao melhor desempenho ambiental, tais como eficiência energética e uso de materiais recicláveis.

O presidente da Bolsa referiu-se aos recursos sustentáveis que o projeto utilizará, como o uso de luz natural, armazenamento de água da chuva e uso de material reciclado, seguindo a agenda de sustentabilidade da BM&FBOVESPA.

O presidente da Federação Paulista de Atletismo (FPA), José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, elogiou a iniciativa da BM&FBOVESPA em construir um ginásio indoor no estado de São Paulo e ainda disse que o espaço está apto a receber competições. "A pista é totalmente viável para a disputa de provas de saltos (vara, distância, altura e triplo", afirmou o dirigente.

O diretor-técnico Sérgio Coutinho Nogueira frisou que o CT Clube de Atletismo BM&FBOVESPA será usado para treinamento de atletas, mas poderá receber competições de saltos.