Assembleia da CBAt aprova contas da diretoria



Fonte: CBAt
A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) realizou nesta segunda-feira (dia 26) sua Assembleia Geral Ordinária Anual pela manhã e a Assembleia Geral Extraordinária à tarde, no Atibaia Residence Hotel & Resort, em Atibaia (SP). Nas reuniões, os membros das Assembleias tomaram decisões relativas à temporada passada e para este ano.

Os 45 membros presentes - dos 50 que formam a Assembleia - aprovaram, por exemplo, as contas da CBAt de 2017, o Relatório Anual da Diretoria, o Orçamento para 2018 e o calendário de competições. Do mesmo modo, foram aprovadas as alterações introduzidas no Código de Ética e Conduta e o Plano Estratégico para o Quadriênio 2017/2020.

O Conselho de Direção da entidade, que se reuniu pela manhã no hotel, solicitou a contratação de uma auditoria externa para analisar as contas da CBAt nos últimos cinco anos, com ênfase na temporada de 2014. O presidente da CBAt, Warlindo Carneiro Silva Filho, e os membros da Assembleia acataram a proposta e os trabalhos devem começar proximamente.

"Estamos iniciando a nossa gestão e vamos fazer de tudo para acertar. Para isso, precisamos da colaboração de toda a comunidade do Atletismo", comentou Warlindo. "Passamos por um momento delicado, mas com certeza vamos ser mais fortes ainda", disse Roberto Gesta de Melo, ex-presidente da CBAt e membro brasileiro da IAAF na Assembleia.

A Confederação Brasileira de Atletismo aproveitou a reunião da tarde desta segunda-feira para homenagear três atletas: Caio Bonfim, medalha de bronze nos 20 km marcha atlética no Campeonato Mundial de Londres 2017, Erica Rocha de Sena, campeã do Circuito Mundial de Marcha da IAAF de 2017, e Almir Cunha dos Santos, o Almir Junior, que conquistou, no início deste mês, a medalha de prata no salto triplo, no Mundial Indoor de Atletismo de Birmingham, na Grã-Bretanha.

Almir foi buscar pessoalmente a sua placa. "Estou muito feliz com a homenagem. É um reconhecimento importante ao meu trabalho, a minha conquista, que na verdade é do Atletismo brasileiro", disse o atleta mato-grossense. 

A Confederação Brasileira de Atletismo tem patrocínio da Caixa - Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro - e as parcerias da Nike e da Playpiso.

Toninho Fernandes deixa a Presidência da CBAt

O Presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, renunciou ao cargo neste domingo (dia 25). O vice-presidente Warlindo Carneiro da Silva Filho assumiu o cargo.


Clique aqui para visualizar o arquivo PDF

Africanos dominam Mundial de Meia Maratona

Os atletas africanos dominaram mais uma vez o Campeonato Mundial de Meia Maratona, realizado neste sábado (dia 24), na cidade de Valência, na Espanha. Os atletas enfrentaram chuva, frio e vento. Mesmo assim a etíope Netsanet Gudeta Kebede bateu o recorde mundial em prova exclusivamente feminina dos 21,097 km ao vencer a prova em 1:06:11.

As quenianas Joycilini Jepkosgei e Pauline Kaveke Kamulu ficaram com as medalhas de prata e de bronze, com 1:06:54 e 1:06:56, respectivamente.

A brasileira Tatiele Roberta de Carvalho completou o percurso em 83º lugar, com o tempo de 1:16:58. "Não foi um bom tempo, mas a satisfação de representar o meu País é indescritível. O vento me atrapalhou demais, todo o percurso estava com rajadas, foi muito sofrido", comentou a corredora do Pinheiros.

No masculino, o pódio foi formado por Geoffrey Kipsang Kamworor, do Quênia, com 1:00:02, por Abraham Naibei Cheroben, de Brunei, com 1:00:22, e Aron Kifle, da Eritreia, com 1:00:31.

Tatiele de Carvalho disputa o Mundial de Meia Maratona

Fonte: CBAt
A mineira Tatiele Roberta de Carvalho, que representou o Brasil na prova dos 10.000 m na Olimpíada do Rio 2016, disputará neste sábado (dia 24) o Campeonato Mundial de Meia Maratona, da IAAF, que será realizado em Valência, na Espanha. A atleta de 28 anos, nascida na cidade de Poços de Caldas, fará a sua segunda prova de 21,1 km na carreira, com o objetivo de melhorar o recorde pessoal de 1:13:51, obtido no dia 11 de fevereiro passado, na Meia Maratona de Barcelona, também na Espanha.

Tatiele, que defende o Pinheiros-SP, treinou na tarde desta quinta-feira (22) e na manhã desta sexta-feira (23), na cidade, para se adaptar ao frio que varia de 11 a 21 graus. "A prova vai ser à tarde, vai ser bom para correr", avaliou Tatiele. "Vou fazer de tudo para melhorar minha marca e obter uma boa classificação", completou.

A largada da prova feminina será dada às 17:05 locais (13:05 no horário de Brasília). No total, a competição receberá cerca de 15.000 corredores de 87 países. O pelotão de elite terá um número recorde de 300 atletas, que lutarão pelos títulos do Mundial.

O percurso de 21,1 km foi especialmente projetado para o Mundial, proporcionando uma rota rápida ao longo de largas avenidas sem curvas acentuadas.