Brasil é o grande campeão da 18ª edição dos Jogos Sul-Americanos Escolares  

O último dia dos Jogos Sul-Americanos Escolares 2012 foi marcado por disputas e grandes premiações. O salão do Centro de Convenções de Natal ficou pequeno para receber tanta gente. Foi uma bonita festa em que a alegria e a amizade tomavam conta do espaço e contagiavam os integrantes dos 11 países que participavam dos jogos.

O Brasil foi o grande campeão, subindo ao pódio em todas as modalidades. Foram 86 medalhas no total: 47 de ouro, 23 de prata e 16 de bronze. O grande destaque ficou por conta das equipes de natação, com 16 medalhas de ouro, e de judô, com 13.

Para o chefe da delegação brasileira, Marco Antonio Santos Maia, o evento correspondeu às expectativas. Para ele, o mais bonito foi ver a união das delegações e a integração dos jovens. “Esses fatores são mais importantes que qualquer conquista. Por essa integração, vale a pena qualquer esforço”, afirmou Marco.

A interação se fez presente em todos os momentos dos Jogos, principalmente durante a premiação final. Demonstrada por muitos gritos, a alegria tomou conta das torcidas, que se emocionaram com os hinos nacionais. Ao som de ritmos como samba, frevo e salsa, as equipes se abraçavam para comemorar aquele momento, mostrando que não se celebram apenas as vitórias, já que as perdas  contribuem para o crescimento e aproximação das nações.

Confira o quadro de medalhas e os resultados por modalidade.

O esporte e "Consciência Negra"

Fonte: CBAt
 
Não podemos dizer que o racismo é coisa do passado, mas atualmente há uma legislação que pune racismo como crime no Brasil e em muitas outras nações. De uma forma ou de outra, porém, os negros das Américas sempre encontraram uma forma de superar as adversidades. Duas das atividades em que isto mais aconteceu foram as artes, notadamente na música, e o esporte, principalmente futebol, atletismo e box.

Hoje, 20 de novembro, aniversário da morte de Zumbi, é o Dia da Consciência Negra, feriado em inúmeras cidades do País. Um bom dia para reverenciar grandes nomes do esporte nacional, de origem africana.

Pelé, sem dúvida, é um nome mundial, o rei do futebol. Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão do salto triplo, é o maior nome da história olímpica do Brasil. No exterior, vários nomes confirmam a qualidade da atuação dos afro-americanos, caso, por exemplo, de Michael Jordan e Muhammad Ali, ambos dos Estados Unidos, no basquete e no box.

O atletismo, embora com nomes de todas as raças, tem nos atletas negros os responsáveis por algumas das principais conquistas. Usain Bolt, David Rudisha, Sanya Richars são alguns dos astros do esporte-base mundial, como foram, no passado, Jesse Owens, Abebe Bikila, Carl Lewis e muitos outros.

No Brasil, além de Adhemar, outros dois triplistas foram recordistas mundiais e ganharam medalhas olímpicas: Nelson Prudêncio e João Carlos de Oliveira.

Mais alguns exemplos de atletas que orgulham o País: José Telles da Conceição, Nelson Rocha dos Santos, Robson Caetano, Claudinei Quirino, Zequinha Barbosa, Ronaldo da Costa, Jadel Gregório, Wanda dos Santos, Melânia Luz, Aída dos Santos, Silvina das Graças, Esmeralda de Jesus, Conceição Geremias, Elisângela Adriano, Lucimar Moura, Luciana Santos, Keila Costa, Andressa Morais.

E milhares de outros que fazem a base atlética brasileira.

Com recorde de participantes, COB leva para Cuiabá maior edição das OEs

Evento será realizado entre 25 de novembro e 8 de dezembro com a participação de cerca de 4 mil atletas

O futuro do esporte brasileiro se encontrará em Cuiabá (MT), entre os dias 25 de novembro e 8 de dezembro, para a maior edição das Olimpíadas Escolares - etapa de 15 a 17 anos - de todos os tempos. Cerca de seis mil atletas, treinadores, árbitros e voluntários, entre outros, estarão envolvidos com o evento. Ao todo, 1.217 escolas públicas e particulares de todo Brasil participam da competição. Somente entre atletas, quase quatro mil jovens dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal e de uma delegação da cidade anfitriã se reunirão para o evento que une esporte, educação e cultura.
Além das disputas em 13 modalidades (atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez), os alunos/atletas terão uma intensa programação de atividades paralelas, com destaque para a presença de ídolos do esporte olímpico nacional, que atuarão como embaixadores, transmitindo suas experiências para a nova geração do esporte nacional.

Organizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e correalizadas pelo Ministério do Esporte desde 2005, as Olimpíadas Escolares completam em 2012 seu segundo ciclo olímpico consolidadas como a mais importante competição escolar do Brasil. A cada edição, o evento abrange cerca de um milhão de estudantes de todo país, juntando as etapas municipais, estaduais e a nacional. "Vamos para Cuiabá satisfeitos com o evento que construímos. Desde que assumimos este projeto em 2005, as Olimpíadas Escolares cresceram de forma bastante consistente. O evento chega agora a região Centro-Oeste com um recorde de participantes e diversas ações educativas e culturais. Hoje, as Olimpíadas Escolares estão consolidadas como referência internacional e possuem a missão de inserir socialmente os jovens através do esporte. Devido ao sucesso e a abrangência do projeto, conseguimos ainda contribuir para a detecção de talentos par a o esporte de alto rendimento do país", comentou Edgar Hubner, gerente-geral de juventude e infraestrutura do COB.

Maior evento de esporte estudantil do país, as Olimpíadas Escolares revelaram 17 atletas para o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Londres 2012. O evento foi o responsável pelo surgimento de medalhistas olímpicas como as judocas Sarah Menezes e Mayra Aguiar, das finalistas olímpicas Rosângela Santos e Ana Claudia Lemos, do atletismo, e do semifinalista Leonardo de Deus, da natação. Além destes, atletas de handebol, futebol feminino e basquete deram seus primeiros passos esportivos nas Olimpíadas Escolares.

A edição de Cuiabá das Olimpíadas Escolares marcará a estreia de uma das modalidades que mais trazem medalhas para o Brasil em Jogos Olímpicos: o vôlei de praia. "O vôlei de praia tem muita identificação com a juventude, por isso não poderia ficar de fora da maior competição escolar do país. Temos potencial para difundir ainda mais a modalidade entre os jovens e criar uma base de promissores talentos para brilharem em competições internacionais no futuro. As inscrições para a etapa nacional foram muito satisfatórias. Teremos 20 duplas no feminino e 24 no masculino", destacou Edgar Hubner.
Além das competições, os jovens atletas terão a sua disposição uma ampla gama de eventos paralelos às competições. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos e ao exemplo positivo da prática esportiva.
As Olimpíadas Escolares são organizadas e realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro, correalizadas pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo e apoio da Prefeitura Municipal de Cuiabá e Governo do Estado de Mato Grosso.

Centro Olímpico conquista o Bicampeonato

A Associação Desportiva Centro Olímpico (Adeco), de São Paulo, dominou amplamente o 3º Brasileiro/Caixa Interclubes de Mirins de Atletismo, encerrado neste domingo no Estádio José Carlos Daudt, na Sogipa, em Porto Alegre. Com 26 atletas, a equipe paulistana conquistou o bicampeonato, vencendo as categorias masculina, feminina e geral, somando 243 pontos.

A Brasil Foods/ILF, do Rio de Janeiro, terminou em segundo lugar, com 155,5 pontos, seguida da anfitriã Procempa/Sogipa, com 145, de ASA Sorriso, de Mato Grosso, com 80, e da AABLU, de Santa Catarina, com 73 pontos.

No último dia de competição, cinco recordes brasileiros da categoria foram quebrados. Destaque para Tyfane Rodrigues Martins (Corgama-DF), de apenas 13 anos, que venceu os 1.000 m, com 2:56.23. O recorde nacional anterior era de Graziele Zarri, com 2:58.92, desde 2011.

Alessandra Silva Candido (Sesi-MG) ficou com a medalha de prata ao completar a prova em 3:03.26, seguida de Fabiana de Matos (AAC-SC), com 3:05.68.

Nicole Caroline Barbosa (IEMA-SP) melhorou o recorde do salto com vara, com 3,35 m, superando em 15 cm a marca anterior de Alice Tereza Zucchi, estabelecida há um mês, em Maringá. Thais Lindemayer (Procempa/Sogipa-RS) terminou em segundo lugar, com 3,20 m, enquanto Fadna Campos da Silva, sua companheira de clube gaúcho, ficou em terceiro, com 2,80 m.

No salto triplo, Milena Fernandes Lopes (Brasil Foods/ILF-RJ) estabeleceu nova marca ao obter 11,69 m (0.8). O recorde anterior era de Janaína Aparecida Fernandes, com 11,13 m desde 2011. Raiane Padilha Gonçalves (ASA Sorriso-MT) foi prata, com 11,30 (1.0), seguida de Jéssica Sena da Silva (Brasil Foods/ILF-RJ), com 11.24 m (2.0).

Maxwell Lucas Oliveira comprovou o domínio do ASA Sorriso-MT no lançamento do dardo. Com 60,41 m, Maxwell quebrou o recorde da especialidade, que era de Fernando Norbal Martins, do mesmo clube, com 60,38 m. A prata também foi para Sorriso, com Igor Ricardo Alves Cardoso, obtendo 55,28 m. Talismar Ribeiro (Asempar-PR) ficou com o bronze, com 51,50 m.

No revezamento feminino do 4x75 m, a Adeco-SP melhorou o próprio recorde brasileiro ao vencer a prova em 36.43 (o anterior era de 37.24). As equipes do Sesi-MG (37.43) e da Mangueira-RJ (37.45) completaram o pódio.

No salto em distância do pentatlo, Berenice Magalhães de Azedias (Brasil Foods/ILF-RJ) quebrou o recorde do torneio, com 5,46m (1.2), melhorando em 4 cm a marca anterior, de Paloma Nascimento Oliveira, obtida em 2010. Na contagem final, Berenice ficou com a prata no pentatlo, com 4.312 pontos. O ouro foi para Kathelyn Naiara Norberto (Cria Lavras-MG), com 4.368, enquanto bronze ficou com Bianka Gomes de Sá (Adeco-SP), com 4.032 pontos.

No lançamento do martelo, Ana Lays Bayer (Corville-SC) melhorou o recorde do torneio, com 46,94 m (o anterior era de 43,69 m de Bianca Brum). Luisa Konzen Reisdorfer (Ivoti-RS) ficou em segundo, com 46,77 m, seguida de Samara Furtado (Corville-SC), com 45,08 m.

Outro recorde do campeonato ocorreu no arremesso do peso, com a vitória de Amanda Mera Scherer (AABLU-SC), com 14,41 m, superando os 13,28 m de Jéssica da Silva Almeida, de 2010. Alexandra Maria Pimenta (Clã Delfos-MG) ficou em segundo lugar, com 13,33 m, seguida de Mayara Janelatto de Andrade (Assem-SP), com 12,50 m.

No salto triplo, Allison Silveira Moni Pereira (Procempa/Sogipa-RS) melhorou o próprio recorde do torneio ao conquistar o ouro, com 14,05 m - 5 cm a mais do que a marca anterior. Rodolfo Epifanio (Fecam-PR) ficou com a prata, com 14,01 m, Jefferson da Silva Miranda (Ideal Brasil-RJ) ganhou o bronze, com 13,60 m.

Carlos Eduardo Schmitz (Procempa/Sogipa-RS) também quebrou o seu recorde do campeonato no salto com vara. Ele saltou 4,10 m - 90 cm a mais do que a marca anterior. Bruno Germano Spinelli (FCTE-SP) terminou na segunda colocação, com 4,05 m, seguido de Micael de Oliveira Cruz (Assem-SP), com 3,80 m.

Já a equipe masculina do revezamento 4x75 m da Adeco-SP quebrou o recorde da competição, com 33.08. O anterior era do Brasil Foods/ILF-RJ, com 33.39. Procempa/Sogipa (33.57) e EMFCA-RJ (33,63) também subiram ao pódio.

Nas outras provas, as medalhas de ouro foram conquistadas pelos seguintes atletas: 250 m - Maria Letícia Peres (Fecam-PR), com 32.57, 300 m com barreiras - Gabriela Araújo Lopes (Adeco-SP), com 44.70, 250 m - Aliffer Júnior dos Santos (Sinop-MT), com 28.70, pentatlo masculino- Daniel Sigaki de Jesus (Adeco-SP), com 4.224 pontos, 300 m com barreiras - Vítor Henrique Venâncio (Águias Guariba-SP), com 39.02, 1.000 m - Rodrigo Valério Silva (Praia Grande-SP), com 2:32.95, e arremesso do peso - Cléverson Pereira Oliveira (IEMA-SP), com 17,20 m.

Classificação geral final

1º Adeco-SP - 243 pontos
2º Brasil Foods/ILF-RJ - 155,5
3º Procempa/Sogipa-RS - 145
4º ASA Sorriso-MT - 80
5º AABLU-SC - 73
6º IEMA-SP - 71
7º Fecam-PR - 70
8º Corville-SC - 68
9º Cria Lavras-MG - 49
10º Clã Delfos-MG - 48