Toninho Fernandes assume presidência da CBAt no próximo dia 15

O presidente eleito da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Toninho Fernandes, tomará posse na Assembleia Geral da entidade, marcada para o próximo dia 15, a partir das 09:00, no Salão Rio Negro A, no Hotel Tropical, em Manaus. Também assumirão seus cargos o vice-presidente eleito, Warlindo Carneiro da Silva Filho, e os membros do Conselho Fiscal.

A Assembleia será aberta com a apreciação das contas da CBAt em 2012 e o relatório da diretoria. Em seguida haverá a posse oficial dos novos dirigentes e a Assembleia será interrompida para que o novo presidente possa falar à Assembleia e conceder entrevistas aos jornalistas presentes. Em seguida, a reunião será retomada para a análise dos demais itens da pauta.

Na véspera da Assembleia, no dia 14 à noite, acontecerá o lançamento do livro "O Brasil torna-se olímpico", publicado pela CBAt, no Elegance - na esquina das ruas Salvador e Recife. No mesmo evento, será entregue a "Medalha José Telles da Conceição", aos brasileiros ganhadores de medalhas em Olimpíadas e Campeonatos Mundiais de Atletismo.

Toninho Fernandes substituirá o atual titular da CBAt, Roberto Gesta de Melo. Gesta também é presidente da Confederação Sul-Americana de Atletismo e representa a América do Sul no Conselho da IAAF - Associação Internacional das Federações de Atletismo.

CBAt e SESI renovam convênio e Uberlândia mantém Centro Nacional de Treinamento de Alto Nível de Atletismo

Fonte: CBAt

A Confederação Brasileira de Atletismo e o Sesi de Minas Gerais acertaram a renovação, por mais uma temporada, do convênio para o funcionamento do Centro Nacional de Treinamento de Alto Nível de Atletismo na cidade de Uberlândia. Assim, os atletas que treinam CNT CAIXA/SESI, instalado no bairro de Gravatás, têm garantido um centro de alto nível na preparação para os grandes eventos de 2013.

Participaram da reunião, realizada nesta terça-feira 6, pela CBAt, o presidente eleito Toninho Fernandes, o superintendente técnico Martinho Santos, o gerente administrativo Georgios S. Hatzidakis, o gerente de Centros de Treinamento Ubiratan Martins Jr. e o coordenador administrativo do CNT Caixa/Sesi, Anderson Rosa.

Pelo Sesi de Minas Gerais: Claudio Marcassa, superintendente regional, Ricardo Dabes, gerente regional, Cristiano Leal, gerente de esportes, e José Augusto Trani, diretor do Sesi-Gravatás.

Entre os atletas que treinam em Uberlândia está a paulista Geisa Arcanjo, finalista no arremesso do peso na Olimpíada de Londres, em 2012. O responsável pelas provas de pista do CNT é o técnico paulista Luiz Alberto de Oliveira. Os treinadores da área de arremesso e lançamentos são os cubanos Justo Navarro e Julián Mejía.

Estádio Célio de Barros e a Assembleia Geral da CBAt

A comunidade atlética nacional não se conforma com a situação imposta aos desportistas do Rio de Janeiro com a desativação das instalações de um dos mais importantes ícones do desporto nacional - o Estádio Célio de Barros. Essa decisão agride a história da mais importante disciplina do movimento olímpico na cidade sede dos Jogos de 2016.

Enquanto as demais modalidades terão um legado olímpico, em termos de excelentes locais de competição, o Atletismo do Rio perde o seu único Estádio próprio. Agora já enfrenta enormes dificuldades, com a interdição desse espaço. Findos os Jogos, o Atletismo nada terá, já que o Engenhão é praticamente de uso exclusivo do futebol. O Engenhão poderá, quando muito, em horários ociosos, servir para treinamento de algumas provas. Para competições, só em casos excepcionais, como nos Grand Prix, pois os custos de sua utilização são muito altos.

A Confederação Brasileira de Atletismo irá se pronunciar sobre o assunto em sua Assembleia Geral do próximo dia 15. Ex-atletas, símbolos do Atletismo do Rio, indicados pela Representação de Área da IAAF na América do Sul, estarão presentes para fazer uma exposição sobre a difícil situação enfrentada por atletas e treinadores. Presidentes de Federações Estaduais, Clubes e Medalhistas Olímpicos do Atletismo irão se manifestar.

Informações chegadas ao conhecimento da CBAt dão conta de que o local próximo ao atual Célio de Barros, que deverá ser oferecido em compensação ao Atletismo e à natação, não comporta as duas modalidades. O espaço daria para construir uma pista inadequada, jamais um Estádio. Não é razoável, não é admissível.

A Associação Internacional de Federações de Atletismo - IAAF - já fez um contundente pronunciamento sobre o assunto, por intermédio de seu Presidente, Lamine Diack, e pelos Presidentes ou Representantes de suas seis Áreas Continentais. Em Moscou, nos dias 4, 5 e 6 de abril, na reunião do Conselho da Entidade, será apresentado um relatório pormenorizado sobre esse caso.

Enfim, a expectativa é de que o Governo do Rio reverta a sua posição. Que mantenha o Célio de Barros. Ou que, pelo menos, construa um Estádio de porte médio para a modalidade que, na Cidade Maravilhosa, deu ao País os medalhistas olímpicos José Telles da Conceição, Robson Caetano e Arnaldo de Oliveira, além de uma lista inumerável de medalhistas em mundiais, copas do mundo, pan-americanos, sul-americanos. Com projeto a ser discutido junto à comunidade desportiva e com prazo curto de construção, para evitar prejuízos maiores. Não pode ser um arremedo de Estádio.

Roberto Gesta de Melo
Presidente da CBAt



COB realiza vistoria em seis cidades para os Jogos Escolares da Juventude

Objetivo é avaliar infraestrutura e instalações das cidades que receberão ou se candidataram para receber os Jogos

_fs19114_copy

Ao longo dos meses de março e abril, representantes do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) visitarão quatro regiões do país para avaliar a infraestrutura e as instalações esportivas das cidades que receberão ou se candidataram para receber os Jogos Escolares da Juventude. O roteiro tem início pelos dois municípios que organizarão as edições de 2013 da maior competição esportiva escolar do país: Natal (RN) e Belém (PA). Depois, o grupo segue para avaliar as candidatas a organizar o evento em 2014: Porto Alegre (RS), Goiânia (GO), João Pessoa (PB) e Recife (PE).

A partir deste domingo, dia 3, um grupo de sete representantes do COB desembarca na capital do Rio Grande do Norte, sede da etapa para alunos de 12 a 14 anos, onde fica até o dia 6. De lá, segue para Belém, onde, a partir do dia 7, avaliarão as condições da cidade que receberá a fase de 15 a 17 anos. As visitas serão lideradas pelo Gerente Geral de Juventude e Infraestrutura do COB, Edgar Hubner. Nestas cidades, o COB se reunirá com governadores, secretários, autoridades locais e empresários do setor hoteleiro. Além disso, visitarão ginásios, pistas, piscinas, hospitais e universidades. “As visitas precursoras são essenciais para o sucesso do evento. Procuramos avaliar as condições dos locais de competições e da infraestrutura das cidades para receber o evento. Em alguns casos, o COB procura apontar melhorias para que a cidade seja beneficiada com a realização da competição. A parceria com os governos locais é fundamental para o êxito da organização”, destaca Edgar.

Os Jogos Escolares da Juventude 2013 acontecem em Natal de 4 a 14 de setembro. Já a etapa de Belém será realizada de 7 a 16 de novembro.
Já a agenda da avaliação das condições das cidades candidatas aos Jogos de 2014 inclui vistorias a possíveis locais de competições e instalações não esportivas, além de reuniões com as prefeituras, secretarias e associações hoteleiras. “No caso das cidades candidatas, além da vontade política, é essencial que sejam apresentadas todas as condições técnicas para receber o evento. Para alcançarmos o alto nível de organização exigido, estabelecemos uma série de rigorosos critérios que devem ser garantidos pelas cidades. A cada ano, percebemos que mais municípios demonstram interesse em receber os Jogos Escolares da Juventude e para isso estão assumindo o compromisso de se estruturem cada vez mais”, avaliou Hubner.

Os Jogos Escolares da Juventude reúnem, a cada ano, em suas duas etapas nacionais, cerca de 4 mil alunos-atletas de todo o país. Ao todo, a competição tem a participação de cerca de 6 mil pessoas envolvidas por etapa, incluindo voluntários, treinadores, médicos organizadores, entre outros. Para as cidades que recebem os Jogos, a movimentação econômica é um dos grandes benefícios. Em Cuiabá, na edição de 2012 para jovens de 15 a 17 anos, foram utilizadas mais de 27 mil diárias em 24 hotéis da cidade. A estimativa de giro financeiro para a cidade durante o evento foi de mais de R$ 5 milhões.

Na etapa de 15 a 17 anos, serão disputadas 13 modalidades (atletismo, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez). Já a competição para atletas de 12 a 14 anos tem o badminton e não conta com o vôlei de praia.

Realizadas pelo Comitê Olímpico Brasileiro desde 2005 com o nome de Olimpíadas Escolares para estimular a prática esportiva nas escolas e auxiliar a descoberta de jovens talentos para o esporte de alto rendimento, em 2013 o evento passou a se chamar Jogos Escolares da Juventude.

Deputado Romário presidirá a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara

Em seu terceiro ano de mandato legislativo o deputado Romário (PSB/RJ) deverá presidir a Comissão de Turismo e Desporto da Câmara Federal.

A decisão saiu agora à noite, na reunião dos líderes,  quando acertaram a distribuição dos partidos entre as várias comissões temáticas (Agricultura, Educação, Constituição e Justiça, Orçamento etc). Essa foi a única Comissão conquistada pelo PSB, cujos integrantes do partido concordaram indicar Romario para o cargo.
O PSB também garantiu a vice-presidência da Comissão e o deputado Valadares Filho, de Sergipe, será o indicado.
Romário não quis se manifestar sobre a indicação porque a confirmação de seu nome e a de Valadares Filho ocorrerá na próxima quarta-feira, nas eleições para todas as comissões, mas respeitando os nomes previamente indicados.
Em 2010, Romário foi o vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporte. Por seu desempenho em plenário e denúncias que levou para debater entre seus colegas, também em 2012, credenciou seu partido a pleitear a presidência do órgão.
Porém, até sexta-feira o quadro estava indefinido, diante do interesse de outros partidos na Comissão de Turismo e Desporto, que veem a Copa das Confederações e Copa do Mundo   oportunidade de exposição na mídia nacional.
O mandato de Romário será de um ano. Em 2012 ele entrou com pedido de CPI para investigar denúncias de irregularidades na CBF.
A expectativa agora é como se comportará presidindo uma comissão que tem, entre outras incumbências, fiscalizar a aplicação de recursos públicos no esporte, principalmente nas modalidades olímpicas.

Bolsa-Atleta sob suspeita de concessões ilegais

Depois dos escândalos de corrupção com o Segundo Tempo e Pintando a Cidadania, na época do então ministro Orlando Silva, agora é o programa Bolsa-Atleta que está  sob suspeitas de irregularidades no Ministério do Esporte.

Denúncias de fraudes em documentos  com resultados internacionais reforçam observações do Tribunal de Contas da União que, em 2010,  observou falta de fiscalização do programa e bolsas concedidas ilegalmente.

Entenda o caso
Para a concessão de Bolsa Internacional 2013, a Confederação Brasileira de Badminton indicou que valeriam os resultados de uma competição no Suriname, em 2011, que seria o “Campeonato Pan-Americano” da modalidade.
“Não houve Campeonato Pan-Americano pela categoria principal (adulta) em 2011, pois foi o ano do Pan-Americano de Guadalajara.  No Badminton, em 2011, só realizaram o Pan-Americano Júnior, que foi na Jamaica”, escreveu o pai de um atleta.
De fato, o site da Confederação Pan-Americana de Badminton  não registra essa competição.  O Sul-Americano foi realizado em 2010, em Medellin, mas cujos resultados não valiam para a bolsa deste ano.
Mesmo assim, 11 brasileiros estão contemplados com Bolsa Internacional, de R$ 1.850,00 mensais.
Consultei a Confederação de Badminton sobre o assunto, mas  não obtive retorno.

Mais:
Outra mensagem de atleta da modalidade detalha sobre o mesmo assunto:
“No badminton, em 2011 (ano referência para esta Bolsa Atleta), ano dos Jogos Pan-americanos em Guadalajara, o único resultado relevante e com todos os méritos foi obtido pelo Daniel Paiola, com um terceiro lugar em Simples Masculino (medalha de bronze) e fim. Nenhum outro atleta conseguiu resultado! Ele é o único atleta brasileiro de badminton que teria direito realmente a Bolsa Atleta Internacional Categoria. Principal.”
No entanto, 11 atletas se credenciaram com resultados internacionais, sendo quatro deles com o título de campeões, três com o vice-campeonato e quatro com terceiro lugar.
“Isto quer dizer que esses atletas do badminton conseguiram classificação na categoria principal (adulto) em 2011 de 1º a 3º lugares em algum Campeonato Mundial, Pan-americano ou Sul-americano, certo? Onde foi isso?”Alerta
Consultei o Ministério do Esporte e a resposta foi que cada confederação elege os eventos internacionais para a concessão de bolsa.  Tudo bem, mas há fiscalização sobre esses calendários?
Em 2010, o Tribunal de Contas da União fez uma auditoria na Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento do Ministério do Esporte.
No programa Bolsa Atleta identificou falta de fiscalização, alertando que isso poderia motivar fraudes na apresentação de documentos.
Numa pesquisa aleatória realizada pelos auditores do TCU junto a 554 atletas, constataram que 35 deles estavam fora de competição. Mas eram bolsistas!
Que tal?