Catarinense é o novo Recordista Brasileiro no arremesso de peso
Campeonato de Lançamentos e Arremesso da FPA

HO7O6114
Darlan Romani (Fed.Catarinense de Atletismo) é o novo Recordista Brasileiro no arremesso de peso. Com 18m84, o catarinense superou a marca de Ronald Julião, de 18m79, obtida em agosto do ano passado. A nova marca foi atingida no Campeonato de Lançamentos, realizado no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera.
"Estava treinando bem no Centro Nacional de Treinamento, com o Justo Manuel Navarro, um dos melhores do mundo, e estamos dentro do que esperávamos. A ideia é melhorar mais para chegar no Ibero-Americano e Sul-Americano", comenta o jovem, comemorando o presente de aniversário antecipado - Darlan completa 21 anos dia 9 de abril. 

"Neste ano a meta era ficar na casa do 17m, marca dos primeiros colocados do ranking, então realmente estou satisfeito por estar acima das expectativas, ainda mais para um começo de temporada. Esses resultados também mostram que a modalidade está evoluindo. Antes, você conquistava medalha com 16 metros, para se bater um recorde demorava muito tempo e os principais nomes tinham em média 25 anos", relata o atleta, de 20 anos. 


 

Mineiro obtém índice no salto triplo para a Olimpíada de Londres

Fonte: CBAt

O mineiro Jonathan Henrique Silva venceu a prova do salto triplo do Torneio FPA Juvenil e Adulto, realizado no Estádio Ícaro de Castro Melo, no Conjunto Desportivo do Ibirapuera, em São Paulo.

Ele ganhou com a marca de 17,39 m, obtendo índice A para a Olimpíada de Londres (17,20 m) e o segundo melhor resultado do ano no Ranking Mundial da IAAF (o líder é o cubano Osviel Hernandez, com 17,49 m).

Atleta da Orcampi/Unimed, de Campinas, Jonathan tinha 16,70 m como recorde pessoal, obtido no ano passado. "Vinha treinando bem e era esperado um bom resultado a qualquer momento", comentou o atleta nascido na cidade de Varginha no dia 21 de julho de 1991. "É muita alegria superar os 17 metros e mais ainda com índice para a Olimpíada. É um sonho."

O técnico Nélio Moura, da M&M Atletismo, também esperava um grande resultado do atleta. "Ele está numa progressão muito boa e a tendência é melhorar ainda mais este resultado", analisou o treinador da campeã olímpica do salto em distância Maurren Maggi. "Jonathan terminou 2010, com 16,07 m, e 2011, com 16,70 m como melhor marca."

Para chegar à final olímpica, Nélio acredita que o atleta precisa saltar por volta de 17,10 m. "Acho que ele estará saltando melhor ainda em Londres. Vamos apostar na consistência de seus resultados e quem sabe brigar por uma medalha", disse o sempre comedido técnico, sem esconder a sua empolgação.

Para conseguir o índice olímpico, Jonathan precisou acertar apenas um salto. Depois de queimar o primeiro, obteve 17,39 m na segunda tentativa. Depois disso, só assistiu à prova.

Atleta do Centro de Excelência Esportiva de São Paulo
faz índice olímpico no salto triplo

Jonathan Henrique Silva atingiu o índice A da IAAF (entidade máxima do atletismo mundial) no salto triplo e se credenciou para os Jogos Olímpicos de Londres/2012. O paulista saltou 17m39, 19 centímetros a mais que o mínimo exigido, durante o Torneio FPA Juvenil e Adulto, realizado no Estádio Ícaro de Castro Mello, no Ibirapuera. 

"Tenho treinado bastante. Eu esperava que o índice viesse, mas não tão rápido. Agora é focar nos treinos para chegar em julho bem preparado", disse o jovem de 21 anos. 

O atleta faz parte da equipe Orcampi Unimed e integra o Centro de Excelência Esportiva (CEE), um projeto da Federação Paulista de Atletismo (FPA) em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo. 

Nélio Moura, treinador de Jonathan, vibrou com o feito do pupilo, mas também destaca que as provas de saltos do evento foram muito boas. No salto em distância feminino, por exemplo, duas marcas foram muito celebradas ainda na qualificação: Andressa Fidélis (GR Barueri/CEE) e Jessica Reis (ASA SBC) saltaram 6m31, superando suas melhores marcas da temporada - Andressa fez 6m21 na II Seletiva do Mundial Indoor e Jessica, 6m11 no I Torneio FPA Juvenil e Adultos. Ambas já haviam conquistado índice para o Mundial Juvenil, e, na final da prova, terminaram na segunda e terceira colocação, respectivamente. A vencedora foi Eliane Martins (Orcampi/Unimed), com 6m46. 

"O salto está crescendo no Brasil e isso é muito bom. Já esperávamos uma boa marca do Jonathan e temos também a Eliane Martins, que quer chegar nos Jogos Olímpicos. Os resultados de Andressa e Jéssica mostram que elas tem grande possibilidade de medalha no Mundial Juvenil. Estão bem treinadas e tem uma reserva boa de desenvolvimento até chegar na categoria Adulta", explicou Nélio Moura, treinador do Centro de Excelência da capital e da medalhista olímpica Maurren Maggi.

Além de Jonathan, o CEE saiu vitorioso com o xará Jhonathan de Jesus (EC Cubatão/CEE BS), atingindo 56m no lançamento de dardo, Diomar Noemio (BM&F/Bovespa/CEE), correndo 1min47s60 nos 800 m, e Larissa Seraphim (Brasil FC/FUBES/CEE BS) marcando 48m10 no lançamento de martelo